TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOUTRINA DO CÉU

Por:   •  3/5/2021  •  Seminário  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

DOUTRINA SOBRE O CÉU     AP. 21.1-6           IPEC               23 de agosto de 2020

1 – O ESTADO DE PERFEIÇÃO ABSOLUTA (V. 21.27)

O céu agora é um lugar real com os amados que partiram, um lugar de bem-aventurança na presença de Deus, para onde vão os crentes quando morrem. Enoque entrou no céu quando “Deus para si o tomou ” (G n 5.24). Elias também “subiu ao céu num redemoinho ” (2 Rs 2.11). O Senhor Jesus foi para lá na sua morte, dizendo: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito ”. Um salteador arrependido também foi, depois que Jesus lhe disse: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.43). Paulo referiu-se a esta condição como “deixar este corpo ” e “habitar com o Senhor” (2 C o 5.8).

O céu é a morada de Deus; o Senhor Jesus disse: “Pai nosso, que estás nos céus” (Mt 6.9; cf. 5.16), e disse que era um lugar real, lembrando seus discípulos: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim
mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também (João 14.2,3).

Jesus disse que Ele veio do céu, e que para lá retornaria: “Ninguém subiu ao céu [corporalmente], senão o que desceu do céu, o Filho do Homem ” (Jo. 3.13); “Aquele que vem de cima é sobre todos, aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos” (v. 31); “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre” (Jo. 6.51). Jesus disse a Maria Madalena: “Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (20.17). Isto Ele fez na sua ascensão, quando os anjos disseram que Ele retornaria da mesma maneira com o tinha partido.

Também se diz que os anjos estão “nos céus” (M t 18.10), que vêm “do céu” (28.2), que habitam “no céu” (Mc 13.32), e que retornam ao céu (Lc 2.15). No céu, está o “trono” de Deus (M t 5.34), onde Cristo se assenta à sua “direita” (R m 8.34; Hb 1.3), onde os anjos o rodeiam em louvor e adoração (Ap 4 e 5), e onde os serafins entoam o louvor: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos” (Is 6.3). O fato de Deus habitar no céu não quer dizer que Ele esteja som ente ali e não seja onipresente. Salomão orou: “Eis que os céus e até o céu dos céus te não poderiam conter” (1 Rs 8.27). Deus está em todos os lugares, com o revelou o salmista: Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também ” (SI 139.7,8). A realidade do céu como morada de Deus simplesmente quer dizer que existe um lugar (como o antigo tabernáculo do concerto e o templo) onde Deus se manifesta de uma maneira especial, um centro ou “trono” do qual Ele governa o universo. Não importa se o céu está dentro do universo físico ou em outra dimensão física, é um lugar real onde os justos “verão o seu rosto” (Ap 22.4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com