TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM HOMEM ENTRE GIGANTES

Por:   •  3/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

NEUROPSICOLOGIA

Análise do filme “UM HOMEM ENTRE GIGANTES”

Profª: Marjorie Cristina Rocha da Silva




ITATIBA

2022

INDICE

  1. – Sinopse do filme
  2. – Pontuações cronológicas do filme
  3.  - Um pouco mais sobre ETC (Intriga cópia)
  1. - Sinais e sintomas da encefalopatia traumática crônica (Ic)
  2.  - Anormalidades motoras: parkinsonismo, ataxia e/ou disartria (Ic)
  3. - Diagnóstico da encefalopatia traumática crônica (Ic)
  4. - Tratamento da encefalopatia traumática crônica (Ic)
  5.  - Prevenção da encefalopatia traumática crônica (Ic)

  1. – Sinopse do filme

O patologista forense Dr. Bennet Omalu tenta conscientizar a opinião pública sobre a encefalopatia traumática crônica, uma doença que causa trauma cerebral em jogadores de futebol americano, resultado de concussões repetidas na cabeça.

2.0 – Pontuações cronológicas do filme

        O personagem, Sr. Mike, ídolo do time de futebol americano, em suas últimas aparições em público, dá entrevistas já com falas do tipo “não é fácil bater cabeça” expressão literal de como veremos nessa análise se faz o principal desencadeador de um problema de saúde que até então não era merecidamente questionado.

Em setembro de 2002 o dr. Omar graduado em medicina, residência na escola de Columbia, Nova Iorque, mestre em saúde pública e epidemiologia, especializado em medicina emergencial, especialista em patologia forense e clínica, e patologia anatômica, seu maior enfoque é neuropatologia do cérebro e MBA.

O dr. Omar através de seu olhar apurado, descobre que um acusado no tribunal seja salvo da condenação de morte. Isso porque o teste feito no acusado acusou que tem hemofilia tipo A, segundo o próprio isso se torna totalmente incompatível com as ações de um crime.

A hemofilia A é caracterizada pela deficiência ou anormalidade do fator VIII da coagulação. É uma doença hereditária, ligada ao cromossoma X. Sua incidência é de 1 caso para 10.000 nascimentos de crianças do sexo masculino. Das hemofilias é o tipo mais comum representando 70% a 85% dos casos.

Esse dado foi adicionado inicialmente na questão do filme que se trata de uma história verídica, para nos mostrar o qual articuloso e cientista é o dr. Omar, dando-nos a entender a sua precisão no ramo cientifico embasando sua competência apuradas de seus trabalhos.

No trabalho o dr. Omar tem um ritual peculiar aos olhos dos americanos, ele conversa com os cadáveres antes de começar seu trabalho necrópsico. Grande respeito se pode dizer deste comportamento, obviamente cultural aos olhos de quem respeitam os mortos. Esse tipo de conduta causa uma irritação em seu imediato do trabalho. Ele não entende ou se entende não respeita. Outro fator que causa estranheza seria usar varias fermentas de corte na necropsia, muitas vezes não é aproveitada a mesma lâmina, usou já descarta, isso com certeza aumentou os custos do departamento. Porem essa atitude faz parte do ritual de respeito para o corpo sem vida, isso mostra ainda como funciona a mente, embora brilhante desse médico, uma falta de sensatez a nível cientifico quanto ao custo desnecessário causado ao departamento público em que trabalha.

O conflito que se gera quando a ciência coloca fatores verdadeiros contra a narrativa de fatos de empresas cujo intuito é financeiramente prioritário, mesmo ignorando os fatores de preservação física de jogadores de futebol que vinham adoecendo pela pratica de bater cabeças em jogo. O conhecimento científico visa ajudar a salvar vidas e quando isso atrapalha empresas que só visam lucrar forma se um mal-estar em que o direcionamento de ações visa ao bom estar financeiros das ligas de futebol e tudo o que é gerado em torno disso ao invés de priorizar a saúde física desses esportistas que de fato são os percussores de entreterimento que visam dar lucros para as próprias empresas.

O Dr. Omalu, atuava como médico legista em uma agência pública foram essas posturas que emergiram um anseio de que era excêntrico tratado por diversos momentos do filme vindo de pessoas contra suas atitudes como um simples médico legista. A história desse filme verídico se passa na cidade sede do time de futebol americano Pittsburgh Steelers, e só depois que um grande ídolo do time morre de infarto aos 50 anos ele vendo muita estranheza quer a qualquer custo entender o porquê de sua morte visto exames convencionais não mostrarem algo errado. O médico se pergunta o porquê de um cérebro que deveria estar uma bagunça não mostrar nenhuma alteração visual aparente.

Internamente ele se cobrava, uma dialética própria e se adquirindo o entendimento, considerando ainda grande estudioso pois até então não tinha um relacionamento, sua casa mais parecia um local de trabalho entre outras evidencias de sua desvela dedicação ao campo de pesquisa.

Esse tipo de comportamento cobrativo de sua parte mais a perspicateza de um exímio cientista, fizeram ele fazer vários tipos de pesquisa a natureza morfológica das espécies no mundo animal. Várias espécies que utilizam a cabeça como ferramenta de sobrevivência desenvolveram naturalmente mecanismos internos de amortecimento do cérebro. Já o ser humano não desenvolveu porque não existiu na nossa seleção natural das espécies a necessidade para eventos de choque craniano. Essa tese fundamentou seus estudos emergenciais sobre a patologia neurológica que estava sendo agora desvendada pelo médico.

Encefalopatia Traumática Crônica (ETC). Esse foi o principal diagnóstico das vítimas de ser jogadores de futebol americano. Esse trabalho teve colaboração com vários de seus colegas de jaleco e foram publicados em 2005 em uma revista científica com o título “Encefalopatia traumática crônica em um jogador da liga de futebol americano”. Esse trabalho pode ser visto na integra em sua versão original no seguinte link:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15987548/ 

Foi muito curioso, intuitivo, perspicaz, produtivo e vantajoso descobrirem que de fato batidas na cabeça humana a nível elevados de força Joly e de forma acumulativa, vem gerar vários outros diagnósticos já conhecidos porem não associados ao convencionalmente no que se testava, em outras palavras, foi descoberto que o cérebro de quem sofre de ETC vai se deteriorando e começa a perder massa, bem como tem a liberação e acúmulo de proteínas que alteram a função cerebral, como no Mal de Alzheimer, o que levava muitas vezes a um diagnóstico equivocado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (847.9 Kb)   docx (855.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com