TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA BÍBLICA DE RUTE

Por:   •  11/12/2017  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 3

ITQ-INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CURSO DE LIDERANÇA

ANTONIA GRACINETE SOUSA SOBRINHO

A HISTÓRIA BÍBLICA DE RUTE

PARAGOMINAS

2017


A HISTÓRIA BÍBLICA DE RUTE 

Livro de Rute capítulos de 1-4.

A vida de Rute se baseia na história de uma mulher cheia de virtudes, onde podemos encontrar lições de lealdade, amor verdadeiro, generosidade, cumprimento de princípios e cuidado de Deus.

Havia um homem judeu chamado Elimeleque, se destacava por ser  um mercador de muito sucesso. Casado com Noemi tinha dois filhos homens: Malom e Quilion. Judá passava por um período de fome e miséria, e, portanto, resolveu mudar-se com a família para Moabe.

Conhecida como uma princesa moabita, Rute decidiu abrir mão desse título para fazer residência entre o povo na qual admirava, pois, a insatisfação com a idolatria do seu reino era insuportável para ela que conhecia e amava o Deus verdadeiro. Logo, a moabita se aproximou da família de Noemi, onde tornou-se sua amiga, e foi pedida em casamento pelo seu filho Malom.

Com o passar dos anos, Elimeleque morre , assim como seus dois filhos, ficando apenas as noras e Noemi, a partir daí ela decide voltar para sua terra de origem (Belém de Judá-Israel) e dá a permissão para suas noras retornarem a casa de seus pais e encontrarem outro marido. Rute, não quis a separação e logo implorou para que a deixasse fazer companhia, pois se apagara a ela e ao Deus que elas serviam.

Com uma longa caminhada as duas chegaram à Terra prometida em tempo de colheita de cevada farta, e por estarem exaustas, Rute deixou Noemi a descansar e seguiu para o campo mais próximo a procura de alimento (era costume dos ceifeiros deixarem cereal no chão para os pobres e viúvas). Por provisão de Deus, o campo escolhido por Rute pertencia a Boaz, um parente de seu falecido sogro.

Assim que Boaz soube da história que a moça que colhia em seu campo era nora de Noemi, a recebeu com muito grado e deixou que colhesse o bastante que precisasse pois admirou-se com a atitude generosa da moça para com sua sogra e insistiu para que ela ficasse entre suas servas, logo Rute continuou a colheita levando a para Noemi que bendisse o nome do ajudador, onde alegrou-se com a notícia de que era seu parente próximo.

No fim da colheita, no último dia, Noemi aconselhou Rute para que quando Boaz se deitasse, ela descobrisse os pés dele e deitasse ao seu lado e esperasse o que ele dissesse. Ela assim fez e quando Boaz percebeu a presença de Rute, pediu-a para cobrir-se com uma capa e ela informou-lhe que ele deveria ser o seu resgatador e na manhã seguinte, sem tocá-la ,encheu a capa de cereais e despediu-a.

Sendo assim, a lei Judaica permitia que o resgatador deveria ser um parente mais próximo que comprando as terras de Noemi deveria tomar mão de Rute em casamento, mas o primeiro direito não se interessou e transferiu o direito a Boaz, que cumpriu a lei e foi o grande responsável por perpetuar a geração do Salvador Jesus, onde Rute, entrara nessa linhagem de honra por sua renúncia, obediência e devoção ao Deus verdadeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com