TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIAÇÃO DO MUNDO PELOS NÓRDICOS ANTIGOS

Por:   •  1/3/2019  •  Dissertação  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

2. A CRIAÇÃO DOS MUNDOS

 No ínicio dos tempos, apenas dois mundos existiam, o mundo de fogo, chamado Muspelheim, onde viviam os gigantes, e o mundo de gelo, Niflheim, entre eles, havia apenas um infinito vazio chamado de Ginnungagap.

Muspelheim e Niflheim, se colidiram, e apartir do gelo formado, dois seres foram criados, Audumbla, uma vaca, e um gigante de gelo chamado Imir. Das tetas de Audumbla, corriam quatro rios de leite, que se formaram graças a vaca se alimentar do salgado bloco de gelo que havia se  formado entre a colisão dos mundos, e Imir se alimentava do leite da vaca.

Ao lamber o gelo salgado, a vaca, fez com que surgisse a  primeira forma  humana, Búri (ou Bor), e Imir foi ganhando forças com o leite, e de seu suor, foram gerados outros temidos gigantes de gelo.

Figura 01: Enquanto Imir bebe na teta de Audumbla, Búri é formado do gelo; pintura de Nicolai Abraham Abildgaard (1790)

[pic 1]
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Audumbla

2.1. ORIGEM DE ODIN

Búri, se casou com a gigante Bestla, e tiveram três filhos, Vili, Ve e Odin. Os filhos de Búri, tinham ódio do gigante Imir, devido ele ser o pai dos outros gigantes de gelo. Durante a batalha, Búri e seus filhos, mataram Imir.

2.2. CRIAÇÃO DOS MUNDOS À PARTIR DE IMIR

Com seus ossos e dentes , nasceram as rochas e as montanhas, de sua cabeça, criaram Midgard, da carne do gigante, fizeram a terra, a partir de seu cerebro nasceram larvas, que foram chamadas de anões e elfos.

Do sangue de Imir, ainda, originou-se o grande rio que cerca o universo, e, depois Odin ordenou que quatro anões suspendessem a caveira de Imir no céu, brotaram nuvens do cérebro do gigante, e assim surgira o sol, a lua e as estrelas.

2.3. OS PRIMEIROS HUMANOS E YGGDRASIL

Midgard, era habitata apenas pelos anões e elfos, e em uma visita, os deuses, Odin, Vili e Ve, encontram dois troncos de árvores caídos e decidem então, fazer deles o primeiro humano homem, chamado Ask, e a primeira humana mulher, chamada Embla, Odin dá a essência da vida, Ve, a visão e a audição, enquanto Vili, os sentimentos e a sabedoria. Deste casal, nasceram todas as raças humanas que hoje povoam Midgard.

Odin quis manter a terra apenas para os humanos, e criou um reino para os anões chamado de Svartalfheim, e criou o reino dos elfos chamado de Alfheim. Todos os mundos eram sustentados por uma árvore chamada yggdrasil, essa árvore representava para os nórdicos, o universo como um todo, e a sustentação dos 2 primeiros mundos até a criação dos outros.

Os outros mundos, foram criados depois de Svartalfheim e Alfheim, os gigantes foram banidos para Jotunheim, Muspelheim e Niflheim, continuaram existindo e Helheim, vai se tornar o lar dos mortos, Vanaheim, era o reino dos Vanir, que eram um outro clã de deuses, e Asgard, foi criada para os deuses.  

Figura 02: Os nove mundos da Yggdrasil

[pic 2]
Fonte:
http://riordan.wikia.com/wiki/Yggdrasil

3. ODIN, O PAI DE TODOS

Odin, tornou-se líder do panteão nórdico devido ao seu amor pelas batalhas, e é o símbolo da bravura, governa toda Asgard, e sentado em seu trono, podia avistar os 9 mundos.

Disfarçado de andarilho, viajou até Jotunheim, lar dos gigantes, lá existia um poço mágico, chamado mímisbrunnr, com suas águas borbulhantes das profundezas da yggdrasil, a sua água era considerada mágica, possuía todo conhecimento que alguém poderia desejar, pois, era onde estava localizada a cabeça do protetor do poço, o gigante Mímir, que era considerado, o mais sábio entre os Aesir, e o gigante bebia da água do poço todos os dias com a gjallarhorn.

3.1. O GIGANTE MÍMIR E A SEDE DE SABEDORIA DE ODIN

Quando Odin chegou, Mímir pediu um de seus olhos em troca, para que deixasse Odin beber da água, sem hesitar, o deus da guerra, arrancou seu direito com uma faca e o colocou no poço, após beber da água da sabedoria, Odin passou a enxergar com mais clareza, e mais longe do que jamais vira com os dois.

No entanto, Odin asiava por mais sabedoria, e se enforcou na yggdrasil por 9 dias e 9 noites, sem se alimetar, e ainda sendo ferido por sua própria lança, ele permaneceu sozinho, acompanhado apenas da sua dor e agonia, que aos poucos ceifava sua vida.

Quando estava prestes a morrer, ele olhou para baixo, e seu pedido foi atentido e revelado, através da criação das runas, então a corda se partiu.

Odin, passou então a ter o conhecimento da verdadeira magia e o mundo passou a lhe pertencer, assim, Odin passou a ser chamado de alguns nomes, como, O Pai de Todos, O Deus dos Mortos, e o O Deus da Forca, por exemplo, mas em cada  reino, passou a ser conhecido por um nome.

3.2. RAGNAROK

O Pai de Todos, era acompanhado por dois corvos, Hugin, que era o corvo do pensamento e Munin, o corvo da memória, eles voavam pelos 9 mundos, e depois susurravam á Odin, tudo oque acontecia, nada poderia ser escondido. havia também 2 lobos, Geri e Freki que ficavam de guarda a seus pés e que o acompanhavam em todas as batalhas, e que se alimentavam de toda carne, inclusive humana, que era ofertada aos Deuses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (456.1 Kb)   docx (712.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com