TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doutrina de Deus

Por:   •  5/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Como o termo teologia era usado entre os gregos? E em relação aos cristãos?

Utilizado pela filosofia em discursos poéticos acerca de coisas divinas. No que diz respeito aos cristãos, têm-se uma doutrina ao qual tem Deus e sua revelação, que é muito além da razão, permitindo apenas vislumbrar o que lhe apraz. Temos a bíblia como principal referência para teologia sendo o antigo e novo testamentos, fonte doutrinadora teológica. Temos após Cristo, não mais uma palavra e sim uma pessoa, anunciada no antigo testamento e revelada no novo testamento ao qual Deus é revelado (Cl 1:15). Portanto, o conhecimento teológico não é intuitivo tampouco, natural, mas comunicado por Ele mesmo através dos meios que soberanamente escolheu.

  1. Faça um breve comentário sobre a existência de Deus.

A existência de Deus é algo não somente provado como é inerente à alma humana. Para o cristão, esta verdade é pautada por fé, provada, de acordo com a revelação de Deus por meio da Bíblia (especial, inspirada e aceita pelo e Espírito Santo) e na natureza. De forma geral e não proposital Deus se revela por meio da natureza (criação, forma e sustentação, perfeitos em cada detalhe) e, da história (Israel).

  1. Qual a diferença entre ateu prático e ateu teórico?

O ateu (a, “não”, theos, “Deus”) não acredita na existência de qualquer divindade. O ateus teórico ou filosófico, nega a existência de Deus fundamentando-se num processo de raciocínio. Já, o ateu prático, não reconhece a existência de Deus e seus adeptos vivem como se Ele de fato não existisse.

  1. Diferencie os atributos comunicáveis de Deus dos incomunicáveis?

O atributos incomunicáveis de Deus não são compartilhados com ninguém, distinguindo o absoluto Ser de Deus sendo estes: Autoexistência (Jo 5:26), Único (Dt 6:4), Imutabilidade (Is 41:4), Eternidade (Sl 90:2), Onipresença (At 17:24-27), Onisciência (Pv 15:3), Onipotência (Jó 42:2), Perfeição (Mt 5:48), Espírito (Jo 4:24). Já os atributos comunicáveis, tornam visível sua natureza pessoal e Deus compartilha em parte com suas criaturas, sendo estes: Sabedoria (Tg 1:5), Santidade (Lv 19:2), Amor (1 Jo 4:8), Justiça (Dt 32:4) e Fidelidade (2 Tm 2:13).

  1. Por que Elohim e Eloah são chamados de nome genéricos?

Pois eles não são exclusivos de Deus. Eles podem tanto ser usados por Deus ou atribuídos por uma divindade falsa.

  1. Relacione os nomes de Deus no grego e escolha um dentre eles e contextualize com uma passagem bíblica.

Theos: Deus; Kurios: Senhor; Pater: Pai; Na oração ensinada por Jesus, quando transliterada para o grego, trás a figura Pater, em Mt 6:9, mencionando à Deus como Pai nosso, que estás nos céus e de nome santificado.

  1. Dê uma breve definição da Trindade.

Podemos observar três pessoas distintas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) coexistindo em uma mesma natureza divina e assim, temos à Trindade. Através deste termo, percebe-se a pluralidade que há em Deus e ao mesmo tempo, vê uma unidade divina.

  1. O cristão é triteísta ou trinitariano? Qual a diferença entre ambos?

O cristão é trinitariano. O triteísta, acredita na divindade do Filho, na pessoa do Espírito como Deus em igualdade, mas, são três substância independentes e autônomas não tendo, portanto, comunhão entre si. Já o trinitariano, destaca a existência objetiva de um único Deus, subsistente em três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo) sendo Eles, eternamente relacionados, comungando entre si.

  1. O que se entende por transcendência de Deus?

É o entendimento de que Deus é infinitamente superior à Sua criação (Jr 23:24; Is 55:8-9). A doutrina da transcendência de Deus é também um convite à reverência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com