TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história de José é relatada em Gênesis 37 ao 50.

Por:   •  4/12/2016  •  Monografia  •  4.802 Palavras (20 Páginas)  •  5.271 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

              O personagem bíblico abordado será José, um jovem que teve um caráter e uma fé onde agradava o coração de Deus. Podemos destacar quem em todo tempo José tomava um rumo diferente de seus sonhos, onde pareciam em que as circunstancias pioravam cada vez mais. Ele passou pela cova, pela escravidão, pela acusação de adultério e pela prisão e mesmo assim sua fé foi inabalável. Cada tribulação fazia com que ele chegasse mais perto do lugar aonde deus queria o levar.

          Os sonhos que José teve eram revelações e promessas que Deus tinha na vida dele. Deus tem um propósito em nossas vidas, e precisamos ter fé para esperar o tempo para esse propósito se cumprir. A fé é à base de tudo, pois ”sem fé é impossível agradar a deus” (Hb:11-6).

“Às vezes Deus de fato conduz seus filhos ao sofrimento. Mas isso sempre acontece para que, por meio do sofrimento, ele possa produzir um bem maior" (Lawrence Richards, Comentário Bíblico do Professor). “

   

          A história de José é relatada em Gênesis 37 ao 50.

          Em sonhos Deus colocou em seu coração que ele seria grande e que reinaria sobre seus irmãos e sobre toda a sua família.

CAPITULO 1

A HISTÓRIA DE JOSÉ

     José era o 11º filho de Jacó, e o primeiro filho de Raquel (a qual era a mulher mais amada por Jacó).  Quando Jacó conheceu Raquel, que era sua prima, pediu sua mão em casamento, mas Labão pediu que ele trabalhasse por sete anos sem salários, antes que pudesse se casar. Na noite do casamento, Labão entregou sua filha Léia, e disse que se Jacó quisesse Raquel, teria que trabalhar por mais sete anos.

     

      José era um jovem de dezessete anos, cuidava das ovelhas e das cabras, junto com os seus irmãos, os filhos de Bila e de Zilpa, que eram mulheres do seu pai. José contava ao seu pai tudo que os seus irmãos faziam e assim ele era odiado por seus irmãos porque seu pai o tratava diferente dos outros. Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos e mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas deixando os irmãos de José com mais ódio ainda.      

     

      Essa rivalidade aumentou quando José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. José havia sonhado que toda a família juntava trigo em feixes, quando os feixes dos seus familiares se curvaram diante do feixe de José. Como se não bastasse José teve outro sonho onde o Sol, a Lua e onze estrelas se curvavam diante dele.

                                                                        “- E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?” - Genesis 37:10

     

       A mensagem que estava nesses sonhos era muito clara: José governaria sobre todos de sua família, e todos se inclinariam diante ele. Enquanto seus irmãos o invejavam e sentiam mais ódio dele, seu pai guardava todas aquelas palavras em seu coração.

   

       O que havia no coração de seus irmãos era sentimentos de ciúmes, de ódio, e vingança. Eles não suportaram ver que o irmão tinha vestes boas, e nem conviver com a ideia de que um dia tivessem que se curvar diante dele. O ciúme e o ódio por não ser o centro das atenções de seu pai causaram um grande sofrimento na família.

   

      E assim certa vez, Jacó enviou José a seus irmãos que estavam no campo cuidando dos animais. Quando eles avistaram José, planejaram tirar-lhe vida e disser ao pai que ele havia sido morto por um animal. Mas Rúbem, o irmão mais velho, não deixou , propôs aos irmãos que o colocassem dentro de uma cova. Eles assim o fizeram.

   

     Enquanto comiam, os irmãos de José viram uma caravana passando ao longe. Eram mercadores que estavam indo para o Egito. Assim, tiraram José do poço e venderam-no aos mercadores por cerca de 20 moedas de prata. Os mercadores levaram José para o Egito e o venderam como escravo para um oficial de Faraó. Os irmãos de José mataram um animal, rasgou as vestes de José e molharam a túnica no sangue do animal afim de que Jacó concluísse que seu filho fora morto pelo animado. 

   

       José foi levado para o Egito e foi vendido para Potifar que era um comandante da guarda de faraó. José serviu fielmente a casa de Potifar mostrando lhe um bom caráter, honestidade, lealdade e responsabilidade. Em tudo Deus fazia José prosperar e vendo isso Potifar entregou tudo o que tinha a José e lhe tornou o maioral em sua casa. Mas a esposa de Potifar seduziu José, José a recusou e ela não aceitou a rejeição e acusou a José de adultério, o que fez com que José fosse preso.

     Quando José estava preso ele interpretou dois sonhos, o sonho do copeiro e o do padeiro.

     O sonho do copeiro era: em seu sonho havia uma videira e nele três ramos e davam uvas maduras e o copo de faraó estava em sua mão e ele tomava as uvas e as espremiam no copo e dava na mão de faraó.

     E José interpretou o sonho: os três ramos são três dias e em três dias, Faraó te restituirá o seu cargo. E disse lhe para que quando o copeiro saísse dali era pra fazer menção do nome de José a Faraó.

     E assim, o padeiro também lhe contou o seu sonho: em meu sonho havia três cestos com toda sorte de pães e vinham as aves e comiam os pães em cima da minha cabeça. Então José lhe disse: em três dias, Faraó te enforcara e dará a sua carne as aves dos céus.

     Assim esses sonhos aconteceram mais o copeiro não se lembrou de José, até que um dia Faraó tivera um sonho em que sete vacas magras comiam sete vacas gordas e permaneciam magras e assim o copeiro se lembrou de José e fez menção de seu nome. José disse a Faraó que o sonho significava um período de fartura de sete anos, seguido de um período de seca igualmente de sete anos, pelo qual o Egito passaria.

     O Faraó, satisfeito com a interpretação de José, dá a ele um anel de seu dedo e o nomeia Governador do Egito. José ordena a construção de celeiros para armazenar os alimentos produzidos nos sete anos de fartura, e nos sete anos seguintes de seca, José passa a vender os alimentos a valores altíssimos para o alto Egito, conquistando assim, riquezas suficientes para comprar quase que a totalidade do território do alto Egito, e entregar a seu Faraó, um território muito maior ao final dos catorze anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com