TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um olhar sobre o conhecimento, a sabedoria e a compreensão como uma única entidade

Por:   •  22/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

Conhecimento

________________________________________

A Bíblia não diz que o conhecimento será "destruído"? Não está ele incompleto? Não faz "inchar" ? E há também a tal Árvore do Conhecimento! Mas, não é verdade que nos é dito para "olhar/buscar/pedir por ele e andar nele"?

Primeiro, vamos olhar para Conhecimento, Sabedoria e Entendimento como um único assunto.

POR QUANTO TEMPO O CONHECIMENTO SERÁ ÚTIL? 1 Cor 13:8b-12 (Phi) Pois se há profecias, elas serão cumpridas e aniquiladas, se há línguas, a necessidade para elas desaparecerá, se há conhecimento será englobado pela verdade. Pois nosso conhecimento é sempre incompleto e nossa profecia é sempre incompleta, e quando a compleição vier, será o fim do incompleto. Quando eu era criança, eu falava e sentia como uma criança. Agora que sou homem, acabei com as coisas de menino. Agora, somos homens olhando para reflexos sem sentido em um espelho. Chegará a hora em que veremos a realidade por inteiro e face a face! Agora, tudo o que sei é uma pequena fração da verdade, mas chegará o tempo em que conhecerei tão completamente como Deus me conhece!

ENQUANTO ISSO...

O conhecimento é necessário porque há problemas como resultado direto da Queda. O conhecimento que é verdadeiro permite que os problemas sejam resolvidos e evitados. Se um carro quebra, conhecimento mecânico é útil, de outra forma, seria desnecessário. É a mesma coisa com todos os outros problemas da vida. Deus nos dá conhecimento para nos ajudar a "consertar" pessoas com problemas, proteger-nos das dificuldades da vida e permitir que o amor se expresse através de boas obras.

O QUÊ EXATAMENTE O CONHECIMENTO PERMITE QUE O AMOR FAÇA?

Prov. 3:19-20a (NIV) Através da sabedoria o Senhor deitou os fundamentos da terra, através do entendimento, estabeleceu os céus no lugar; através de seu conhecimento as profundezas foram divididas.

Prov. 24:3-4 (NIV) Através da sabedoria uma casa é construída, e pelo entendimento é estabelecida; através do conhecimento, seus cômodos cheios com tesouros raros e bonitos.

AMOR SEM CONHECIMENTO?

A estória contada por Sandy Gregory da mãe ignorante, mas amorosa: Ela alimenta seus filhos com uma dieta baseada em carne, porque ela acredita que carne é o melhor tipo de alimento. Um dia ela recebe conhecimentos importantes, depois de ler um guia de nutrição, ela começa a comprar uma mistura de todos os tipos de comida para seus filhos. Como resultado, seus filhos se tornam mais saudáveis. Pergunta: Esta mãe amava mais seus filhos antes ou depois que ela recebeu esse conhecimento? Hummm.... Da mesma forma! Contudo, até o conhecimento, seu amor era infrutífero, até mesmo contra produtivo. Conhecimento que é verdadeiro permite que o amor desabroche em bons frutos.

Rom 10:2 (NIV) Pois posso testificar que eles são zelosos por Deus, mas seu zelo não é baseado no conhecimento.

Prov. 19:2 (NIV) Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser apressado e perder o caminho.

Oséas 4:6 (NIV) Meu povo é destruído por falta de conhecimento.

O "TOLO" (Aqueles que são deliberadamente ignorantes e ativamente evitam a verdade)

Prov. 1:28-33 (NIV) "Eles me chamarão, mas eu não os responderei; procurarão por mim, mas não me acharão. Uma vez que odiaram o conhecimento e não escolheram o temor do Senhor, uma vez que eles não aceitaram o meu conselho e ignoraram a minha repreensão, comerão do fruto de seus caminho e serão cheios com o fruto de seus esquemas. Pois o capricho dos tolos irá matá-los, e a complacência dos loucos destrui-los; mas quem quer que me escutar viverá em segurança e estará em paz, sem medo de dano."

Ef. 5:17 (NIV) Por isso, não sejais tolos, mas entendas qual é a vontade do Senhor.

Prov. 23:23 (NIV) Compre a verdade e não a venda; adquira sabedoria, disciplina, e entendimento.

Prov. 9:6 (NIV) Deixe seus caminhos tolos e viverá; ande no caminho do entendimento.

Tiago 1:5 (NIV) Se qualquer de vocês tiver falta de sabedoria, peça a Deus que dá generosamente a todos sem achar falta, e será dado ao que pedir.

Prov. 8:11 (NIV) Pois a sabedoria é mais preciosa do que os rubis, e nada do que você deseja pode se comparar a ela.

Prov. 19:8 (NIV) Aquele que adquire sabedoria ama a sua alma; aquele que abraça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com