TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia Do Antigo Testamento

Por:   •  17/6/2023  •  Bibliografia  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

JOZIANA DE AVELAR DE SANTOS

TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO

CATALÃO (GO) 2022


JOZIANA DE AVELAR DE SANTOS

TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO

João Batista – Síntese Biográfica

Trabalho apresentado ao componente                                 curricular Teologia do Antigo Testamento ( 2º ano); do Instituto Teológico Quadrangular, da cidade de Catalão, para obtenção de nota parcial para aprovação no referido componente curricular.

Prof. Marcos Mendes

CATALÃO (GO) 2022

JOÃO BATISTA – SÍNTESE BIOGRÁFICA

INTRODUÇÃO

       O presente trabalho pretende expor sobre vida e obra de João Batista, o profeta precursor de Jesus, veio para preparar o caminho para Aquele que nos  traria a salvação “O Messias”. João Batista  “a voz que clama no deserto”  profetizado pelo profeta Isaías ( Is. 40.3) pregava o arrependimento dos pecados, o reino dos céus, e o batismo pelo Espírito Santo.

DESENVOLVIMENTO  

1 - Nascimento 

       João Batista nasceu em aproximadamente 7 A.C, filho do sacerdote Zacarias e Isabel prima de Maria mãe de Jesus. Seu nascimento fora anunciado pelo anjo Gabriel à   Zacarias enquanto este estava cumprindo suas funções sacerdotais no templo. Gabriel anuncia a Zacarias o nascimento de um filho, bem como o nome que o menino deveria ter e como deveria ser ensinado e educado, Zacarias recebe esta Boa Nova com medo e incredulidade, vindo a ser sentenciado pelo anjo a ficar mudo e surdo até que o menino nascesse, e só voltaria a falar,  quando na cerimônia de escolha do nome de João Batista.

       Antes de seu nascimento no ventre de sua mãe, João Batista fica tomado do Espírito Santo, quando Maria visita Isabel, João salta no ventre de sua mãe por conta de estar ali o Messias.

2 – O ministério de João Batista

       Segundo (Lucas 1.8) João Batista vai para o deserto da Judeia,  vivia de forma simples; suas vestes eram de couro de animal, se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. Alguns autores (estudiosos) afirma que possivelmente João Batista possa ter tido contato com um grupo de essênios, grupo separatista judaico que seguia a lei com rigor e viviam em reclusão, devido a isto João Batista ser duro nas palavras, e não muito envolvido com o meio social ( viver no deserto).

       Tão logo que iniciou seu ministério profético, João Batista começou a ser grandemente reconhecido como o pregador do arrependimento. Por isso um grande número de judeus se reunia para ouvi-lo.

                                                                       

        A mensagem de João Batista era dura, mas necessária. Ele se posicionou de forma radical contra as normas judaicas e condenou os fariseus e líderes religiosos da nação como sendo uma “raça de víboras”. Para João Batista, apenas ser descendente de Abraão não bastava; era necessário um recomeço um arrependimento genuíno (verdadeiro). Assim ao se arrependerem, muitos receberam dele no rio Jordão o batismo do arrependimento, ao confessarem seus pecados. Anunciava claramente que ele apenas estava servindo de arauto para o Messias que estava às portas. João também avisava que enquanto ele batizava com água, viria após ele Alguém que  batizaria com Espírito e com fogo. Isso significa que não haveria meio termo, o Messias traria salvação e juízo.

3 - João Batista e o batismo de Jesus

       Jesus estava entre aqueles que receberam o batismo de João. A Bíblia relata que foi Jesus quem pediu para ser batizado. João Batista reconheceu claramente que Ele era aquele que estava sendo anunciado em sua pregação (Mateus 3:13-15), foi nesse mesmo momento também que, de forma sobrenatural, o Espírito Santo desceu sobre Jesus e ouviu-se uma voz do céu dizendo: “Tu és o meu filho amado; em quem me comprazo” (Marcos 1:10,11).

4 – A morte de João Batista

      Herodes Antipas levanta suspeitas João Batista  o líder de um tipo de movimento popular que poderia ter consequências imprevisíveis, sobretudo políticas em seu governo. Herodias, esposa de Herodes, ficou enfurecida com João Batista por ele ter denunciado a ilegalidade de seu casamento com Herodes. Por esse motivo ele acabou sendo aprisionado na fortaleza de Herodes na Transjordânia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (193.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com