TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A) Qual O Objetivo Da Contabilidade? A Contabilidade é, Objetivamente, Um Sistema De Informação E Avaliação Destinado A Prover Seus Usuários Com Demonstrações E Análises De Natureza Econômica, Financeira, física E De Produtividade, Com Relaçã

Trabalho Escolar: A) Qual O Objetivo Da Contabilidade? A Contabilidade é, Objetivamente, Um Sistema De Informação E Avaliação Destinado A Prover Seus Usuários Com Demonstrações E Análises De Natureza Econômica, Financeira, física E De Produtividade, Com Relaçã. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 6

a) Qual o objetivo da Contabilidade?

A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

b) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da

Contabilidade?

A contabilidade torna-se importante a partir do desenvolvimento econômico.

c) Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.

São pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade

Usuários internos: proprietários e administradores de todos os níveis da entidade.

Usuários externos: acionistas e investidores; emprestadores em geral (bancos, fornecedores); entidades governamentais (fisco) e outros.

Cada usuário possui um interesse diferenciado nas informações da Contabilidade. A seguir, alguns exemplos.

Sócios, Acionistas e Proprietários de Quotas Societárias de Maneira Geral:

Essas pessoas, interessadas primariamente na rentabilidade e segurança de seus investimentos, que muitas vezes se mantêm afastadas da direção das empresas, necessitam de informações resumidas que deem respostas claras e concisas a suas perguntas.

Exemplo:

Qual a taxa de lucratividade proporcionada a seu investimento em ações ou quotas-partes da sociedade?

Será que a empresa continua a oferecer, a médio e longos prazos, perspectivas de rentabilidade e segurança para seu investimento?

Existe alguma alternativa mais adequada para seus investimentos?

Normalmente, relatórios elaborados pela Contabilidade e esclarecimentos prestados pela Administração por ocasião das assembleias ou reuniões de sócios realizadas algum tempo após o encerramento dos exercícios são suficientes para responder tais perguntas.

Administradores, Diretores e Executivos dos mais Variados Escalões:

O interesse nos dados contábeis dessas pessoas atinge um grau de profundidade e análise, bem como de frequência, muito maior do que para os demais grupos. De fato, são eles os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada entidade a que pertencem. Tais decisões visam principalmente ao futuro, mas, para se preparar para agir no futuro, é necessário não apenas conhecer detalhadamente o que aconteceu no passado, como também o que está acontecendo no momento.

Note-se que as informações fornecidas pela Contabilidade não se limitam, como julgam muitos, ao Balanço Patrimonial e à Demonstração do Resultado do Exercício. Além dessas demonstrações básicas e finais de um período contábil, a Contabilidade fornece aos administradores um fluxo contínuo de informações sobre os mais variados aspectos da gestão financeira e econômica das empresas.

Alguns autores, chegam a distinguir dois grandes ramos ou ênfases pelos quais a Contabilidade pode desempenhar seu papel informativo. A Contabilidade Financeira, cujos relatórios finais básicos são o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício, a Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e os Fluxos de Caixa, teria maior utilidade ou visaria mais diretamente aos agentes econômicos externos à empresa, assim como os sócios desligados da direção, ao passo que a Contabilidade Gerencial, mais analítica, incluindo em seu campo de atuação também a Contabilidade de Custos, visaria primariamente à administração da empresa.

Bancos, Capitalistas, Emprestadores de Recursos

Para estas entidades e pessoas, o interesse está na rentabilidade e segurança de seus investimentos, necessitam de informações resumidas que forneçam respostas claras as suas perguntas.

As perguntas são mais ou menos parecidas às formuladas pelos sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral, com a diferença de que o interesse destes às vezes vai algo além do puro escopo de retorno, estando associadas também razões sentimentais, profissionais e de pioneirismo em seus investimentos.

Quando a empresa opera em prejuízo ou começa a operar ineficientemente, é muito provável que os sócios continuem a investir nela seus capitais na esperança de uma melhoria (isto é um tanto mais verídico à medida que existir maior ligação entre as figuras dos sócios e dos administradores, principalmente nas médias e pequenas empresas), ao passo que os emprestadores de recursos, cuja única finalidade é a rentabilidade e segurança de retorno de seus investimentos, serão os primeiros a abandonar o barco em perigo de naufrágio.

Basicamente, todavia, o nível, a quantidade e, principalmente, a qualidade da informação requerida são parecidos, com maior ênfase para os fluxos financeiros, no que se refere aos emprestadores de recursos em geral.

Governo e Economistas Governamentais

As repartições e os economistas governamentais têm duplo interesse nas informações contábeis.

Em primeiro lugar, baseando-se frequentemente em tais informações é que se exerce o poder de tributar e arrecadar impostos, taxas e contribuições. Isto é especificamente verdadeiro no caso da maioria das empresas, cujo imposto de renda é taxado a partir dos balanços, embora alguns ajustes tenham que ser feitos ao lucro contábil para se apurar o lucro tributável.

Em segundo lugar, os economistas encarregados de análises globais ou setoriais de nossa economia interessam-se pelos dados contábeis das diversas unidades microeconômicas, os quais, convenientemente agregados e tratados estatisticamente, podem fornecer bases adequadas para as análises econômicas

d) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis: são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante.

Bens intangíveis: são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, etc.

e) O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens: São objetos que satisfazem a necessidade da empresa, possuem valor econômico podendo ser tangíveis (físico, exemplo Casa, Carro...) e intangível (algo que não existe fisicamente um exemplo seria marcas de empresas).

Direitos: São valores a empresa tem para receber de terceiros. As contas seguem com a denominação à receber.

Ex: cheque à receber.

Obrigações: São valores que a empresa tem para pagar à terceiros, as contas seguem com a denominação à pagar.

Ex: Cheques à pagar.

f) Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.

COMPOSIÇÃO

O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

Passivo: compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

Patrimônio Líquido: compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

g) Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos

Contas Patrimoniais:são aquelas contas que representam o Ativo (indica a existência de Bens e Direitos) e o Passivo (indica a existência de Obrigações e Patrimônio Líquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os prejuízos acumulados). São essas contas que representam o Patrimônio da empresa, através do Balanço Patrimonial.

Contas de Resultado: São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo).

São acontecimentos que modificam a situação líquida da empresa e representam variações no Patrimônio da entidade. Estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem que o resultado do exercício seja apurado.

h) Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?

Se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

i) Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil?

Explique.

j) O que se entende por capital de terceiros? Explique.

...

Baixar como  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »