TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Eclesiástica

Por:   •  2/3/2017  •  Ensaio  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  1.969 Visualizações

Página 1 de 12

Capitulo 1

  1. É o processo de administrar, tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objetivos, como um organismo vivo que se move tendo como base a Palavra de Deus, a transparência e a lisura de suas transações, na missão de expandir o Reino através da proclamação do evangelho de Cristo Jesus.
  2. Congregacional, Presbiterial e episcopal, sendo o último adotado pela igreja do Evangelho Quadrangular como sistema de governo eclesiástico, onde o governo é centralizado na figura de um dirigente, responsável pelas decisões e destinos da igreja, mas que possui um grupo de subalternos, o Colégio Episcopal ou conselho deliberativo, responsáveis pela administração da gestão do sistema.
  3. Desde que as instituições de atividade religiosa estejam dentro dos parâmetros estabelecidos na constituição (Lei 5.172 de 25/10/66, artigo 9º.) podem ser isentadas de impostos: patrimonial, renda ou serviço, uns dos outros;

                                          Templos de qualquer tipo;

                                          Exemplo de impostos isentos: IPTU,ICMS,IR,etc...

Sabendo que estas isenções federais, estaduais e municipais, atingem apenas rendas obtidas por meio de oferta, dízimos e doações dos seus fiéis.

  1. Em três níveis: Administração Superior Geral, Intermediária e de Base.

Suas composições:

Geral: um Conselho Nacional de Diretores, distribuídas em suas secretarias;

Intermediário: Conselho Estadual de Diretores, distribuídas em suas secretarias;

Geral: Conselho Diretor local;

  1. Órgão superior de unidade da Igreja Quadrangular, com funções legislativas, deliberativas e administrativa, nos limites do Estatuto e sua conduta se estriba nos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, sendo constituído por 10 membros.

Capitulo 2

  1. É formada desde que haja um grupo de cristão convertidos, batizados nas águas por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, adotando a Declaração de fé da instituição. O corpo administrativo da igreja local (CDL) é formado por: Presidente, vice presidente, secretário, tesoureiro, diretor de diáconos e diretor de patrimônio.
  2. Igreja local regional: são aquelas nas quais se centraliza a Administração Regional, geralmente tem seu Pastor titular o Superintendente Regional ou Diretor de Campo, nenhuma região ou campo pode existir sem uma Igreja Sede que possua seu C.N.P.J.

Igrejas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Juridica (C.N.P.J.): são igreja que estão inscritas como pessoa jurídica vinculadas diretamente à Matriz e que devem cumprir todos os preceitos legais, tributários e administrativos cabíveis.

Obras Novas: são igrejas locais em fase de implantação deferido das demais somente no quesito C.N.P.J. Durante esta fase a nova obra está diretamente ligada a igreja sede, até que cumpra os requisitos mínimos para sua autonomia.

  1. Campo missionário são órgãos internos da IEQ, não possuindo personalidade jurídica, seus atos são administrativos são centralizados nas igrejas sedes regionais. Os campos missionários podem ser constituídas por 1 a 10 igrejas ou obras novas.

Região Eclesiástica são constituídas por mais de 10 igrejas ou obras novas, organizada em meio de seu Diretor.

  1. O Conselho Estadual de Diretores é um órgão administrativo e executivo, subordinado à Convenção Estadual, nos limites estabelecidos pelo Estatuto. Este conselho de Diretores está subordinado ao Conselho Estatual
  2. Secretarias: Administração e finanças, ação social, educação e cultura, missões, comunicação, disciplina eclesiástica, coordenadoria e diaconato e cidadania.

Capitulo 3

  1. Ingresso na carreira ministerial, é na igreja local que os lideres iniciam suas carreiras ministeriais, conhecendo os processos administrativos da igreja.
  2. Ofertas e dízimos são os dois tipos de entradas financeiras que igreja contabiliza e registrada por algumas documentações: relatório mensal de entradas e saídas do DEBQ, Extratos de poupança/aplicações, recibos diversos de compra e vendo de imóveis e/ou veículos, comprovantes de doações, comprovantes de empréstimos, etc...
  3. Contratos, notas, recibos e outros documentos obrigatoriamente devem ser lavrados em nome da igreja com seu devido CNPJ da filial, sendo estes documentos regulamentados pela secretaria geral de administração e finanças.
  4. Entradas: Sujeitas às taxas estatutárias devidas aos órgãos superiores da administração Regional, Estadual e Nacional;

Entradas de departamentos sujeitas às taxas estatutárias devidas aos respectivos órgãos superiores;

Entradas repassadas integralmente aos órgãos e departamentos superiores;

  1. Taxa 4% ao CND;

Taxa 4% ao CED;

Taxa 4% às regiões/Campos Missionários;

Taxa 1% ao fundo social.

  1. Ofertas do DEBQ – 10% à diretoria regional do DEBQ mensalmente;

Ofertas dos grupos missionários – 15% para coordenadoria regional mensalmente;

Ofertas da CHOMNEQ – 4% para coordenadoria regional;

                                            3% coordenadoria estadual;

                                            3% coordenadoria nacional.

  1. Oferta de missões do 3º.domingo do mês, repassada 50% para Secretaria estadual de missões e 50% secretaria geral de missões.
  2. Canais de comunicação, dados estatísticos, membresia, dados patrimoniais, agencias de evangelização.
  3. Imóveis (terrenos, edificações, etc..) e outros bens.
  4. Diretor de Patrimônio.

      Capitulo 4

  1. Obreiro Credenciado, início da carreira ministerial.

Aspirante ao Mistério e Ministro, categoria intermediária que permanece dois anos, sendo que este período poderá ser reduzido caso tenha o curso de ITQ.

Ministro, categoria máxima do ministério Quadrangular.

Voluntários são membros que não atuam no quadro ministerial, porém são autorizados pelo corpo ministerial da igreja local.

  1. Termos de abertura e encerramento;

Folhas numeradas tipograficamente;

Rubrica de uso do Ministro em todas as páginas;

Modelos fornecidos pelos órgãos oficiais : livro caixa, livro de patrimônio, hall de membros, registro de casamentos, apresentação de crianças, livro de atas e os livros fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (405.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com