TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Religião

Por:   •  9/5/2017  •  Dissertação  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Religião

É difícil dizer precisamente o momento em que muitas religiões começaram, sobretudo porque suas raízes estão na Pré-História e as fontes que descrevem suas origens datam de períodos muito menos remotos. No entanto, a religião considerada como a mais antiga ainda existente é o hinduísmo, com raízes nas religiões tradicionais do subcontinente indiano e compilada nos escritos de Vedas, do século XIII a.C. Dessa tradição védica vieram não somente a religião pluralista que conhecemos hoje como hinduísmo, mas o jainismo, o budismo e, mais tarde, o sikhismo, no século XV.

Enquanto isso, outros sistemas de crença se desenvolviam no Oriente. A partir do século XVII a.C. as dinastias chinesas estabeleceram seus estados e impérios, onde surgiram religiões populares e uma devoção ancestral, que mais tarde foi incorporada nos sistemas de crenças mais filosóficos do taoísmo e do confucionismo.

No Mediterrâneo Oriental, religiões egípcias e babilônicas ainda eram praticadas quando as novas cidades-estados da Grécia e da Roma desenvolveram suas próprias mitologias e seus conjunto de deuses. Mais para o Leste, o zoroastrismo – a primeira religião monoteísta conhecida – já havia se estabelecido na Pérsia, e o judaísmo surgiu como a primeira religião abraâmica, seguido pelo cristianismo e pelo islamismo.

Muitas religiões reconhecem a importância específica de um ou mais indivíduos como fundadores de seu credo, como personificação de Deus (Jesus e Krishna) ou receptor de uma revelação divina especial (Moisés e Maomé).

As religiões no mundo moderno continuaram a evoluir junto com os avanços da sociedade, mesmo com certa relutância, e geralmente se ramificaram. Algumas religiões aparentemente novas despontaram, sobretudo nos séculos XIX e XX, mas com características evidentes de credos anteriores.

Não existe uma definição simples de religião que expresse todas as suas dimensões. Abrangendo elementos espirituais, pessoas e sociais, é um fenômeno que aparece em todas as culturas, desde a Pré-História até os dias atuais, conforme evidenciado nas pinturas das cavernas, nos costumes funerários e dos costumes de todos os ancestrais distantes e na contínua busca por um objetivo espiritual na vida.

No período Paleolítico e em grande parte da história humana, a religião serviu como forma de compreender os fenômenos naturais e exercer influências sobre eles. Assuntos como tempo, estações, vida, morte, criação, vida após a morte e a estrutura dos cosmos estavam sujeitos a explicações religiosas que evocavam desuses controladores ou um plano da realidade fora do âmbito visível, habitado por divindades e criaturas místicas. A religião era um modo de se comunicar com esses deuses por meio de rituais e rezas, essas práticas, quando compartilhadas por membros de uma comunidade, ajudaram a consolidar grupos sociais, reforçar hierarquias e criar um sentido de identidade coletiva.

Quando as sociedades se tornaram mais complexas, os sistemas de crença acompanharam essa evolução, e a religião passou a ser usada, cada vez mais como ferramenta política. Conquistas militares costumavam preceder a assimilação dos deuses dos derrotados por parte dos vencedores. Além de reinados e impérios serem apoiados por suas divindades e classes sacerdotais.

A religião atendia a grande parte das necessidades dos primeiros povos, oferecendo modelos para organizar a vida, por meio de ritos, rituais e tabus, além de servir como base para a compreensão de seu lugar no mundo. Poderia a religião, portanto, ser explicada como um mero artefato social? Muitos afirmariam que é muito mais que isso. Ao longo dos séculos, as pessoas desafiaram posições contrárias à sua fé, sofrendo perseguição e morte para defender o direito de cultuar seu (s) deus (es). E até hoje, numa era mais materialista, mais de três quartos da população mundial admite possuir algum tipo de credo religioso. Pelo que se vê, a religião é uma parte necessária da existência humana, tão importante para a vida quanto a própria linguagem. Seja como experiência pessoal – a consciência interna do divino – ou como forma de encontrar significado e sentido na vida e servir como ponto de partida para qualquer empreendimento, considerada por muitos, como fundamental para nível pessoal quanto no social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com