TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Eclesiastica

Pesquisas Acadêmicas: Administração Eclesiastica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  9.866 Palavras (40 Páginas)  •  1.082 Visualizações

Página 1 de 40

ADMINISTRAÇÃO ECLASIÁSTICA

Da Igreja e sua Organização

A organização da Igreja é apresentada, em muitos casos, como figura, nadescrição do Apóstolo Paulo: “...de quem todo o bem ajustado e consolidadopelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua oseu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor” (Ef. 4.16). Oapóstolo vê necessidade da integração de cada junta e parte, formando umaunidade do organismo cristão que funciona com vida, eficiência e harmonia perfeitas.

1. Dos Objetos da Organização Eclesiástica

O propósito da organização da Igreja é tríplice: amoldar-se à natureza de Deus,prover o máximo em eficiência e assegurar probidade em sua administração.

1. A Igreja, em sua organização, tem de se amoldar à natureza de Deus.Como não poderia deixar ser, o Senhor Deus é ordeiro. Seu imensurável universo, com incontáveis corpos celestes, se movimenta com tanta precisão que possibilita aos astrônomos preverem movimentos exatos de astros, o surgimento de eclipse, aparecimento de cometas e tanto outros fenômenos celestes e atmosféricos. O universo, portanto, obedece a uma ordem divina:

a) Israelitas, durante a longa jornada do Egito para Terra Prometida, foram instruídos por Deus para se locomoverem em certa formação, determinada ordem, atendendo a condições de precedência de grupos e de tribos, bem como à posição que deveriam ocupar no acampamento.

b) Quando o Senhor multiplicou os cinco pães e os dois peixes e alimentou cerca de cinco mil homens, determinou aos discípulos que organizassem a multidão em grupos de 100 e de 50 pessoas para receberem alimentação (Mc. 6.35-44). A disposição da multidão em ordem facilitaria a distribuição de alimentos.

c) Se observarmos o corpo humano, obra das mãos do Criador, notaremos que o tanto que tem de complexo tem de maravilhoso. Basta pensarmos na sincronização das batidas cardíacas com a respiração e funções pulmonares; a alimentação do coração pelos pulmões e por si mesmo; o processo digestivo e suas relações com o sistema nervoso e distribuições dos elementos ou partículas alimentares a todo corpo, constatamos que tudo se ajusta e todos os órgãos cooperam com os outros de forma perfeita, funcionando automaticamente e involuntariamente.

d) A Igreja recebeu do próprio Deus e simbologia do corpo humano – corpo de Jesus, o Filho do Homem, o Filho de Deus. Tem que ser perfeito. Sua organização deve obedecer a uma ordem tão harmoniosa quanto o plano de Daquele que criou. O Senhor Deus. Precisa amoldar-se à natureza de Deus.

2. A Igreja, em sua organização, deve prover o máximo em eficiência.Para entendermos bem essa afirmação, basta pensarmos numa tropa dechoque da Polícia com 100 homens, contra dois mil desordeiros. Os 100 homens vencem não apenas porque estão bem armados, mas pelo treinamento, pela disposição em ordem de combate, pela ação do comando e obediência a uma disposição técnica ou estratégica e preciso atendimento à voz do comando. A tropa ataca e defende-se e vence, o mesmo acontecerá com uma igreja bem organizada, que procura obter vitória em todas suas

atividades; que tem como objetivo principal alcançar o maior possível rendimento para o Reino de Deus, o máximo de eficiência em seu trabalho. Com uma congregação relativamente pequena pode prover o máximo de recursos e alcançar grandes vitórias no trabalho de evangelização, missão, atividades musicais, ensino, trabalho com jovens e crianças e revolucionar a cidade ou até o país com mensagem de salvação e fé.

3. A Igreja, em sua organização de igreja local, visa a assegurar probidade em sua administração. A integridade de caráter de cada membro daigreja é necessária e da igreja é indispensável, especialmente em sua administração. É muito comum pequeno grupo, em uma igreja, procurar monopolizar a posse de determinados bens e privilégios, se a igreja não tiver uma administração segura, se não for bem organizada, com funções

administrativas bem distribuídas e na direção de homens ou pessoas altamente capacitadas para tal, tanto técnica, como espiritual e moralmente. Essa administração, boa ou ruim, reflete na vida do ministério, presbítero, corpo diaconal e outras funções. Se tudo for bem cuidado, evitará parcialmente na distribuição das tarefas do ministério e das atividades da igreja local e permitirá absoluto controle de todos os trabalhos e proporcionará atos e atendimentos justos para todos os membros da comunidade cristã.

2. Do material humano que compõe a Igreja

Ao abordamos o assunto de organização de uma igreja, pressupomos notadamente a existência de considerável grupo de pessoas realmente regenerados ou nascidos de novo. O material para levantamento de uma igreja (Local) é o humano; é o único material. O fundamento, a base é Jesus Cristo (1Co. 3.11). Os membros da Igreja de Jesus Cristo são os mesmos que devem compor seus seguidores, adeptos ou súditos do Reino de Deus – convertidos (Mt. 18.3) e nascidos de novo, do Espírito (Jo. 3.3,5). O Apóstolo Paulo considera qualquer outro material que não sejam almas regeneradas pelo poder de Deus, nascidas de novo pelo poder do Espírito Santo, como feno e palha, que naquele dia desaparecerá consumido pelo fogo da provação de Deus (1 Co. 3.12,13). Daí, meu caro companheiro, deve você empregar esse material de qualidade extra: Jesus Cristo e almas regeneradas. Seu trabalho permanecerá eternamente e você receberá o eterno galardão como sábio arquiteto, servo bom e fiel.

3. Do controle de membros da Igreja

Jesus mandou o seguinte: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado...” (Mt. 28.19,20). Observemos que, para haver um trabalho de continuidade do ensino aos discípulos é necessário que haja controle. O simples fato de conseguir-se um aglomerado de pessoas para prestar culto a Deus em determinado lugar não constitui igreja. Não se está com tal edificando igreja. Por mais elementar que seja a idéia de igreja exigirá certa organização. Deve haver um ato de instituir e pôr em ordem o grupo de pessoas para que se pense nele como igreja, em

caráter permanente.

1) O primeiro passo direção a uma organização de igreja local é reconhecer certo número de membros efetivos na congregação. Para esse controle, faz-se necessário um rol de congregados batizados, cujo registro dependerá dos recursos do lugar (Estado, município, cidade)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com