TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Religiosa

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 11

1. Encontre maneira de estabelecer diferença entre Ética e Moral, a partir de situações práticas da vida diária (exemplos do cotidianos).

Moral

A moral está mais voltada às normas e leis que regem uma sociedade. Ela muda de um local para outro local, de uma época para outra época e de uma cultura para outra cultura, de forma que se um homem casar com mais de uma mulher aqui no Brasil, vai contra a legislação, logo vai contra as normas e leis que sociedade brasileira está acostumada, assim sendo, imoral. Mas em outros países, por exemplo, os árabes, a poligamia, ou seja, o homem ter mais de uma mulher. Nos países árabes é permitido e exercido, lá isso é algo moral e totalmente normal. Na sociedade urbana é imoral andar nu, é um atentado ao pudor, previsto por lei, mas numa aldeia indígena, principalmente se a aldeia não tiver contato com o homem da cidade grande, o que já é muito raro hoje em dia, é algo natural, é moral e é a cultura deles.

Ética

A Ética diz a respeito do meu comportamento em relação com o outro indivíduo, se o que eu faço é bom tanto para mim, quanto para o outro, sendo assim, estou sendo ético. Um exemplo bastante prático do nosso dia-a-dia, onde a maioria se comporta de maneira antiética é: Se você encontra uma carteira na rua com ou sem dinheiro, vê que ela tem identificações e até endereço do dono, por ética deveríamos ir até o endereço e devolver a carteira ao proprietário, correto? Mas fazemos mesmo isso? Na maioria das vezes as pessoas ficam com a carteira mesmo assim, pegam o é de valor e ainda se livrariam dos documentos e de qualquer coisa que provasse que a carteira não pertencesse a ele. Isto é uma postura antiética.

Outro exemplo simples; o profissional que trabalha em determinado seguimento, que possui um código de ética. Se o mesmo praticar algo que é condenado pelo código, o mesmo está sendo antiético. Temos como exemplo nacional o ex Deputado Federal Eduardo Cunha, que mentiu em uma CPI, negando ter uma determinada conta no exterior, enquanto já havia provas evidentes de que ele possuía uma conta na Suíça, ou seja, postura antiética segundo o Concelho de ética da Câmara dos Deputados.

2. Lei o texto “Ética E Mochila Escolar” (que segue abaixo) e escolha duas das questões (são 4 ao todo) que se encontram no final do Artigo de Içami Tiba e depois apresente suas considerações sobre esta afirmações.

2.A vida exige qualidade, ética, liberdade e responsabilidade. Ainda bem que nossa psique é plástica e os comportamentos podem ser mudados a qualquer momento, desde que estejamos realmente mobilizados para isso. Sim, tudo que fazemos na vida exige qualidade, liberdade, responsabilidade, e principalmente ética. E para inseminar atributos educativos como esses na criança, é preciso ensinar a criança desde pequeno a ter responsabilidade, fazer suas próprias atividades, arrumar sua própria cama, sendo assim, quando essa criança receber uma ajuda qualquer, com certeza ela vai valorizar e aprender a ser grato com quem lhe ajuda. Acostumar a criança a achar sempre tudo pronto, “de mão beijada”, tira a responsabilidade e faz crescer uma criança sem limites, sem ética, até mesmo criminoso. Já a afirmação de que “os comportamentos podem ser mudados a qualquer momento, desde que estejamos realmente mobilizados para isso”, acredito que isso não se aplica em todos os casos, pois a natureza humana sempre estará predestinada a permanecer errando.

3.Só o amor não é suficiente para uma boa educação.

Obviamente o amor é muito importante, e por que não dizer “o mais importante”. Mas é necessário ter bastante cuidado, pois somente amar não é suficiente para construção e modulação de uma criança, que no futuro precisa ser um cidadão de bem. Além de amar muito, é necessário ensinar a criança de forma prática a ter responsabilidades, limites, valores morais e éticos. Portanto, amar não é necessariamente deixar a criança livre para fazer o que quiser e da maneira que quiser, mas sim ensina-la o caminho que deve andar.

3. Divórcio e união civil entre duas pessoas do mesmo sexo são temas controversos para a Ética. Aborde-os (separadamente) tanto a partir da Ética Social como da Ética Religiosa.

É do conhecimento de todos, e sabe-se, que nos últimos anos, a união civil entre pessoas do mesmo sexo, tem motivado vários debates críticos. Por um lado a ética religiosa determina um padrão a ser seguido para a construção de uma família e estipula a função de cada membro da família perante a sociedade, prevalecendo sempre as praticas morais e de bons costumes. Não permitindo que um casal de mesmo sexo mantenha essa relação como membro da religião. Por outro lado, a visão ética social, dependendo da cultura do país ou região, esses indivíduos homossexuais possuem os mesmos direitos que casais heterossexuais, pois são seres devem cumprir sua função perante a sociedade, trabalhando, pagando impostos, etc.

O divórcio entre homossexuais, por um lado, ainda é algo incomum na maioria dos países, pois o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda não foi legalizado na maioria dos países. Já em países que esse tipo de casamento foi legalizado; no ponto de vista ético social, deve prevalecer o mesmo estabelecido para casais de heterossexuais, somente o termino de uma união e a divisão dos bens. Por outro lado, no ponto de vista ético religioso, o tema é mais complicado do que parece, pois trata-se de uma união que deveria durar até a morte.

4. Conte 02 histórias, registradas na Bíblia, de como Jesus Cristo colocou em prática o amor Ágape (Amor incondicional).

A primeira história está no evangelho segundo escreveu João, capitulo 8. A história conta que Jesus tinha ido ao monte das Oliveiras, e voltou ao templo pela manhã para encontrar uma multidão e ensina-los. Então chegarão os escribas e fariseus com uma mulher que tinha sido pega adulterando, e queriam que a mesma fosse apedrejada, como diz a lei de Moisés, e em seguida perguntaram a opinião de Jesus. E disse Jesus: “Aquele entre vós que nunca cometeu nenhum pecado, que atire a primeira pedra”, e logo a multidão se dispersou e foram embora, pois todos ali já tinham pecado. E Jesus dando mais um exemplo de amor, perdoou aquela mulher e mandou ir em paz e não pecar mais.

A segunda história aconteceu no jardim do Getsêmani, quando os inimigos de Jesus foram busca-lo para iniciar o caminho da cruz. Portanto, os inimigos de Jesus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com