TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM HOMEM ENTRE GIGANTES

Por:   •  15/10/2021  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

  [pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ – IESRSA

CURSO DE PSICOLOGIA

TRABALHO DE NEUROANATOMIA

Picos-PI

2021

Curso: Psicologia, 2°Período

Disciplina: Neuroanatomia

Professor: Jorge Araújo

Aluno(a): Minelle Gonçalves Mota

Descrição do filme: Um Homem Entre Gigantes

   Baseado em um história real, o filme conta a história do neuropatologista forense Dr.Benner Omalu, que descobriu a doença ETC (Encefalopatia Traumática Crônica), que é um trauma cerebral causado por repetidas concussões, um mal comum entre profissionais do esporte futebol americano.

   O neuropatologista Dr.Benner tinha costume de sempre conversar com os seus pacientes, mesmo que eles estivessem mortos. Ele acreditava que fazendo isso, o paciente morto o escutaria e o ajudaria de alguma forma.

   O primeiro diagnóstico de ETC foi em um jogador profissional de futebol americano muito famoso e em sua autópsia O Dr.Benner ficou curioso em saber a real causa da morte do jogador, ele passou e investigar mais sobre o caso, reparou algo incomum no cérebro desse jogador, por ter apenas 50 anos de idade, o cérebro já estava muito “feio”, pois apresentava muitos malefícios. O cérebro de alguém que sofre de ETC vai se deteriorando e começa a perder massa. Esse trauma também causa acúmulo de uma proteína chamada Tau, algo semelhante ao que acontece no cérebro de pacientes com mal de Alzheimer, sendo interferido nas funções cerebrais. A doença pode causar perda de memória, dificuldade de equilíbrio, comportamento impulsivo, agressivo e depressão.

Atuado por Will Smith, no filme, o Dr. Omalu decide que é muito importante que todos saibam dessa descoberta, decidiu então publicar sua descoberta. Com isso ele acaba enfrentando a Liga Nacional de Futebol Americano, que tem uma grande influência na vida dos americanos. A instituição, é claro, não quer se envolver em nenhum escândalo, mesmo que isso signifique continuar arriscando a vida de seus jogadores.

O neuropatologista então se vê sozinho lutando contra a maioria nesta batalha. Após alguns anos, com a morte de mais um ex-jogador famoso, causada pela a ETC, o Dr. Benner tem a sua pesquisa aceita pelos americanos. Sendo assim, prevenções foram tomadas sobre a doença.

Sintomas que apresentados durante o filme.

Entre os sintomas estão mudanças de humor, depressão e agressividade, falta de memória

Como é feito o diagnóstico?

Os critérios para o diagnóstico clínico da ETC incluem: História de traumatismo craniano, sinais e sintomas consistentes com encefalopatia traumática crônica. Um diagnóstico definitivo de encefalopatia traumática crônica baseia-se exame neuropatológico durante a autópsia.

Quais são os possíveis transtornos psicológicos que pode ter desenvolvido com os sintomas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com