TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME “UM HOMEM ENTRE GIGANTES”

Por:   •  30/8/2021  •  Resenha  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA: UM HOMEM ENTRE GIGANTES

RESENHA DO FILME “UM HOMEM ENTRE GIGANTES”

1 REFERÊNCIA DA OBRA EM ANÁLISE

UM HOMEM ENTRE GIGANTES Direção e roteiro de Peter Landesman. Produção de Ridley Scott. EUA: LStar Capital, Village Roadshow Pictures, Columbia Pictures, 2015, 122 minutos. Cor. 1 DVD.

2 APRESENTAÇÃO DO DIRETOR

Peter Landesman começou sua carreira em cinema e TV depois de começar como romancista premiado e jornalista investigador e correspondente de guerra da New York Time Magazine, Atlantic Monthly, New Yorker e outros. Seu jornalismo recebeu dois prêmios Overseas Press Club (o Pulitzer da revista mundial) de melhor reportagem Internacional e de Direitos Humanos.

Ele escreveu e dirigiu os filmes, Parkland, sobre as consequências imediatas em Dallas do assassinato de JFK e Um Homem entre Gigantes, com Will Smith, sobre o médico que descobriu a doença mortal causada pelo futebol. Seus próximos filmes serão The Last Battle, sobre a última batalha - e talvez a mais notável - travada na Europa na Segunda Guerra Mundial, nos dias caóticos e aterrorizantes após o suicídio de Hitler; e The Mission, sobre o resgate de três reféns americanos sequestrados pelas FARC na Amazônia colombiana.

3 PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA

A perspectiva teórica que permeia a o filme “Um Homem entre Gigantes”, de Landesman,abarca um aspecto muito sensível no mundo dos esportes que por muitas vezes é deixado de lado em prol do entretenimento . Ao retratar um fato ocorrido no esporte mais popular dos EUA, o diretor possibilita um debate sobre problemas físicos decorrentes da prática profissional de um esporte. Assim sendo, o enredo desta película possibilita a interpretação das seguintes temáticas: a influência do capitalismo no esporte em detrimento à saúde do jogador, o preconceito contra pessoas de origem estrangeira com nuances de racismo e a negação do conhecimento científico por parte de cientistas devido a interesses escusos.

4 BREVE SÍNTESE DA OBRA

O filme “Um homem entre gigantes” é baseada na história real do médico legista Bennet Omalu e sua descoberta da Encefalopatia Traumática Crônica (ETC) em jogadores da NFL a partir da morte do jogador Mike Webster um campeão do Super Bowl.Logo no começo do filme é mostrado o discurso de aposentadoria de Mike, porém em outra parte este mesmo jogador é mostrado decadente com problemas mentais mostrando assim que algo aconteceu após a aposentadoria. O protagonista Dr.Bennet Omalu é originário da Nigéria, mas fez carreira nos EUA como médico legista na cidade de  Pittsburgh. Dr. Bennet é criticado por colegas por ser muito perfeccionista em suas análises levando demasiado tempo para fazê-las. A vida dele muda quando tem que fazer a autópsia de Mike e apesar dos exames macroscópicos não indicarem qualquer anomalia o Dr. decide investigar a morte mais a fundo, já que o ex-atleta vivia reclamando de vários problemas mentais. Ao longo do filme o Dr. tem que lidar com a desconfiança dos fãs do esporte alimentados pela cúpula da NFL que tenta por um bom tempo desacreditar a descoberta do Dr. Bennet. Após um aborto de sua esposa e uma investigação do FBI sobre seu chefe, o protagonista se muda para a Califórnia. Após um novo caso de ex-atleta que morreu, possivelmente, de ECT, o Dr.Bennet finalmente consegue expor sua descoberta de forma ampla fazendo com que o assunto passe a ser debatido nacionalmente até pelo Capitólio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com