TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Introdução ao Antigo Testamento

Por:   •  14/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

SEM. TEOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO - SETERJ

AVALIAÇÃO: Introdução ao A.T - Pentateuco

Nota:         NOME:

DOCENTE: Prof. Me. Carlos André Mariano de Oliveira

Orientações gerais:

Faça a prova tranquilamente, consulte o conteúdo que lhe foi transmitido durante o módulo, sua memória e o seu material e traga a resposta na próxima aula. Você pode utilizar uma folha anexa para as respostas, apenas será necessário que ela esteja grampeada juntamente com a folha de prova.

Escolha cinco entre as seis questões da prova, cada uma delas valerá 2,0 pontos, caso faça as seis questões, a de menor nota será desconsiderada.

[pic 1]

Questão 1: O livro de êxodo nos traz o aparecimento de Deus para Moisés e a manifestação de diversos sinais da parte do Senhor. Os sinais mais conhecidos são as chamadas “dez pragas” do Egito. Comente sobre a importância das pragas para a comunicação do propósito de Yaweh.

Questão 2: Os dez mandamentos são conhecidos em todo o mundo a partir do relato bíblico. Fale sobre sua importância para a comunidade israelita e posteriormente para o cristianismo.

Questão 3: O livro de levítico fala sobre a importância da santidade. Cite e explique uma passagem do livro que demonstre essa valorização da santidade.

Questão 4: O serviço religioso em Israel era função específica dos sacerdotes e dos levitas. Dentre as suas atribuições, estava a de oficiar os sacrifícios. Cite e comente sobre dois tipos de sacrifício constantes no livro.

Questão 5: A narrativa bíblica traz uma tentativa de “maldição” sobre os Israelitas, feitas por um profeta mesopotâmico chamado Balaão. Deus não permite que seu povo seja amaldiçoado, mas ainda assim a maldição recai sobre eles. Discorra sobre como o pecado pode nos impedir de experimentar a proteção e o cuidado de Deus.

Questão 6: O grande personagem do pentateuco é Moisés. Foi líder, profeta, intercessor, entre outras funções que poderíamos mencionar. Discorra sobre como Moisés pode ser referencial de liderança em sua vida e ministério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (768.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com