TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA APOSTILA: TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO

Por:   •  10/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 3

TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO

RESUMO

ALUNO WELLINGTON  KUROTAKE

2° ANO

Curitiba, março de 2020


RESUMO DA APOSTILA: TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO

Os próprios escritores dos últimos livros escritos da Bíblia, usaram os textos mais antigos para escreve-los.
Matinho Lutero foi na idade Média o grande responsável por trazer a autoridade e os estudos da Bíblia acima das autoridades religiosas da época. Johann Philipp por ocasião dos estudos da Bíblia, diferenciou a teologia bíblica da teologia dogmática.
A teologia do A.T. discute a revelação de Deus aos profetas e a relevância dela para a teologia cristã. Já história da religião de Israel trata do desenvolvimento religioso do povo de acordo com a sequencia cronológica dos seus períodos históricos e de suas influencias religiosas.

Deus se apresenta e é apresentado no AT com seus diversos nomes, entre eles Iavé (6.700 x) e Elohim (2.700 x). Observamos que os seus ‘’nomes’’ estão ligados à sua existência.
O AT mostra que o Espirito de Deus esteve presente na obra da criação e é Ele que guia o homem naquilo que ele deve fazer diante de Deus.

A eleição de Deus com o povo de Israel exigia deles santidade, devoção e cumprimento do propósito de Deus em fazer do povo de Israel ser a fonte redentora para o mundo.
A aliança de Deus com o seu povo, trazia consigo a herança de benção aos que tinham sobre tudo fé e guardavam os seus mandamentos. A base da aliança é o amor divino.  
Os profetas Isaias, Ezequiel e Jeremias mencionam a nova aliança, e esta aliança é para a plenitude dos tempos, uma aliança eterna. Esta aliança se tratava do sangue de Jesus, o sangue da nova aliança para remissão de pecados.

Nós os seres humanos fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Para Severa, o homem tem cinco aspectos da imagem de Deus, são eles: aspectos morais, espirituais, racionais, relacionais e aspectos físicos.
A Bíblia levou 1500 anos para ser escrita, e foi desta forma progressiva que Deus revelou a si, seus planos, suas verdades e a sua vontade. Isso influenciou os personagens do AT no entendimento do mal, pois os mesmos não tinham uma noção clara e objetiva da existência do mal, pois Deus ainda não havia revelado a eles. Dessa forma, todo sobrenatural acontecido, seja ele bom, seja ele mau, era atribuído a Deus.

Observamos no AT que a eficácia do sacrifício foi erroneamente usada pelo povo, usando-o para cancelar o pecado. Porem Deus levantou profetas para mostrar ao povo que o sacrifício era um símbolo daquilo que estava em seu interior, e que a salvação vinha senão pela fé.
Para os Hebreus, a morte era algo mal, um terror, ela era o oposto da vida. O Sheol, era onde após a morte física as almas iam. No AT não se fazia distinção de bons e maus, todos iam para o mesmo lugar no Sheol. Porem Jesus explica que o Sheol tem dois lados: o ceio de Abraão, onde estão os bons, e o inferno, onde estão os maus, sendo atormentados no castigo eterno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com