TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DA IGREJA EM PROMOVER A EVANGELIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS

Por:   •  5/4/2017  •  Artigo  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  3.849 Visualizações

Página 1 de 7

AS DIFICULDADES DA IGREJA EM PROMOVER A EVANGELIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS

Antonio Josimar Rodrigues Nunes

Fernando Rodrigues de Sousa

Monaliza de Sousa Sales

Antonia Cleia Alves

Resumo:

O presente estudo surgiu almeja analisar os principais desafios e perspectivas para desenvolver aquela que nos das atuais é a principal dificuldade e ao mesmo tempo, a grande missão da Igreja, a evangelização. Evangelizar é colocar efetivamente em prática a proclamação do Evangelho, quer individual, ou coletivamente, romper os confins da Terra levando os ensinamentos sagrados. Porém, disseminar a palavra de Deus nos dias atuais, no entanto, se tornou o grande desafio dos últimos dias, pois exige comprometimento, paciência e muito amor no que se faz.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. (BÍBLIA, 2002, Mc. 16.15-16).

Palavras chave: Evangelização; Igreja.

1- INTRODUÇÃO

Nosso principal objetivo, é discutir as mais diversas dificuldades da Igreja em evangelizar os diferentes tipos de classes, crianças, jovens e adultos. Já quem cada uma delas apresenta suas dificuldades características de sua faixa etária, classe social, etc.. Evangelizar é transmitir a fé, por meio da palavra de Deus. O processo de evangelização, as vezes, leva tempo para surtir efeito, porém é uma responsabilidade que a Igreja de Cristo não pode deixar de lado, afinal, é mandamento de Jesus Cristo, levar a palavra a tempo e a fora de tempo. Ao mesmo tempo, é uma expressão de amor da Igreja, que sai do comodismo dos templos e caminha até as almas carentes de Deus.

Evangelismo de massa ou coletivo, como o nome já indicada, é aquele que visa alcançar o indivíduo no grupo, seja esse grupo grande ou pequeno. Naturalmente, sempre o evangelismo terá como objetivo alcançar o indivíduo. O trabalho do Espírito Santo na conversão é sempre individual. No caso do evangelismo de massa, o trabalho evangelizador atinge o grupo para atingir os indivíduos. (FERREIRA, 1990, p. 103).

2 – EVANGELIZAÇÃO COM CRIANÇAS

Nos dias atuais, são muitas as dificuldades de evangelizar as crianças. Não importa se residem nos grandes centros urbanos ou nas menores cidades, se são ricas ou pobres, todas tem o seu grau de dificuldade.

Aqueles que deveriam ser os maiores protagonistas nessa evangelização, os pais, falando de Deus, lendo a Bíblia Sagrada em casa para seus filhos, levando-os a igreja e encaminhando-os desde pequenos nos caminhos do Senhor, de fato, a grande maioria não o faz. Já diz Bíblia no livro de Provérbios: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Pv. 22.6)

Na maioria dos casos, a própria família contribui para que a criança cresça distante de Deus. Outro fator importante, a tecnologia, que também poderia ser um meio muito importante de evangelizar, pouco é aproveitada. As emissoras de TV, exibem conteúdos que pouco trazem proveito espiritual, ou seja, que tragam boas influencias para a vida cristã de nossas crianças. Hoje em dia, a cabeça das crianças guardam tantos “lixos”, ouvidos nas ruas, vistos na TV, na internet, que não tem lugar para ouvir e guardar os ensinamentos de Deus, e quando ouve, não dá a mínima atenção, pois já está seduzido pelas coisas que o mundo oferece. É difícil fazer eles acreditarem, amarem e respeitarem, obedecerem um ser supremo, que até então, eles não conhecem, e não o veem.

Convencer as crianças a receberem verdadeiramente os ensinamentos de Cristo, baseadas na mensagem simples do evangelho, deve ser a nossa maior preocupação. Disse Jesus: “Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus” (Mt 19.14).

3 – EVANGELIZAÇÃO COM ADOLESCENTES

O mundo jovem tem vários atrativos para aqueles que querem desfrutar dos prazeres e das aventuras que a vida oferece. Como a vida cristã requer renúncia e sacrifico, nem todos estão dispostos a trilhar o caminho de Cristo, assim cresce em todo o mundo o número de jovens sem fé ou religião.

A revista A Sentinela diz:

“Quatro exigências: Jesus Cristo identificou uma primeira exigência...levando em consideração...os propósitos e Deus referentes à terra e ao papel de Cristo como rei da terra...muitos acharam a segunda exigência mais difícil. É obedecer às leis de Deus, sim ... uma terceira exigência é que estejamos associados ao canal de Deus, sua organização. A quarta exigência é está associado a ele com lealdade. (A Sentinela, 1983, p. 12).

Tendo em vista que os jovens não mostram muito interesse em obedecer as leis de Deus e de se associar a Ele com lealdade, não fazem caso das escrituras sagradas e não as seguem, faz-se necessária uma rápida intervenção evangelística da parte da igreja para trazer esses jovens, adolescentes a Cristo.

Embora as dificuldades sejam grandes, uma vez que a “concorrência”, como as drogas licitas e ilícitas, a prostituição, o vícios e muitos outros, o evangelismo deve ser feito por pessoas capacitadas. Mais até do que uma “simples” evangelização, deve-se ir além, e ser organizado e executado um trabalho missionário, com todos os jovens, adolescentes, trazendo-os desde cedo a fé cristã, fazendo assim com que eles tenham conhecimento sobre a palavra de Deus.

Para isso é preciso cautela, sabedoria e paciência. Não se convence alguém do pecado, do juízo e da justiça, assim do dia para a noite, é claro que haverá resistência, portanto, os ministros do evangelho, devem estar aptos a serem mais persistentes do que aqueles que serão evangelizados. Pois esse trabalho é um combate espiritual contra as hostes das trevas, cuja vitória depende do poder do Espirito Santo. Um evangelista pregador do evangelho, é um ganhador de almas, é a imagem do semeador, que não tem resultados prontos, portanto deve semear e cuidar para que essa semente venha a germinar e posteriormente dar frutos.

Inicialmente a pessoa é tomada de conflitos interiores. Os conflitos são inevitáveis porque o pecado, que faz parte da natureza humana, sempre reage a qualquer motivação divina. E as motivações divinas estão sempre batendo no ser humano, que motivação seja pela mensagem proclamada, quer pela influência de algum crente, quer por leituras que a pessoa faz, quer por certas experiências de pessoais, e até por simples reflexão. (FERREIRA,1990, p.82).

Para se obter um bom resultado de evangelismo com essa geração jovem, que tem tudo em suas mãos, onde as oportunidades mais diversas são apresentadas a eles, é necessário ter confiança, e perseverança com oração e muitas vezes com lágrimas se necessário pois, “Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos.” (BÍBLIA, Sl. 126.6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com