TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Por:   •  28/11/2016  •  Artigo  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 8

A AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

        SILVA, Elisangela Antonia da[1] 

RESUMO

O processo de avaliação, esta sendo amplamente discutido a cada novo ano nas escolas, pois muitas são as dificuldades apresentadas pelos alunos quando o assunto é avaliar a aprendizagem. Diante de tantas dificuldades encontradas pelos alunos no momento de realização das avaliações, compreende-se que a ajuda psicopedagógica pode ser de fundamental importância para dar suporte não só aos alunos, bem como para os professores. Este estudo tem como objetivo geral compreender a importância do trabalho do psicopedagogo nas dificuldades dos alunos no processo de avaliação. O estudo em questão compõe-se de pesquisa bibliográfica em relação à avaliação na perspectiva de construção do conhecimento, utilizando as teorias de Bossa (2007), Luckesi (1995), Muller (1986), enfatizando que as abordagens do processo de avaliação dos alunos na escola deve ser bem trabalhado, e acompanhado por um profissional Psicopedagógico, tendo em vista não provocar reações negativas nos mesmos. Diante do estudo teórico realizado compreende-se que a avaliação precisa perder seus dogmas e mitos no contexto da escola, para que os alunos comecem a vê-la como suporte ao processo de aquisição da aprendizagem, valorizando seus conhecimentos e buscando o seu sucesso dentro e fora da escola, contando para isso com o trabalho Psicopedagógico.

Palavras-Chaves: Avaliação. Abordagens. Aprendizagem. Psicopedagogia.

Introdução

O psicopedagogo, ao lidar com a avaliação da aprendizagem, deve ter em mente a necessidade de colocar em sua prática diária, novas propostas que visem a melhoria do ensino, pois a avaliação é parte de um processo e não um fim em si e deve ser utilizada como um instrumento, também, para a melhoria da aprendizagem dos alunos.  

A baixa qualidade da educação advém de uma administração ineficiente e mau gerenciamento do âmbito educacional, bem como o uso insuficiente e indevido dos recursos financeiros e também de estratégias de ensino e avaliação do desempenho escolar imprópria. Neste cenário, exigem-se novas políticas e estratégias educacionais, tendo em vista reverter a situação, mas o que mais necessita-se são informações mais especificas e precisas sobre o papel do sistema educacional. Na realidade não existe, uma cultura formada sobre a avaliação, nem tão pouco um envolvimento real da sociedade em estratégias para o aperfeiçoamento do princípio educacional.

Bossa (2007), Luckesi (1995), Muller (1986), enfatizam que a escola que hoje se busca, dentro da pedagogia preocupada com a transformação, e não mais com a conservação, repensa o processo da sala de aula em todos os âmbitos da educação. A sala de aula existe em função de seus alunos, e cabe ao educador, refletir se realmente respeitam os alunos em relação ao acesso ao conhecimento e se consideram quem são eles, de onde vieram, em que contexto vivem no momento da avaliação. E a partir daí enfocar suas dificuldades, seus medos e lançar para eles o trabalho Psicopedagógico, tendo em vista facilitar a realização do processo de avaliação na escola.

A psicopedagogia na abordagem avaliativa na escola

A psicopedagogia é responsável por melhoria em muitos processos de aprendizagem e também de ensino, e dessa forma devemos pensar que para que isso aconteça o profissional que atua nessa área deve ter uma infinidade de técnicas que o levaram a tal situação. Houve uma mudança significativa nos paradigmas educacionais, novos métodos, a inserção da tecnologia e tudo isso possibilitou uma nova forma de desenvolver o sistema de ensino.  

De acordo com Bossa (2007), o caminho da Psicopedagogia no Brasil é muito difícil. O Psicopedagogo profissional com um nível mais elevado de graduação necessita ser um especialista em aprendizagem humana, precisa reunir diversos conhecimentos nas áreas científicas e técnicas para que possa abordar as dificuldades existentes, usando instrumentos próprios para este fim.

A relação entre a escola e o psicopedagogo baseia-se então na busca de novos métodos de ensino-aprendizagem e cabe ao psicopedagogo observar, analisar e diagnosticar o problema e daí tomar decisões, no sentido de mudanças estruturais na organização da escola. Mesmo tendo sua base de atuação no atendimento de patologias da aprendizagem, a Psicopedagogia tem se mostrado cada vez mais eficaz para uma atuação preventiva, nas séries iniciais.

        Na concepção de Gasparian (1997) é necessário repensar o ensino, contextualizar e dinamizar as aulas. Os alunos têm sede de aprendizado e têm direito a um futuro melhor e um ensino que o qualifique enquanto cidadão capaz de pensar, refletir, interagir, e se permitir como descobridor de conhecimentos. É  certo que o mesmo procedimento não funciona para todos os alunos. É necessário que haja motivação por parte não só do professor, mas de toda a unidade escolar.

A Psicopedagogia pode ser compreendida como um modelo teórico-prático de intervenção que proporciona um questionamento aprofundado da situação escolar a ponto de gerar a construção de processos de avaliação da aprendizagem e seus impedimentos, com vistas à elaboração de recursos de intervenção para a solução dos problemas em questão (BOSSA, 2007).

Diante de todos esses novos processos educacionais, surge o trabalho do psicopedagogo no contexto da escola quanto a orientação para o processo de avaliação, observando-se as dificuldades dos alunos. Neste contexto Luckesi (1995) ressalta que a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, e este é um terreno que carece de ousadia para a criação de novos indicadores capazes de revolucionar esta prática milenar.

Assim, compreende-se a importância de lançar um olhar mais crítico em relação à questão do processo de avaliação, enfocando as diversas formas de avaliar, instigando uma reflexão coletiva no contexto da educação, lançando o desafio de construir uma nova forma de avaliar os conhecimentos dos alunos.

A avaliação é importante para o professor á medida que serve como diagnóstico da situação e indica forma de intervenção no processo, visando á aquisição do conhecimento, á aprendizagem, a reflexão sobre o própria prática. A avaliação só tem sentindo quando se articula ao projeto pedagógico institucional, em que se define o significado do ato avaliativo, um julgamento de valor sobre manifestações relevante da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão (LUCKESI, 1986, p.33).        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com