TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Postural E Muscular Da Cintura Escapular Em Adultos Jovens, Estudantes Universitários.

Artigos Científicos: Avaliação Postural E Muscular Da Cintura Escapular Em Adultos Jovens, Estudantes Universitários.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  1.135 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo aborda a respeito da cintura escapular e as alterações posturais, que podem acometer o mesmo. Dessa forma, os problemas posturais tiveram inicio apartir do momento que os ser humanos assumiram a posição bípede, além disso, a idade, condições físicas do ambiente, questões filogenéticas, estado sociocultural, hábitos, tipos de trabalho, atividade física, obesidade e alterações fisiológicas e do próprio crescimento são fatores que alteram a estrutura esquelética e muscular do corpo. Nesse contexto, trabalhos repetitivos, uso prolongado de computadores, aliado ao sedentarismo permanência prolongada em determinadas posições, tornaram-se outros fatores determinante em alterações na postura músculo esquelética.

As alterações na cintura escapular estão ligadas principalmente a desequilíbrios musculares, que podem gerar alterações no seu posicionamento e na amplitude do movimento dos membros superiores devido à diminuição de força muscular ou encurtamento muscular dos músculos da cintura escapular. Nesse sentindo, o artigo tratou-se de uma pesquisa explorativa e descritiva, ou seja, foram utilizados 20 estudantes (10 homens e 10 mulheres) entre o terceiro e oitavo período do curso de educação física, sendo utilizado como padrão o Método Kendall: observação clínica subjetiva, registro fotográfico, medidas de referência da escápula e testes dos comprimentos e de força musculares dos músculos da cintura escapular. Assim, todos os universitários submetidos ao teste apresentaram pelo menos uma alteração postural da cintura escapular, sendo as mais comuns à protrusão de ombros com cerca de 90%, a escápula alada representou cerca de 45% e a escápula elevada 75% das alterações mais comuns.

Assim, verificaram-se também alterações das propriedades de força ou comprimento musculares, sendo constatados fraquezas e encurtamentos de músculos os mais comuns foram fraqueza de peitoral menor, romboide e trapézio inferior encurtamento de trapézio superior. Nessa perspectiva, ambos os gêneros apresentaram protrusão de ombros bilateralmente, totalizando 18 das 20 pessoas, dessa maneira, escapula elevada foi constatada em 15 universitários.

Contudo, a cintura escapular dos acadêmicos analisados mostrou-se serem propícia as varias alterações posturais, principalmente na protrusão de ombros para ambos os gêneros, entre outras estão à elevação e abdução, elevação e escápula alada. Portanto, este artigo descreveu de forma simples e objetiva as principais alterações que mais acometem a postura do ser humano, servindo como forma de informar o público e os profissionais. Dessa maneira, esse assunto não remete somente a área de educação física, mas sim todos, pois essas alterações na estrutura músculo esqueléticas é um problema que afeta ou irá aparecer em algum momento vida do homem, e para que isso seja ao menos amenizada é necessário que se tenha bons hábitos, como práticas de exercícios físicos, e o principal uma boa postura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com