TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO EVITAR OS PROBLEMAS DOS ADULTOS JOVENS

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

COMO EVITAR OS PROBLEMAS DOS ADULTOS JOVENS

(Resumo)

        Após ser feita uma pesquisa a respeito dos jovens, os cientistas de Yale concluíram que “a segunda e a terceira década são, provavelmente, as mais abundantes e estressantes de toda nossa vida”. Ou seja, entre os 20 e 30 anos. Nessa fase, enfrentamos diversos desafios. Contudo, esse estresse pode ser diminuído, facilitando o processo de amadurecimento. Inicialmente, é necessário ajudar o jovem a encontrar um emprego e um lugar para morar, onde seu desenvolvimento pessoal e profissional seja estimulado. São existentes pelo menos cinco abordagens preventivas.  

  1. Educação e encorajamento: Os jovens normalmente se sentem pressionados nessa fase da vida. Existem cursos de orientação das universidades que dão avisos e sugestões práticas para adaptação dos estudantes que chegam. Turmas da Escola Dominical, grupos de discussões da igreja, clube de jovens mães ou executivos, grupo de estudo bíblico nos lares ou até um sermão ocasional podem servir para alertar os jovens a respeito do estresse, fazer recomendações sobre como enfrentar as pressões. É importante abrir espaço para os jovens, dar oportunidades para que eles possam discutir essas questões e se encorajar. Quando a igreja, ou algum outro programa, trata necessidades reais, as pessoas comparecem. “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado”. Hb. 3.13

  1.  Atuação mais efetiva do mentor: É importante ter um mentor, uma pessoa para auxiliar o jovem. Uma empresa de grande porte descobriu, por exemplo, que a organização e os empregados se beneficiavam quando pessoas se prontificavam a orientar e instruir outras. Por isso existe o programa de apadrinhamento. É sugerido orar a Deus e ficar alerta até encontrar a pessoa que possa ser seu mentor ou a quem você possa apadrinhar.

  1. Desenvolvimento dos sonhos: O sonho de um jovem adulto. Inicialmente, vago e pouco definido, mas com o tempo, a ideia se torna cada vez mais clara. Para que esse sonho se torne realidade, os jovens precisam refletir, planejar e executar uma ação passo a passo que os leve até seu objetivo. O processo começa quando a pessoa se pergunta: “O que eu gostaria de estar fazendo daqui a dez anos?” “É isso que Deus quer pra mim?” “Que passos eu preciso dar para atingir meus objetivos?” Quando os jovens se esforçam para realizar um sonho, a probabilidade de que venham a desenvolver padrões de comportamento frustrantes ou de autossabotagem diminuem.
  1. Paciência dos pais: Não é fácil para os pais de adultos jovens verem os crescimentos dos filhos e os desafios diários que passam. Em alguns casos, os pais pioram a situação com a sua intolerância, críticas frequentes e conselhos bem intencionados. O que os pais podem fazer de melhor é dar encorajamento, apoio e uma indicação clara de que estão acessíveis e dispostos a conversar. Os pais devem deixar os filhos assumirem responsabilidades. Na hora da necessidade, o melhor é orientá-lo com mansidão. É necessário ter complacência. Às vezes, a melhor ajuda para um jovem é a orientação que os conselheiros cristãos ou outros líderes da igreja dão aos pais.

 

  1. Amparo espiritual: A oração evita problemas. Ore pelos seus filhos adultos jovens, nessa fase é de extrema importância orar por eles, para que encontrem o caminho certo, em relação a pessoas, profissão, estudos... O melhor conselho de um cristão, inclusive dos pais que aconselham seus filhos é buscar orar, falar com Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com