TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE EM SALA DE AULA

Por:   •  5/10/2015  •  Abstract  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE EM SALA DE AULA

DELCIMAR LELES CARVALHO – Biomedicina 2º Semestre

Prof.ª Luciana

  1. Defina a profissão de Biomédico.

Biomédico é um profissional da saúde de nível superior com a capacidade técnica e gerencial ao diagnóstico, gerenciar, coordenar, avaliar, controlar a execução dessas atividades, atuar em pesquisas como membro ou líder do projeto e lecionar no superior e profissionalizante de 1º e 2º graus.  

2- Quais são as atribuições típicas do Biomédico?

Realizar análises clinico-laboratoriais assinando os respectivos laudos, realizar análise físico-química e microbiologias de interesse para o saneamento do meio ambiente, realizar serviços de diagnósticos por imagem, excluída a interpretação, atuar, sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado e planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional.

 

3- Quais são os macro campus de atuação do Biomédico?

Os macro campus de atuação do Biomédico são o apoio operacional ao diagnóstico a pesquisa, investigação e ensino.

4- O que é e para que serve o CRBM e o CFBM?

O CRBM significa Conselho Regional de Biomedicina e CFBM significa Conselho Federal de Biomedicina e são conselhos criados para fiscalizar o exercício da profissão e tem como objetivo disciplinar, orientar e fiscalizar Biomédico.

5- O que é infecção?

Infecção é a invasão e a multiplicação de microrganismos dentro ou nos tecidos do corpo, produzindo sinais e sintomas é também uma resposta imunológica a reprodução desses micróbios produzindo lesões nos hospedeiros, ou seja por competirem como o metabolismo endógeno, seja por causarem lesões celulares devidas as toxinas produzidas pelo microrganismo ou pela multiplicação intracelular.

6- Porque ocorrem surtos de doenças infecciosas?

Ocorrem por vários fatores, algumas bactérias desenvolvem resistências aos antibióticos, alguns microrganismos apresenta linhagem diferente, vírus resistentes aos anti-viróticos, novos agentes infecciosos, microrganismos localizados em áreas do corpo difíceis de serem tratadas, patogênicos oportunistas que podem causar infecções em pacientes imune suprimidos, viagens podem expor as pessoas a doenças contra as quais tem pouca imunidade, o aumento da população e não ter acesso as vacinas, o uso de medicamentos imunossupressores e procedimentos invasivos.        

7- Como ocorre a infecção?

A infecção começa quando um micróbio invade o tecido do corpo e o mesmo vence as defesas imunológicas do hospedeiro (qualquer organismo que possa sustentar o crescimento físico e nutricional de um microrganismo) e passa a se multiplicar e causa efeitos prejudiciais.

8- O que é cadeia de transmissão da infecção e quais são os elos fundamentais de uma infecção?

A cadeia de transmissão é alguns fatores que contribuem para a transmissão da infecção que são 6 elos fundamentais: agentes etiológicos, reservatório infeccioso, uma porta de saída do reservatório, um mecanismo de transmissão, uma porta de entrada no hospedeiro e um hospedeiro susceptível.  

9- O que é agente etiológico da infecção?

É qualquer micróbio capaz de produzir doenças.

10- O que é reservatório da infecção?

É o ambiente ou objeto no qual um micróbio pode sobreviver e em alguns casos

multiplicar-se, objetos, seres humanos e animais podem funcionar como reservatório.

 

11- O que a porta de saída da infecção?

A porta de saída da infecção é a pele, as mucosas e a placenta (transmissão mãe-feto).

12- Quais são os mecanismos de transmissão?

São 4 mecanismos, a transmissão por contato direta quando a transmissão é de um indivíduo para outro e indireta quando o indivíduo que entrou em contato com o objeto contaminado e por disseminação de perdigotos que contém micróbios são emitidos no ambiente, veículo e vetor.

13- O que é a porta de entrada da infecção?

É o caminho por meio do qual um agente infeccioso invade o hospedeiro susceptível, entram pelo trato respiratório.

14- O que é hospedeiro susceptível da infecção?

Quando os mecanismos de defesa do corpo humano não estão funcionando normalmente o indivíduo se torna debilitado e os agentes infecciosos tem mais chance de invadir e produzir uma doença infecciosa.

15- O que ocorre após o enfraquecimento das defesas do organismo?

Com o enfraquecimento das defesas as portas podem se abrir à infecção, pois algumas condições podem debilitar as defesas do indivíduo.

16- Explique porque a higiene é importante no controle de infecções?

A importante pois a higiene precária aumenta o risco de infecções porque a pele descuidada tem mais tendência a rachar e abrir favorecendo a entrada de micróbios transitórios e a colorização da pele aumenta.

17- Fale sobre a importância da idade no contexto da infecção.

Crianças muito pequenas não estão totalmente desenvolvidas antes dos seis meses e um pouco maiores tendem a colocar objetos na boca ou sujam a roupa com fezes e urina, nos idosos devido à idade avançada acontece um declínio das funções do sistema imunológico e doenças crônicas debilitam as defesas.

18- Fale sobre a importância da nutrição no contexto de uma infecção.

A nutrição é importante pois o corpo produz anticorpos à partir das proteínas que são conseguidas através da ingestão nutricional, a ingestão insuficiente de proteínas prejudica o ataque dos anticorpos contra os microrganismos invasores.  

19- Fale sobre as infecções nas instituições que prestam serviços de saúde.

As infecções podem ocorrer nas instituições através de dispositivos invasivos, medicamentos que suprimem o sistema imune ao uso mais frequente dos produtos sanguíneos, a terapia por inalação, cirurgias maciças sobre anestesia prolongada, transplante de órgãos e o descuido com a assepsia pelos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com