TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adiferença Entre Dons Ministerisis E Motivacionais

Monografias: Adiferença Entre Dons Ministerisis E Motivacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  878 Visualizações

DONS MINISTERIAIS E DONS ESPITIRUAIS

Texto Bíblico Básico: Ef 4:11-16 e 1Co 12:1-10

1. Definindo “Dons Ministeriais”

Quando falamos acerca de dons ministeriais, algumas considerações precisam ser apresentadas. A primeira delas é quanto à definição de dons ministeriais.

É importante observar que o NT Grego possui palavras distintas para definir "Dons Ministeriais" e "Dons Espirituais". Para dons "espirituais", se usa o vocábulo charisma (singular) ou charismata (plural); para dons "ministeriais" doma (singular) ou domatos (plural).

2. Estabelecendo Diferenças

Uma clara distinção entre esses "dons", podemos observar no texto de At 21:8-10, o qual cita Filipe, o Evangelista (ou seja, um doma), que tinha quatro filhas donzelas que profetizavam (ou seja, possuíam dom (charisma) de profecia (gr. profeteia), que também menciona Ágabo que era um profeta (gr. profetes). Uma possível argumentação que poderia surgir contra esta verdade, seria a afirmação de que devido a uma questão cultural, Lucas não mencionou as quatro filhas de Ágabo como "profetizas". Entretanto, ele mesmo menciona uma mulher chamada Ana, chamando-a "profetiza" (Lc 2:36).

Em síntese, um doma, é uma pessoa que o próprio Senhor Jesus doa, presenteia, concede à Sua Igreja, com objetivos específicos, com o fim de aperfeiçoar os santos, para realização da Obra do Ministério, para edificação do Corpo de Cristo (cf. Ef 4:12). Em outras palavras, um doma é um presente de Deus!

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com