TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AVALIAÇÕES: AS POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

Alunas:                                              Ra:

Daniele campos oliveira                   N153717

Larissa  germano Santana               N156je6

Sarah huh                                        D307320

Marcia Resende sousa                    B921ca0

Isabelle fernandes de oliveira          D333ig1

Gabriela taketani                            D4328g6

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: AS AVALIACOES, AS POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO

São Paulo – SP

2017

Sumário

Introdução 1

Desenvolvimento2

Prova Brasil4

Saresp5

Entrevista6

Foto da escola..............................................................................................................8

Conclusão.....................................................................................................................9

Bibliografia..................................................................................................................10


INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo colocar o aluno de Pedagogia em pratica para analisar e identificar  o melhor para o sistema de avaliação externa das escolas públicas como por exemplo a implantação das provas SARESP o sistema de avaliação de rendimento escolar do estado de São Paulo e a Prova Brasil uma avaliação de características censitá ria seguida no direito na educação.

Em suma os participantes desta provas tais como  os alunos do quinto ano (antiga 4 série ) do ensino fundamental  e os alunos do nono ano  (antiga oitava série ) todos de escolas públicas urbanas e rurais  (Portal MEC).

Essas avaliações são usadas como instrumentos para definições de políticas educacionais e define a atual realidade das escolas públicas no país. 

Tais objetivos visam as seguintes competências.

  • Introduzir o aluno na prática de planejamento e realizações de entrevistas, desenvolvendo a capacidade de observação para ser discutido o impacto dessas avaliações.
  • Identificar e avaliar métodos de avaliações estudados,descrever os processos alcançados diante da entrevista realizada.
  • Articular o conhecimento científico a nossa realidade.

Com a justificativa de possibilitar o contato com a real situação da escola entrevistada Mario Reys ComendadorRede estadual de ensinovisando uma avaliação clara e objetiva do sistema de avaliação e permitindo um reconhecimento das falhas e métodos utilizados pela escola,desenvolvendo a capacidade de observar os processos de mudanças ocorridos.

Desenvolvimento

         A escola visitada foi a Escola Mário Reys Comendador situada na Zona Leste de São Paulo no bairro de Parada XV de Novembro.

É uma escola estadual com ensino regular onde há saneamento básico da rede pública, possui a organização por ciclos e há acessibilidade aos portadores de deficiência.

Sobre a infraestrutura da Escola Censo (2015) nos aponta obtém água filtrada, água da rede pública, energia da rede pública, esgoto da rede pública, lixo destinado à coleta periódica.

          Além de tal saneamento básico a Escola Mário Reys também fornece  18 sala de aulas, 89 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Funcional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta, alimentação escolar para alunos, cozinha, sala de leitura, banheiro dentro do prédio, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, despensa, almoxarifado e pátio coberto.

          Em relação ao nível sócio econômico os alunos apresentam o nível de classe média baixa.

         De acordo com a entrevista a professora do ensino médio ao responder as questões feitas durante a entrevista, aponta claramente que não há melhoria do ensino na escola por conta dafalta de recursos adequados para o estudo e investimento, e de provas dadas pelo Estado.

          Segundo o texto Educação Básica no Brasil: Políticas Públicas e Qualidade dos autores Sheila (ano) cita à respeito sobre as Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pesquisas feitas pelos próprios autores em algumas escolas públicas e privadas de tais estados para mostrar a qualidade  do ensino básico do Brasil.

Em relação à LDB os autores reforçam o objetivo dessa lei. "Com a promulgação da LDB, observou-se a ampliação da obrigatoriedade da educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e a maior responsabilização do Estado pela educação pública.

Após mais de uma década da aprovação desta Lei a autora afirma que, verificando, quase universalização deste nível de ensino.  Todavia, este aumento quantitativo em termos de acesso não implicaria em uma melhora automática na qualidade do sistema." (Educação básica no Brasil; PAG. 76 e 77)

          Apontando tal comparação com este trecho do texto com o que está acontecendo na escola em que foi visitada e entrevistada é notável que não há uma melhora por parte do Estado, como foi citado acima. Porém há o papel do educador, professor, valorizar o pessoal docente, alunos.

          Na entrevista ao responder a questão sobre como a escola poderia servir de referencial para buscar a melhoria do ensino de acordo com os resultados das provas dadas pelo Estado ao aluno, a entrevistada responde que a escola procura discutir de acordo com os resultados mais baixos, onde estão exatamente as dificuldades e necessidadesdo aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (303.9 Kb)   docx (447.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com