TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇA ENTRE DONS MINISTERIAIS E MOTIVACIONAIS

Trabalho Escolar: DIFERENÇA ENTRE DONS MINISTERIAIS E MOTIVACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2012  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  8.717 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Dom espiritual é uma dádiva (ou graça) dada pelo Espírito Santo para edificação espiritual, resultando no crescimento do corpo de Cristo e na glória de Deus. Abordaremos neste trabalho as definições dos dons motivacionais e ministeriais.

2 DESENVOLVIMENTO

Podemos definir dom motivacional como uma parte profunda de nossa personalidade que nos motiva em nosso ministério sendo que esses dons nós recebemos quando nascemos em Cristo. São eles: Profecia: É a motivação de revelar justiça e injustiça pela declaração publica de uma mensagem de Deus, de tal forma que mova o ouvinte a responder; Serviço: É a motivação para suprir necessidades pela realização de projetos, que ajudam outras pessoas. Servo = é aquele que se entrega voluntariamente, serve com amor. Ensino: É a habilidade de procurar, sistematizar e explicar a palavra de Deus, para que outros possam apreciá-la, entende-la e usa-la. Exortação: A finalidade desse dom não é destruir, desmoralizar ou desencorajar, esse dom encoraja as pessoas num momento de dificuldade. Contribuir (repartir): Quem possui esse dom, sempre vêm de forma especial a suprir às necessidades dos outros ou da igreja, não por constrangimento ou pressão, mas por amor e liberalidade. Presidir: É a motivação de ajudar uma equipe a perceber os propósitos de Deus e mobiliza-los para a ação. Misericórdia: Tem sempre compaixão, muita bondade, grande amor. Chora com quem chora, está sempre perto dos aflitos; faz muitas visitas. Além desses sete dons de Romanos 12:3-8; Paulo nos fala de vários dons que são também dons motivacionais: Administração (Governo): E a motivação divina para traçar e executar planos eficazes em alguma unidade particular do Corpo de Cristo; Socorro: É a capacitação que Deus dá as pessoas para que invistamos talentos que receberam na vida e ministério de outros membros do corpo; Hospitalidade: É a motivação para franquear suas casas e acolherem calorosamente aqueles que precisam de alimento e abrigo; Intercessão: É a motivação que Deus dá as pessoas para orarem durante extensos períodos de tempo e receberem respostas freqüentes a suas orações. .

A bíblia fala do lugar e da importância dos ministérios, os quais são chaves no processo de crescimento, aperfeiçoamento e crescimento do corpo de Cristo como um todo, alem de outras conseqüências na vida prática dos santos como amadurecimento, crescimento espiritual, maior constância na fé, firmeza. A capacitação ministerial é para uma vida de serviço na Igreja, são pessoas que Deus, em sua soberania, escolhe para certas funções. Ele os chama e concede dons para um ministério específico. É o Espírito Santo que faz de homens pastores, profetas, apóstolos e etc., não homens ou instituições Os ministérios são 5: Pastores: são os que pastoreiam as ovelhas de Deus;.Este servo sente uma grande responsabilidade em promover o crescimento espiritual de um grupo de crentes; Evangelistas: é um comissionado direto do Senhor para compartilhar as Boas novas do reino de Deus com pessoas incrédulas; Mestres: são os que ensinam a palavra, não por habilidade natural, mas por capacitação do Espírito Santo, de um modo atraente e compreensível; Profetas: Alguém chamado para proclamar a verdade de Deus, pela pregação, oração, revelações baseadas nas Escrituras Sagradas: Apóstolos – Enviados de Deus com autoridade e poder para comunicar o Evangelho, resultando na formação de igrejas com governo saudável ou colocando fundamentos em igrejas que estão precisando deles.

A DIFERENÇA ENTRE OS DONS MINISTERIAIS E MOTIVACIONAIS

Base de classificação: Desde que os dons ministeriais são para funcionar na Ig. Local, é obvio que esta lista deva ser classificada como dons ministeriais. Eles são confirmados por ordenação 1Tim.4:14. É nossa responsabilidade desenvolver nosso dom motivacional. É responsabilidade da Ig. confirmar os dons ministeriais, e é função do E. S. recompensar o uso desses dons para o proveito de todos. Cada crente tem também seus dons ministeriais para serem usados na igreja local (1 Coríntios 12:28-30; 1 Pedro 4:10 enfatiza a singularidade do dom motivacional quando declara isso).

IV. Por que recebemos somente um dom motivacional?

Para nos concentrar nele. (Romanos 12:6-8). E para ver a necessidade dos outros (Romanos 12:3-6). Se um crente tivesse todos os dons motivacionais, ele se sentiria auto-suficiente e não necessitaria dos outros membros.

Os dons ministeriais descritos pelo apóstolo Paulo em sua carta aos efésios (4.11-14) têm por finalidade o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério e a edificação do Corpo de Cristo.

Os dons motivacionais são dons dados por Deus a todas as pessoas, salvas ou não. Os dons motivacionais são a maneira como olhamos para a vida, são lentes de percepção. Apóstolos, profetas, mestres, evangelistas e pastores. São os dons que Deus nos dá para treinar pessoas no corpo de Cristo. São dons para líderes na igreja. Os dons ministeriais nos ajudam a fazer o que Deus nos deu para fazer.

Dons ministeriais, esses ressaltados na lista de Efésios muitas vezes denominada “os cinco ministérios”: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Como já foi comentado, essa não é uma lista definitiva de ministérios na bíblia, nossos dons ministeriais são geralmente ligados ao chamado que Deus tem para cada um de nós. Por ultimo os dons motivacionais fecham as três categorias de dons, esses têm a ver com a realização pessoal do servo, sua paixão que o motiva a servir, que o caracteriza como servo, seu exemplo esta em Romanos 12: 6 – 7, uma pessoa pode ter vários dons manifestacionais, assim como ministeriais, mas geralmente terá apenas um motivacional

Conclusão Não devemos recuar de servir ou ajudar de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com