TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aparência da Quaresma

Tese: A Aparência da Quaresma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  Tese  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Surgimento da quaresma: A ressurreição de Cristo já era comemorado desde o século IV. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d.C. a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.

O que é a quaresma? É o tempo litúrgico de conversão e aproximação de Cristo, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É celebrada pelas igrejas Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana. Na Igreja Católica, a Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A semana que precede a Páscoa é chamada pela tradição de Semana Santa.

A Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna.

Porque quarenta dias? A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

COR: A cor do Tempo da Quaresma é o roxo. No domingo de ramos, a cor das vestes litúrgicas do celebrante é a vermelha .

O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?

A Igreja católica propõe, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

JEJUM: A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, a maior necessidade do ser humano é de Deus.

Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa, sendo obrigatório para pessoas entre 18 e 60 anos. Os sacrifícios ficam a escolha do cristão.

Celebrações durante a quaresma:

Inicia-se no Domingo de Ramos. Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, realizada na quinta-feira santa (lava pés). Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.

Depois, vem a celebração da Sexta-feira da Paixão (sexta-feira santa) que celebra a morte do Senhor, às 15 horas. Onde é feita a Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.

No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal (Missa do Fogo). Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas( Um símbolo da renovação de um ciclo). Os rituais se encerram no domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.

SIMBOLOS:

• Cinzas: O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. As cinzas são colocadas na cabeça dos fiéis na Quarta-feira de cinzas – primeiro dia da quaresma

• Deserto: local árido, inabitado. Na Bíblia representa momento de reflexão, de oração, de recomeço que une

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com