TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico: Avaliação postural e muscular da cintura escapular em adultos jovens, estudantes universitários

Por:   •  12/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: CINESIOLOGIA PROPEDÊUTICA

 PROFESSOR: ALEXANDRE ROQUE

ALUNA: DÉBORA LÚCIA RODRIGUES CORDEIRO

 MATRÍCULA: 600837153

Resenha Crítica - Artigo Científico: Avaliação postural e muscular da cintura escapular em adultos jovens, estudantes universitários.

Recife

2020

Os problemas de postura surgiram a mais tempo do que imaginamos e são mais comuns do que pensamos. O artigo a ser analisado no presente momento: “Avaliação postural e muscular da cintura escapular em adultos jovens, estudantes universitários” tem a finalidade de observar a incidência de alterações posturais da cintura escapular em adultos jovens.

A cintura escapular é uma estrutura anatômica comumente acometida por alterações posturais, já que é extremamente móvel.

Importante ressaltar que além das questões genéticas, as estruturas musculoesqueléticas podem sofrer alterações com a idade, costumes, tipo de trabalho, condições físicas do ambiente onde vive, alterações fisiológicas do próprio desenvolvimento humano.

Como o estudo foi realizado? 20 (vinte) universitários, sendo 10 (dez) mulheres e 10 (dez) homens entre 18 (dezoito) e 26 (vinte e seis) anos, foram submetidos a coleta de dados através de exame postural. Foram realizadas observações clínicas subjetivas, registro fotográfico, medidas de referência da escápula, testes de comprimento e de força musculares dos músculos envolvidos nas alterações encontradas durante a observação clínica subjetiva.

Como os dados foram analisados? Foi feita uma análise quantitativa, através da análise de frequência. E ainda, qualitativa, através da descrição dos mesmos. Ou seja, a pesquisa foi qualiquantitativa.

Quais foram os resultados? A totalidade dos universitários (100%) apresentaram pelo menos uma alteração postural da cintura escapular, sendo as mais comuns a protrusão de ombros, chegando a 90%; escápula alada, cerca de 45% e a escápula elevada, em um percentual de 75%. E ainda, também houve a verificação de alterações das propriedades de força ou comprimento musculares. Apenas não houve detecção para a rotação medial da escápula.

Importante ter em mente que os desvios da cintura escapular estão diretamente relacionados à herança humana, logo, é comum as pessoas apresentarem problemas nesta área.

Através do estudo, a conclusão foi que a cintura escapular dos indivíduos avaliados se mostrou sujeita a muitas alterações posturais, principalmente na protusão de ombros para ambos os sexos. Houve a confirmação de estudos semelhantes encontrados na literatura indicando a  tendência à instabilidade desta estrutura.

O artigo referido é de extrema importância, visto que a cintura escapular está suscetível a lesões. Estudos confirmando a instabilidade da estrutura leva os profissionais a ter um atenção especial para a área.

Referências:

POLISSENI MLC, RESENDE CP, FAIÃO DR, FERREIRA MEC, FORTES LS. Avaliação postural e muscular da cintura escapular em adultos jovens, estudantes universitários. 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com