TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO SOCIAL NA IGREJA

Por:   •  19/12/2017  •  Artigo  •  6.744 Palavras (27 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 27

        

AÇÃO SOCIAL NA IGREJA

Artigo apresentada ao Curso de Teologia da Faculdade entre rios – FAERPI - como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Teologia.

                                                           

                                             Orientador: Prof. Me. Allison.

IRECÊ

  2017

RESUMO

A ação social é essencial para a vivência do evangelho, portanto não pode ser vista apenas como dever, no sentido de obrigação formal e farisaica, pois, ela é parte da igreja e deve ser acolhida naturalmente. O povo de Deus, desde o inicio dos tempos, tem sido conhecido como comunidade solidária e amorosa, e os cristãos devem manter esse comportamento no mundo hoje, de forma que o nome do Nosso Senhor Jesus seja glorificado e  exaltado, engrandecido por meio do testemunho de sua igreja. Esse ministério é um exercício que exige, além de capacitação intelectual necessária à consciência espiritual, o contato com diversas pessoas necessitadas, onde Deus pode ajudar capacitando e ensinando a sermos voluntários, servindo sempre com alegria e sabedoria.

Palavras-chave: Evangelho – Amor – Fé – Justiça

ABSTRACT

A social action is essential to experience the gospel, so it can not be seen merely as duty, in the sense of formal obligation and self-righteous, because it is part of the church and be accepted of course. The people of God from the beginning of time has been known as a loving and caring community and the Christian must keep this behavior in the world today, so that the name of our Lord Jesus is glorified, exalted and magnified through the witness of your church . This ministry is an exercise that requires more than intellectual skills necessary to spiritual awareness and contact with many needy people, where God can help teaching and training to be volunteers serving always with joy and wisdom.

 Keywords:  Gospel - Love - Faith – Justice

SUMÁRIO

Introdução...............................................................................................5

A historia da ação social... .......................................................................7

A ação social nos tempos antigos................................................................10

Ação Social Nas Igrejas da Atualidade........................................................17

Conclusão..............................................................................................22

Referências............................................................................................23

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como função primordial um estudo sobre a ação social no interior das instituições evangélicas, buscando compreender a questão da solidariedade, do amor à humanidade, e do papel que a Igreja assume com relação à responsabilidade social, partindo da concepção que a caridade é uma prática religiosa de assistência espiritual e material aos pobres, idéia fundamentada nos valores pregados e incentivados por Jesus Cristo e seus seguidores.

        Durkein sugere um método para a Sociologia que consiste no conjunto de regras que o pesquisador deve seguir para realizar, de maneira correta, suas pesquisas. Este método enfatiza a posição de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relação à sociedade: ele deve descrever a realidade social, sem deixar que suas idéias e opiniões interfiram na observação dos fatos sociais.

Este estudo faz uma abordagem qualitativa, que é uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo da pesquisa qualitativa. Tem no ambiente natural sua principal fonte de coleta de dados e o pesquisador é valorizado como instrumento-chave no trabalho.

É uma pesquisa descritiva. Segundo Vergara (2003), as pesquisas descritivas expõem as características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Esse tipo de pesquisa não tem o compromisso de explicar os fenômenos que descreve, todavia, serve de base para tal explicação.

É bibliográfica, porque a fundamentação teórica foi elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos, periódicos e de material disponibilizado na Internet. Por se tratar de um estudo qualitativo e conseqüentemente não necessitar de critérios numéricos para a análise dos dados, o universo desse trabalho é investigado com base em uma amostragem não-probabilística. Assim, consideram-se como universo de pesquisa todas as organizações religiosas.

                Existem organizações evangélicas que são reconhecidas por especialistas e muito impactantes favorecendo um número considerável de pessoas, e há ainda grupos de evangélicos que visitam hospitais, abrigos de idosos, presídios, moradores de rua e que participam nos Conselhos Municipais (da Criança e Adolescentes, de Saúde, da Educação e do Meio Ambiente), e também nos Conselhos Tutelares.

        Vestir o nu, abrigar órfãos, viúvas e estrangeiros, alimentar o faminto e dar água ao sedento, são ações muito mais complexas nos dias de hoje. Os dicionários de administração definem responsabilidade social como “aquela que as organizações assumem em relação ao pagamento de salários dignos, arrecadações corretas de carga tributária, aumento da qualidade de vida, ou qualquer outro fator inerente que possa agregar benefício para a sociedade como um todo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)   pdf (270.3 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com