TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Eclesiastica

Casos: Administração Eclesiastica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  3.520 Palavras (15 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 15

FABBET – Faculdade Bíblica Batista de Ensino Teológico

Curso Bacharel em Teologia

por

Maria Alice Cerqueira da Silva

Rio de Janeiro

Março/2012

Trabalho sobre Organização de Igrejas

I – DEFINIÇÃO

A igreja é uma congregação formada por pessoas regeneradas e biblicamente batizadas após pública profissão de fé. Ela cumpre os propósitos de Deus no mundo, tendo como Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Tais congregações são formadas por pessoas que desejam prestarem um culto à Deus, meditarem sobre a sua palavra e propagarem o Evangelho.

Há nas igrejas, segundo as escrituras, duas espécies de oficiais: Pastores e diáconos.

As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma fé e ordem, e cooperar, voluntariamente, nas atividades do Reino de Deus.

II – COMO ORGANIZAR UMA IGREJA

A organização de uma igreja deve sempre partir da iniciativa de uma outra igreja, que costuma ser denominada: “igreja mãe”.

Tal organização pode ser vista quando uma congregação já se acha bem doutrinada e tem capacidade administrativa e econômica para dirigir de maneira autônoma.

III – CONCÍLIO DE ORGANIZAÇÃO

* Sua convocação

Uma igreja que deseja promover a organização de uma nova igreja deve procurar com antecedência e informar as demais igrejas sua decisão.

Para proceder a convocação de um Concílio organizacional, os seguintes passos são aconselháveis:

1) Escrever cartas às igrejas vizinhas, convidando-as a se fazerem presentes no Concílio.

2) As igrejas que quiserem se fazer representar, devem enviar seus membros com uma carta assinada pelo pastor e pelo secretário, declarando sua nomeação para fazerem parte do mesmo.

* Sua constituição e atribuições

I – Constituirão o Concílio membros de igrejas batistas que estejam credenciados para tanto.

II – As igrejas ali representadas, escolherão o presidente, o secretário, o examinador geral (ou examinadores), o responsável pela oração, o responsável pela leitura do Pacto das Igrejas Batistas, o responsável pela entrega da Bíblia e o responsável pelo sermão.

III- O secretário do Concílio realizará a chamada individual dos membros, a partir da carta de transferência liberada pela igreja organizadora.

IV – O presidente passa a palavra ao examinador para realizar a sua tarefa. O examinador deverá citar os principais assuntos: Conceito da igreja batista, a natureza congregacional de uma igreja, ministério, governo, ordenanças, disciplina eclesiástica, e assim por diante.

V- Concluído o exame, o presidente submete o assunto à apreciação do Concílio

VI- Tendo o Concílio votado aprovar a organização da congregação em igreja, o presidente transmite-lhes a decisão do Concílio. Declarará em nome da Trindade, organizados em igreja os ditos irmãos e convidará para fazer a oração consagratória a pessoa previamente escolhida.

VII – segue-se o momento de entrega da Bíblia

VIII – Após leitura do Pacto, é perguntado se todos estão dispostos a cumprirem fielmente o mesmo.

IX – Segue-se o sermão oficial, que deverá dar conselho à recém-organizada igreja, através de uma mensagem que atinja as finalidades do momento.

X – O secretário deve fazer a leitura da ata do Concílio. Após a aprovação desta, o presidente declarará dissolvido o Concílio.

XI – Instalação da primeira assembléia da nova igreja que resultaram na criação do estatuto e na eleição da diretoria da nova igreja, bem como dar posse à diretoria que constará da ata de organização.

XII – Com a música executada por um conjunto ou coro ou pela própria congregação, com os agradecimentos e impetração da Benção Apostólica, encerram-se os trabalhos.

A FILOSOFIA BÍBLICA DA ADMINISTRAÇÃO

Uma das queixas (segundo relato) em administrar uma igreja é a de que o pastor é sempre pressionado a aumentar o número de membros da comunidade e a desenvolver novos programas. Mas, se a igreja cresce, ele normalmente não se sente capaz de liderá-la.

Ainda de acordo com o relato, a maioria dos pastores sentem-se capazes de liderar a igreja no campo espiritual, mas poucos se sentem aptos o bastante para administrá-la como instituição.

Assim, como em muitos outros tipos de organizações, a maior parte dos administradores e líderes de instituições evangélicas proveio da membresia das igrejas. A equipe que administra uma igreja normalmente recebeu formação de seminários ou faculdades teológicas, onde a grade curricular inclui disciplinas como homilética, eclesiologia, escatologia, exegese, soteriologia, hermenêutica, grego e hebraico. Porém, nenhuma delas tem a finalidade de preparar alguém para administrar ou liderar uma instituição ou grupo.

A grande necessidade; uma abordagem bíblica da administração:

Em todo meio cristão fala-se cada vez mais sobre o bom preparo que os líderes precisam ter para estarem à frente de instituições evangélicas.

A maioria dos livros didáticos, professores, instrutores e consultores definem administrar como realizar o trabalho por meio de outros. Tal concepção tende a despertar a natureza pecaminosa do homem, onde poder e autoridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com