TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Cultura Secular

Artigos Científicos: A Nova Cultura Secular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

A NOVA CULTURA SECULAR

A palavra que melhor descreve a tendência dominante em nosso mundo atual é secularização. Essa palavra implica, cada vez mais, que a vida do homem está se emancipando do interesse pela religião, e conseqüentemente, do poder da autoridade da Igreja. Uma área após outra: saúde, educação, política, todas foram secularizadas. À vista disso, não é surpreendente que cristãos estão sendo, cada vez mais, levados a considerar a secularização com um inimigo a ser combatido. A seus olhos, é a manifestação moderna dos antigos adversários do cristianismo, como paganismo e apostasia. Não devemos esconder que o que temos denominado secularização é um fenômeno completamente novo na história humana, O termo secularização é derivado da palavra latina saeculum que significa um período longo de tempo, e, em particular, a era ou período da história pertencente ao presente. Quando uma era ou saeculum terminava, esperava-se ser seguida por outra, que podia, claro, ter características muito diferentes. Modernamente, o termo saeculum passou a significar “o mundo desta era”, isto é, o mundo presente. No uso cristão, com o passar do tempo, encontramos a palavra 'secular' sendo usada para descrever o mundo tangível e visível; em contraste com o outro mundo, o sobrenatural, invisível, que é o mundo da eternidade. A cristandade medieval estava sujeita a uma tensão dualística entre o 'secular' e o 'religioso' o 'temporal' e o 'eterno', que se tornou evidente em muitos aspectos.

Durante a Idade Média, os dois mundos de interesses estavam, teoricamente, em um feliz estado de complementar cooperação e respeito mútuo à legítima autoridade do outro. Na prática, isso era um estado de trégua, que eventualmente podia ser quebrado quando um ou outro se tornava dominante. Mas, da Renascença em diante, os interesses do mundo secular têm, passo a passo e vitoriosamente, se emancipando dos interesses do mundo religioso, e ao mesmo tempo, têm aumentado, em número e em diversidade, as perseguições seculares. Examinemos o exemplo da educação. Na Europa A teologia era vista como o centro de todo saber. Nas universidades mais antigas, a Faculdade de Teologia ainda ocupa lugar de honra. A erudição começou no temor do Senhor, mas estendeu-se a todas as áreas de investigação que interessam à humanidade. O conceito da universidade era que ela deveria trazer juntas todas as atividades acadêmicas; e dar ao homem uma educação universal completamente equilibrada e totalmente ampla. A teologia era a rainha das ciências, mas, posterior e gradualmente, desenvolveu-se como uma disciplina individual.

Da Renascença em diante, as jovens ciências lutaram para tornarem-se independentes, e posteriormente, com o vigor da adolescência, libertaram-se da restrição teológica e do controle eclesiástico. A mãe Igreja era muito lenta ao reconhecer o real valor destas jovens rebeldes que frutificaram nos lugares de origem do saber, fundados para a glória de Deus e defesa da verdadeira fé. Pelo décimo nono século estavam sendo fundadas universidades que não tinham Faculdade de Teologia, propriamente. Algumas delas tinham constituições que declaravam ser instituições puramente seculares, e que nenhum assunto religioso poderia ser adotado. As universidades mais antigas começaram a abolir o conhecimento bíblico nos exames de ingresso e também a necessidade de assentimento às doutrinas cristãs, como requisito para a matrícula ser possível.

A mesma tendência de secularização pode ser vista na educação em geral. A Igreja foi, em grande parte, pioneira na alfabetização e educação para todos. Da Reforma em diante, a disponibilidade do Bíblia no vernáculo, em países protestantes, foi um incentivo adicional para tornar-se instruído, bem como a Escola Bíblica Dominical. Até o Século XX, a educação, principalmente a primária, era simbolizada muito consideravelmente através do estudo da Bíblia. A educação primária e secundária tornou-se, desde então, crescentemente secularizada, com o Estado assumindo cada vez mais o comando. Nenhum ensino religioso ou bíblico era dado, de forma alguma, fora de fronteira religiosa. A grande herança do conhecimento, disponibilizada pelas ciências e pela moderna "explosão de conhecimento", determina o moderno padrão e conteúdo da educação. O adolescente médio de hoje está sendo moldado, através da educação, para assumir seu lugar na sociedade secular como um homem secular – transformando o que pensam sobre o Mundo e a vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com