TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme "Um homem Entre Gigantes"

Por:   •  5/10/2021  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

        Resenha sobre o filme “Um Homen Entre Gigantes”

        O filme se passa na cidade de Pittsburgh (Estados Unidos da América) e detalha sobre uma importante descoberta científica, feita pelo médico legista Dr. Bennet Omalu, relacionada a uma patologia que acometia grande parte dos jogadores de futebol americano causando diversos comportamentos mentais alterados. À essa patologia o Dr. Omalu deu o nome Encefalopatia Traumática Crônica (ETC).

        Após a morte do ex-astro de futebol americano, Mike Webster, aos 50 anos de idade, o Dr. Omalu que, na ocasião, realizou a sua autópsia, volta a sua atenção para algumas deformações fora de padrão observadas no cérebro do ex-jogador e decide levar a fundo seus questionamentos e hipóteses que formulou em associação com tais deformações observadas na massa encefálica e as suas crises comportamentais, nos últimos anos de vida de Webster.

        Tempos depois do falecimento de Webster, o Dr. Omalu observou os mesmo padrões físicos dos cérebros de outros ex-jogadores que também apresentavam transtornos comportamentais parecidos com o de Webster. Omalu, após diversas observações, baterias de exames e testes, concluiu que os violentos choques traumáticos sofridos, principalmente na região da cabeça, pelos jogadores de futebol americano ao longo de suas carreiras, causava o acúmulo da proteína “tau” nas vias de transporte de substâncias das células nervosas do cérebro. Esse desequilíbrio de produção da proteína “tau” fazia com que a conexões cerebrais não funcionassem da maneira correta.

        Após essa descoberta científica vir à tona através da grande mídia, o Dr. Omalu travou uma grande batalha com a Liga Esportiva Profissional de Futebol Americano (NFL) que afirmava ser uma patologia não necessariamente ligada ao futebol americano e tentou de todas as formas deslegitimar essa descoberta. Porém, 3 anos após o Dr. abandonar sua pesquisa sobre os casos de ETC, Dave Duerson, ex jogador diretamente ligado à cúpula da liga e que criticava seu método, se suicidou após sentir os sintomas de ETC se agravarem no seu cérebro. Com isso, a NFL baixou a guarda e meio que foi obrigada a aceitar e legitimar o modelo científico elaborado pelo Dr. Bennet Omalu.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com