TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme “UM HOMEM ENTRE GIGANTES”

Por:   •  27/9/2021  •  Resenha  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 5

2. FICHA TÉCNICA DO FILME:

Título do filme: Um homem entre gigantes

Atores principais: Will Smith, Alec Baldwin, Alberta Brooks, Gugu Mbatha-Raw, David Morse, Arliss Howard, Paul Raiser e Luke Wilson.

Direção: Peter Landesman Produção: Giannina Facio, Ridley Scott e Bruce Berman

Ano: 2015 Duração: 2h3min.

3. GÊNERO DO FILME:

( ) Histórico ( ) comédia ( ) ficção ( ) romance ( ) animação

( ) documentário (X) drama ( ) suspense ( ) ação (X) outros

4. GRAU DE ENTENDIMENTO

(X) fácil ( ) razoável ( ) difícil

5. IDEIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME:

O filme traz uma representação social de grande impacto, voltada para as minorias. O Doutor Bennet Omalu (Will Smith), é um intelectual negro e estrangeiro que sofre grande preconceito dentro do campo médico, mesmo possuindo um currículo extenso. Bennet desenvolve uma pesquisa acerca dos traumas sofridos pelos jogadores de futebol americano e espera, com isso, ajudar na saúde dos jogadores. Porém, seu trabalho não é reconhecido devido às calúnias impostas tanto a naturalidade do médico quanto à negação em aceitar, por parte da comissão dos jogadores, que existe uma doença que de fato afetaria os jogadores, causando sérios danos à saúde e, posteriormente, levando a autodestruição dos mesmos. Além de retratar uma história real, o filme traz como mensagem a necessidade de lutar por mudanças quando o ambiente não oferece segurança aos trabalhadores envolvidos.

6. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:

A cena de maior impacto, ao nosso ver, é representada pelo suicídio do ex. jogador e membro da NFL, Dave Duerson, o qual, ainda em vida, havia criticado fortemente as pesquisas de Dr. Bennet. Ao ver que seu estado de saúde estava piorando, Dave decide cometer suicídio e deixa registrado que gostaria de doar seu cérebro para ser estudado pela ciência, fato este que culminou no tão esperado avanço das pesquisas.

Esta cena ilustra a necessidade de se valorizar aspectos da saúde mental dos funcionários, mesmo que estas venham a causar mudanças inesperadas pela organização.

7. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DO CONTEÚDO SOBRE PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO:

7.1 – Considerando o ambiente laboral apresentado no filme, onde se desencadeia psicopatologia relacionada ao trabalho levando ao suicídio, que tipo de abordagens teórico-metodológicas em saúde mental e trabalho (estudadas em sala de aula) você (supostamente como futuro psicólogo organizacional) utilizaria. Justifique.

Inicialmente, pensaríamos na profilaxia, ou seja, informaríamos aos futuros jogadores da possibilidade de ocorrência de lesões cerebrais que podem levar a morte, dando a opção de seguirem com a carreira ou profissionalizar-se em outras áreas. Caso a opção escolhida seja escolher outro ambiente laboral, de acordo com o perfil do indivíduo sugeriríamos quais poderiam ser as profissões que melhor se adequariam.

Estudos empíricos sobre natureza e conteúdo das tarefas, densidade do trabalho e controle do processo enquanto associados ao desgaste mental, seriam alternativas para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, de modo a propiciar alternativas possíveis para o caso. Além disso, fornecer a escuta ativa dos jogadores para orientá-los em momentos de crise.

7.2 – Apesar de a empresa que aparece no filme ter o médico dos funcionários, fica claro que não havia um setor para tratar especificamente da saúde ocupacional dos funcionários (jogadores). Você (supostamente como futuro psicólogo organizacional) indicaria a constituição deste setor? Justifique.

Nós, como futuras psicólogas organizacionais, certamente indicaríamos a constituição de um setor cuja finalidade seja tratar especificamente da saúde ocupacional dos funcionários, visto que um funcionário saudável é a base para o avanço da instituição. Nesse sentido, destaca-se a importância desse não só em benefício da instituição, mas para promover o crescimento profissional dos funcionários envolvidos.

7.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com