TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Politica E Sociedade

Casos: Ética Politica E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA

Ética, Política e Sociedade

Leandro Odair da Silva

Saulo Alves

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD – 0345)

07/04/2014.

1 Ética, Política e Sociedade

Ética pode ser definida como a ciência ou disciplina que se ocupa da conduta humana (social, política, artística etc). Conduta que é sempre e necessariamente orientada por preceitos normativos morais, o que converte a Moral no objeto da Ética.

A Moral é uma forma de comportamento humano que compreende tanto um aspecto normativo (regras de ação) quanto um aspecto factual (atos que se conformam em um ou em outro sentido, mas sempre em interação com as normas mencionadas).

A Moral é um fato social. Ocorre na sociedade, corresponde a determinadas necessidades sociais e cumpre um conjunto de funções sociais. O fato da Moral, embora possua um caráter social, não reduz o papel essencial que o indivíduo desempenha nele, visto que a Moral demanda a interiorização das normas e deveres estabelecidos e sancionados pela comunidade de forma individual.

O ato moral concreto faz parte de um contexto normativo (código moral) que vigora em uma determinada comunidade, o qual lhe confere sentido. Todavia, como manifestação concreta 4 do comportamento moral dos indivíduos reais, é unidade indissolúvel dos aspectos ou elementos que o integram: motivo, intenção, decisão, meios e resultados, e, por isso, o seu significado não pode ser encontrado em apenas um destes aspectos ou elementos abstraídos dos demais.

Como fato consciente e voluntário, o ato moral supõe uma participação livre do sujeito em sua realização, em que pese o caráter impositivo das normas morais. É a necessidade histórico-social que condiciona o ato moral e que “harmoniza” a livre adoção e a coerção nele contidos. Moral pode então ser definida como (Vasquez, 1989, p. 69).

(...) um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.

A reflexão sobre a Ética ocupa uma grande importância para a humanidade,

independentemente das conjunturas e períodos históricos.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

2 OBJETIVOS

Aprofundar nossos conhecimentos em relação a Ética, Sociedade e Política.

Mostrar exemplos de conceitos de ética e a sua importância

Contribuir para uma reflexão acerca da Ética em sua relação com a sociedade e a política.

3 CRONOGRAMA DA PRÁTICA

ETAPA DATA/PERÍODO AÇÃO C/H PRODUTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com