TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Cristã Nos Dez Mandamentos L . Roberto Silvado

Por:   •  3/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES BATISTA DO PARANÁ

BACHARELADO EM TEOLOGIA

Declaração de Leitura Crítica

A Ética Cristã Nos Dez Mandamentos

L . Roberto Silvado

LUIZ DIEGO MOREIRA VALENTIM

PROFESSOR: DR. REGINALDO PEREIRA DE MORAES

Curitiba - PR

2018


Introdução

A igreja deve ter a sua vida pautada pela ética e colocá-la em prática, senão não poderá cumprir sua missão de ser SAL e LUZ.

Quando DEUS deu a Moisés os Dez Mandamentos Ele sabia que eles seriam o norteador para a vida do seu povo. "Esses mandamentos são princípios imutáveis e eternos. Eles devem ser aplicados em nossa vida para que conheçamos o que Deus tem para nós e certamente Ele quer o melhor para sua igreja” (SILVADO, 2017).

1. Um só Deus

O Senhor é o único e verdadeiro Deus. Não há outro Deus. Na atualidade, a igreja deve seguir uma conduta, de não cultuar outros deuses. Entretanto, há circunstâncias em que a igreja precisar ter muito cuidado com objetos, eventos ou pessoas por que as vezes se tornam tão ou até mais importantes do que Deus para nós. As riquezas também têm se tornado "o deus" de muitos.

2. Servir a um único Deus

A idolatria é um pecado gravíssimo. E infelizmente, há pessoas que por sua notoriedade, por seus talentos, por suas habilidades em alguma área da vida humana, tornam-se em mitos, em "super stars". Muitos acabam por idolatrá-los, mesmo que quase sem perceber. A igreja precisar ter o discernimento para não fazer dos seus líderes os seus deuses.

3. Nome acima de todo nome

O mandamento contra o uso indevido do nome de Deus ensina que a igreja não pode tomar algo que é sagrado e empregá-lo de forma indevida (em vão). Assim as pessoas não podem usar esse nome em interjeições (algo que fazem com frequência), adivinhações, piadas e, sobretudo, nem em promessas vãs ou maldições. Fazer isso seria desrespeitar sua majestade e santidade. Por isso Ele mesmo disse a Moisés como deveria ser chamado: “Eu sou o que sou”, ou ainda segundo algumas traduções “Eu serei o que sempre tenho sido” (Êxodo capítulo 3, versículos 13 a 15).

4. Descanso que não é mero lazer

Agora Cristo é o descanso da igreja. E guardamos este descanso quando deixamos nossas obras carnais e confiamos em sua obra na cruz. Este é o grande e último significado do sábado. Cristo tornou-se o passaporte para o verdadeiro sábado.

Hebreus 4:9 está dizendo: "Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus..."

5. Família é plano de Deus

O termo honrar significa tratar com importância, que indica uma atenção para além do simples sustento material, mas a lei falava também de uma reconciliação profunda dos filhos com a imagem de seu pai e de sua mãe. Devemos honrá-los e cuidá-los, pois assim o Senhor ordenou.

6. A vida humana sempre tem valor

A lei proibia expressamente o dano mais grave que se pode impor ao semelhante, o homicídio. Tudo o que precisamos fazer é praticar o plano de Deus com amor incondicional, através do perdão absoluto, "...Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo..." (Efésios 4:32).

7. Fiel até que a morte nos separe

O adultério é um pecado gravíssimo aos olhos de Deus, o Criador do casamento, do lar e da família. Na visão da igreja passa pelas lentes fortes e cristalinas da Palavra de Deus, que considera a infidelidade conjugal como vergonhosa traição aos princípios sagrados, estabelecidos por Deus para o casamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com