TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consciência Negra

Por:   •  24/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

BIANCA DE SOUZA

LEANDRO LEAL

KATHELLY GABRIELLY

GUILHERME MONTEIRO

RUAN GOMES

LETICIA REINALDO

DYEGHO EDUARDO

IZA LUCIA

INGRIDY SILVA

 

.

CONSCIÊNCIA NEGRA

Gama– DF,2017

TEMA

Nesta pesquisa será abordado o tema: Religiões afro-brasileiras e o subtema é a religião Umbanda.

RESUMO

A intenção deste trabalho é mostrar como surgiu a Umbanda, única religião considerada nacional e que se deu através de uma rica diversidade cultural, contendo teores do Candomblé afro-brasileiro, do Kardecismo francês, indígenas nacionais e o sincretismo com a Igreja Católica. Além disso, busca-se esclarecer como a Umbanda se adaptou para ser aceita pela população brasileira no momento histórico-social em que surgiu e como é vista pela sociedade atual. A palavra umbanda significa "sacerdote" ou "curandeiro". A religião foi fundada por Zélio Fernandino de Moraes, com a ajuda espiritual de seu guia, o Caboclo das Sete Encruzilhadas.  

 

PROBLEMA DE PESQUISA

 Surgem muitas perguntas quando o assunto é religião, e principalmente se for religiões afro-brasileiras. Será que a sociedade reconhece as religiões afro-brasileiras? Perguntam-se qual é a origem e qual é sua doutrina?

 

JUSTIFICATIVA

Resolvemos abordar esse tema porque existe muito preconceito com as religiões afro-brasileiras, com o objetivo de romper os conceitos que a sociedade tem sobre as religiões, como Umbanda. Ou seja, reconstruir o que a sociedade pensa sobre a religião.

OBJETIVO GERAL

O objetivo é descontruir os preconceitos que ocorre na sociedade em relação às religiões afro-brasileiras, mostrando a rica diversidade cultural da religião umbandista.

HIPÓTESE

Ainda existe uma grande desvalorização da religião Umbanda, mesmo a religião sendo legitima, sendo uma religião que tem consciência de sua brasilidade e que se opõe as religiões importadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com