TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Ambição

Por:   •  27/1/2019  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

ALEXANDRO PAULO DA SILVA

3501267

ÉTICA E AMBIÇÃO CRISTÃ

Regras gerais de apresentação:

• Margem esquerda e superior: 3 cm.

• Margem direita e inferior: 2 cm.

• Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.

• Dois espaços de 1,5 cm antes e depois das seções e subseções do texto.

• Fonte tamanho 12 (excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme).

• Os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folhas distintas.

• Contagem da numeração de páginas a partir da folha de rosto (a capa não entra na contagem), porém o número, propriamente dito, deverá aparecer somente a partir da parte textual do trabalho (Introdução).

NILÓPOLIS, 2019


1 – INTRODUÇÃO        2

2 - DESENVOLVIMENTO        3

3 - CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        6


1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho visa criar um diálogo sobre ética e ambição, não ambiciona esgotar o assunto, mas sim dar uma visão simples para o entendimento de pessoas comuns, sem tanto muita instrução. Para que seja possível esta interação do conteúdo, faremos uso de pesquisas em sites e outras fontes acessíveis.

Vou seguir o seguinte roteiro para que possamos abordar de maneira clara e objetiva ambos os assuntos e assim poder entendê-los e compará-los.

O significado de ética e de ambição

Ambientação do significado na área teológica e a visão bíblica de suas aplicações

Confrontamento de ambas as partes e seus melhores aproveitamentos

E por fim, conclusão sobre como devemos agir.


2 – DESENVOLVIMENTO

Diversos campos de estudo possuem uma definição de ética, assim como a ambição possui muitas formas de se interpretar, para que não fique maçante a leitura seremos simples e daremos a definição acadêmica mais usual e logo mais pra frente abordaremos com mais conteúdo o que elas podem acrescentar e suas visões a luz da teologia.

O que é ética? “Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa ‘aquilo que pertence ao caráter’. (...) A ética pode ser confundida com lei, embora, com certa frequência, a lei tenha como base princípios éticos.”[1] Portanto, entendemos que a ética está intimamente ligada ao nosso modo de agir e pensar, como afirma acima.

Sendo a ética parte importante da nossa forma de pensar e agir, então podemos dizer que nosso caráter é criado sobre as bases éticas e morais que aprendemos e desenvolvemos ao longo da vida. A nossa ética é moldada conforme vamos aprendendo, assim podemos defini-la, cada indivíduo em sua concepção própria.

Mas e a ambição, o que significa? De acordo com o site, ambição é: “Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glória etc. Obstinação intensa para conseguir determinado propósito, vontade de alcançar sucesso.”[2] Porque será que nossa visão de ambição é tão malévola? Pode algo assim somente ter o lado ruim? Será que é errado almejar o sucesso?

A medida que crescemos e aprendemos, vamos também ambicionando, pois, a ambição é o desejo de algo que está momentaneamente fora de nosso alcance. Se pararmos para pensar, nós ambicionamos todos os dias seja qual for a forma de ambição. Podemos então desmistificar a visão deturpada que temos sobre a ambição ser algo somente ruim. Ser ambicioso nos torna vivos e assim podemos ir em busca de algo que nos motiva e faz seguir em frente.

Teologicamente falando temos visões sobre como essa dualidade se comporta no meio eclesiástico, afinal, até os discípulos tiveram suas ambições (Mc 9:33-35; Lc 22:24-27[3]). Nesta passagem Cristo ensina aos seus discípulos como deve agir, eticamente, um servo do Deus vivo. Repare que ambição vista com as lentes do cristianismo fica invertida, com sentido contrário.

Sabemos que aqueles que se lançam, incansavelmente, sobre suas ambições podem sofrer com disfunções da saúde, por conta da tensão da busca, estando sujeitos aos problemas cardíacos. Portanto, é recomendado que siga o conselho bíblico de Eclesiastes 4:1-8[4], evitando a vaidade.

A ambição pode ser entendida sobre dois pilares básicos, a ambição do ser e a do fazer. A ambição do fazer tem suas bases sobre o querer fazer algo, que pode ser para benefício próprio ou de outros, geralmente melhor aceita para a sociedade pois envolve menos a área do orgulho, que vamos relatar mais à frente. Como exemplo desse tipo de ambição podemos citar o desejo de acabar com a corrupção. Já a ambição de ser remete ao próprio indivíduo, intimamente ligada ao orgulho e satisfação pessoal, como, por exemplo, ser muito famoso. Em todas as questões a Bíblia nos alerta sobre a ambição em Provérbios 8:13[5].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com