TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Módulo I - Bibliologia - Doutrina Da Bíblia

Casos: Módulo I - Bibliologia - Doutrina Da Bíblia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  10.064 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE TEOLÓGICA BETESDA

MOLDANDO VOCACIONADOS

AVALIAÇÃO – MÓDULO I – BIBLIOLOGIA

Daniel Dianini – Matricula nº30315

1) Quais são os seis tipos de Bíblias?

R: Os seis tipos de Bíblias são: A Bíblia Hebraica, A Septuaginta (LXX), A Católica do Ocidente (Roma), A Católica do Oriente, A Protestante, A das Testemunhas de Jeová (Com inúmeras adulterações).

2) De onde procede o termo biblos?

R: O termo biblos vem do nome dado à polpa interna da planta aquática chamada cyperus papyrus , em que se escreviam os livros sagrados. Assim, os gregos chamavam um pequeno livro de biblion e os romanos, de líber, de onde vem a nossa palavra “livro”.

3) Quem foi o primeiro a usar o nome “Bíblia” em relação aos textos sagrados?

R: Os apóstolos e os Pais da Igreja designavam estes textos de Escrituras Sagradas, Escrituras dos profetas e dos apóstolos, as Escrituras etc. A forma que utilizamos hoje, “ Bíblia Sagrada”, foi aplicada primeiramente por João Crisóstomo, patriarca e grande reformador de Constantinopla (354-407).

4) Quais são os dois livros da Bíblia em que não aparecem o nome divino YHWH?

R: Durante muito tempo se afirmou que o nome sagrado de Deus (YHHW), não está presente nos livros de Cantares e Ester.

5) Quais foram os três fatores que influenciaram a formação do cânon?

R: De acordo com o texto abordado, existe um processo de aceitação referente aos escritos pela igreja que se firmou no estabelecimento de critérios, ou seja, tais desses critérios são conhecidos como “teste de canonicidade”, ao qual existem três fatores importantes que definem todo o processo de canonização das sagradas escrituras.

1ª - A inspiração de Deus.

2ª - O reconhecimento da inspiração pela comunidade judaica cristã.

3ª – A coleção de escritos preservada pelo povo.

Lembrando que a inspiração cabe ao próprio DEUS, o reconhecimento e a preservação couberam ao povo fazê-los.

6) O que diferencia a Bíblia dos demais livros:

( )Iluminação

( )Revelação

( x )Inspiração

( )NDA

7) Qual é a diferença de apócrifos para pseudepígrafos?

R: De modo popular e, religiosamente, consideram-se apócrifos os textos não incluídos no canon bíblico. É de se notar que à época da escolha (lendária, sobrenatural ou hilária) dos 4 evangelhos, existiam centenas de outros.

Pseudepígrafo é o termo usado para designar falsa autoria de uma obra ou de um texto. Há muito disso nos apócrifos, porque não é possível saber com certeza quem escreveu o que, e, para dar maior credibilidade, os escritores assinavam nomes conhecidos. Más disto não escapam nem o Antigo Testamento, nem os Evangelhos. No VT Moisés teria descrito a própria morte o que resta absurdo e no Novo Testamento epístolas atribuído aos evangelistas contem inserções que fica claro não ser deles.

8) Qual é a diferença da teoria do ditado para a teoria da inspiração natural? Entre aquelas apresentadas, qual é a verdadeira?

R: Teoria do Ditado ou Mecânica: Afirma que os escritores bíblicos foram meros instrumentos (amanuenses), não seres cujas personalidades foram preservadas. Se Deus tivesse ditado as Escrituras, o seu estilo seria uniforme. Teria a dicção e o vocabulário do divino Autor, livre das idiossincrasias dos homens (Rm.9:1-3; IIPe.3:15,16). Na verdade o autor humano recebeu plena liberdade de ação para a sua autoria, escrevendo com seus próprios sentimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com