TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FORMAS DE DISCIPULADO NO ANTIGO TESTAMENTO E NA ÉPOCA DE JESUS

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  7.275 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR - ITQ

EDUARDO MAGNO CALIXTO DE SOUSA

FORMAS DE DISCIPULADO NO ANTIGO TESTAMENTO E NA ÉPOCA DE JESUS

Trabalho apresentado à disciplina Discipulado do curso Livre em Teologia, Unidade Teológica Pastoral Jardim Industrial (MG/045), Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial da disciplina do Professor: Maurício.

CONTAGEM, 2017

SUMÁRIO

1 DISCIPULADO NO ANTIGO TESTAMENTO        3

2 DISCIPULADO NA ÉPOCA DE JESUS        4

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        5

CONTAGEM, 2017


1 DISCIPULADO NO ANTIGO TESTAMENTO

O discipulado é a maneira bíblica para a edificação da igreja. Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja” (Mateus 16.18), e o modelo que Ele praticou foi treinando seus discípulos para que estes treinassem outros; é dessa forma que sua igreja chegou onde está hoje. Paulo disse para Timóteo, seu discípulo, que transmitisse aos outros aquilo que tinha lhe ensinado (II Timóteo 2.2). Assim a igreja foi estabelecida, perdurou através dos séculos, e está conquistando o mundo para o Reino de Deus.

No Antigo Testamento, os representantes da autoridade divina eram os reis, sacerdotes e profetas. Os reis eram sucedidos por uma linhagem real, os sacerdotes por uma linhagem sacerdotal e os profetas, porém, eram levantados por Deus aleatoriamente de acordo com a vontade divina. Alguns profetas eram sucedidos por seus discípulos, como é o caso de Elias e Eliseu.

A ideia de discipulado vem do Antigo Testamento: um discípulo assentava-se aos pés de seu mestre para receber as instruções para sua missão de vida. O mestre repassava os seus conhecimentos e também a sua experiência, e o discípulo, por sua vez, desenvolvia tudo o que aprendia.

O termo “discípulos dos profetas” é muito comum no Antigo Testamento. Esta expressão aparece constantemente no livro de I e II Reis, especialmente porque Eliseu, discípulo de Elias, resolveu fundar e estruturar uma escola de profetas em Israel. Os discípulos dos profetas não só se assentavam em cadeiras da escola para aprender, mas também eram enviados para exercerem seu ofício de profeta em outros lugares, como vemos em alguns textos (I Reis 20.35; II Reis 2.3, 5, 7, 15; II Reis 4.1, 38; II Reis 5.22; II Reis 6.1; II Reis 9.1; Amós 7.14).

As funções dos discipuladores e discípulos eram distintas. Davi estabeleceu uma escola de músicos e cantores que tinham vários mestres da música como ASAFE, JEDUTUM E HEMÃ, os quais tinham seus discípulos que eram aprendizes, “discípulos dos cantores e músicos”, e assim  se reproduziam na futura geração de músicos e cantores.


2 DISCIPULADO NA ÉPOCA DE JESUS

Sendo assim, os evangelhos revelam que “discípulo” implica uma ligação mais profunda com “mestre” se comparado ao uso moderno das palavras “aluno” e “estudante”. Discípulo não se assenta aos pés do mestre e aprende, na verdade se compromete ao ensino do mestre. Ele implica não apenas aprender o ensino, mas a aceitação dele, dedicando-se ao mestre, aderindo ao seu ensino e ao estilo de vida devida do mestre. Portanto, palavras como “adepto” e mesmo “aprendiz” devem ser acrescentadas para completar o significado de discípulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com