TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depravação Total

Por:   •  19/3/2020  •  Resenha  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

Depravação Total

Toda religião e filosofia humana no mundo, exceto o Cristianismo bíblico, têm sustentado que o homem é basicamente bom e aperfeiçoável através de seus próprios esforços. O filósofo Inglês do século dezessete John Locke (1632–1704) acreditava que o homem nascia como uma lousa em branco (“tabula rasa”) de inocência. Jean Jacques Rousseau (1712–1778), o filósofo francês do século dezoito, acreditava que o homem era bom, assim iniciando a filosofia humanista que coloca o homem antes de Deus. Ele disse, “o Homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. O Islamismo ensina que todos são nascidos puros (de “musselina” - tecido leve e um pouco transparente, que serve para vestuário) e naturalmente bons até que sejam desviados pelo ambiente. O Homem é visto como aperfeiçoável através do ser corretamente guiado e lembrado da unidade de Alá.

Hoje a gente vai entender que a vontade do homem sem Deus é muito mais entregue ao pecado que muitas vezes nós conseguimos conceber. Será que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe? O homem é uma tábula rasa? Nada disso. Hoje a gente vai conhecer a realidade miserável do coração humano e isso explica muita coisa que a gente percebe no mundo.

O que importa para gente aqui não é a profundidade desses autores, mas sim é que são duas filosofias muito famosas que diz respeito ao o que é o ser humano. Alguns entendem que o ser humano nasce neutro, uma tábula rasa, e a medida em que ele vai vivendo isso vai formando aquilo que o ser humano é, no fim das contas ele vai ser o fruto de suas experiências.

Essas duas filosofias são comuns no nosso dia, nas escolas, cenário político, onde um bandido é tratado como mera vítima da sociedade, a pobreza vira justificativa para o crime e por ai vai. Tudo isso acaba sendo influencia dessas filosofias que tratam o homem como sendo rasos ou neutros, que acabam sendo corrompidos pelo trato social.

A escritura bíblica cristã por outro lado, apresenta uma antropologia muito mais pessimista e descreve o ser humano em termos muito diferentes, não um ser humano neutro, bom, mas um ser humano já nasce dado ao mal e corrompido pelo caminho do pecado. Na teologia a gente chama isso de Depravação Total, o homem está totalmente depravado desde seu nascimento. Mas o que isso significa?

Segundo os cânones de Dort, que é um documento importante da história da igreja, a gente tem o seguinte resumo dessas palavras: “todos os homens são concebidos em pecados e nasce sendo filhos da ira, incapazes de qualquer ação que os salve, inclinados para o mal, mortos em pecados e escravos do pecado. Sem graça regeneradora do Espirito Santo nem desejam, nem tão pouco podem retornar a Deus, corrigir suas naturezas corrompidas ou ao menos estar disposto pra essa correção.” A doutrina da depravação total fala do estado de natureza humana sobre o pecado e de sua incapacidade de encontrar o Senhor, de querer Deus, e de se sujeitar- a Ele. Uma vez que o homem vez que o homem deseja o pecado ele não deseja a pessoa de Deus.

Considerado o que a depravação total é, é bom deixar claro o que ela não é:

  1. A depravação total não significa que todos os homens são tão maus como poderiam ser. Todos os homens poderiam ser muitos piores que imagina, mas nem sempre são. Não significa que nosso estado de maldade é sempre o nível último de maldade que pode alcançar o ser humano;
  2. Não significa que os homens perderam a imagem de Deus. A gente lê no livro do Tiago que ainda o homem é dotado da imagem do Senhor, e por isso, não poderíamos separar isso. Ainda que essa imagem esteja corrompida, quebrada, ela ainda está lá e deve ser respeitada;
  3. O homem ainda não é dotado de alguma capacidade de fazer o bem, apesar do pecado de seu coração;
  4. Ela não significa que o homem não saiba discernir o que é o certo e errado. Muitas vezes em nível último o homem tem essa dificuldade, mas lendo Romanos capítulos 1 a 3 que ainda existe uma lei no coração dos seres humanos, que por muitas vezes leva o homem a fazer o que é bom, o que é justo, ainda que esteja separado e corrompido de Deus o homem ainda tem alguma noção do que é bom e o que é certo;
  5. Ela não ensina que o homem vai pecar da pior forma possível, existem gradações de pecados na vida de cada pessoas, alguns homens mesmo corrompidos e pecadores, tem boas famílias, pagam suas contam, contribuem para sociedade, e nem sempre quando eles pecam, eles pecam da pior forma possível.

Essa descrição da depravação total dos cânones de Dort é uma descrição bíblica e válida? Veremos por toda escritura para tentar estabelecer uma antropologia correta a respeito da natureza e do coração do ser humano. Na verdade a escritura faz essa declaração do homem como sendo mal e corrompido muito pior do que se possa imaginar.

Você conhece a história da narrativa como foi criado o bom e justo em Gêneses capítulos 1 e 2, já no capítulo 3 descreve a queda do ser humano, o homem caiu e porque ele caiu ele é corrompido em sua natureza desde o princípio. O homem já nasce pecador, uma vez que foi criado a imagem de Deus, agora já nascem a imagem de Adão como descendentes dele, somos descendente do homem pecador. Já nascemos do pecado e com a maldade em nosso coração (Gn 6: 5-6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com