TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Missio Dei e vários aspectos da missão de Deus no Mundo

Por:   •  16/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO

A Missio Dei e vários aspectos da missão de Deus no Mundo.

A Missio Dei é a missão de Deus no mundo, ou seja; a compreensão bíblica e teológica de que a missão antes de ser da igreja ou dos cristãos é de Deus e é o próprio Deus quem delega a seus filhos a possibilidade de participar da missão que é primeiramente dele.

Neste sentido a missão é derivada da própria natureza de Deus e Deus é o sujeito ativo da missão. David Bosh diz em seu livro missão transformadora que “Participar da missão é participar do movimento de amor de Deus para com as pessoas, visto que Deus é a fonte de amor que envia”.

Podemos verificar o nascimento de “missões” nas escrituras sagradas em Gêneses 3.15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Depois da queda do homem, Deus fez a promessa de enviar aquele que reconciliaria seu povo com Ele. E ele cumpre a sua promessa em Jesus, como mostra João “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16.

A Bíblia diz que Deus amou o “mundo”, neste caso “mundo” não significa apenas os homens, mas a totalidade das coisas criadas. A missão de Deus no mundo é muita ampla e não envolve apenas a humanidade, mas toda a criação. A bíblia também diz em Romanos 8.22 “Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto”, a partir destes textos é possível perceber claramente que a queda do homem afetou a totalidade da criação e que para entender a “missio Dei” é necessário entender as várias dimensões desta missão. Para isso é necessário voltar a Genesis e entender o princípio da criação e queda.

Em Genesis Deus estabeleceu uma aliança com sua criatura amada, criada à Sua imagem e semelhança. Neste “pacto” da criação três mandatos o Senhor Deus deu ao homem. Mandato é uma ordem, uma delegação, uma autorização ou procuração que alguém dá a outrem para, em seu nome, praticar certos atos. Os três mandatos são: Espiritual, social e cultural.

O mandato espiritual é a resposta da humanidade ao relacionamento que Deus estabelecera entre si próprio e os portadores da sua imagem. Após a queda do homem esta dimensão foi duramente afetada o que implica que o mandato espiritual está incluído na missão de Deus.

O mandato social pôde ser dado porque Deus criou a humanidade como macho e fêmea. Deus ordenou a união do homem e mulher como uma só carne, a fecundidade, multiplicação e o enchimento da terra. Neste caso o mandato social é a expressão da pluralidade da própria trindade santa quando Deus ao formar o homem em Genesis 1.26 diz: “Façamos o homem a nossa imagem conforme nossa semelhança”. Esta dimensão no relacionamento de Deus com os homens e dos próprios homens entre si foram afetados o que inclui a dimensão social e a preocupação social dentro da missio Dei e consequentemente dentro da missão da igreja.

O mandato cultural envolve a “vice-gerência” do homem sobre o cosmos. Era para o homem desenvolver e manter tudo aquilo que havia sido criado por Deus. Através deste mandato, Deus colocou a humanidade em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com