TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arqueologia biblica

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 4

ARQUEOLOGIA BÍBLICA

1. O que é arqueologia?

A arqueologia é o estudo do material pertencente à antiguidade, a arqueologia vale-se das evidencias materiais da existência de um povo, cultura ou civilização para explicar seu surgimento, evolução, apogeu e eventual extinção.

2. Por que o trabalho arqueológico é limitado pelas nações?

Porque os objetos encontrados em uma escavação pertencem ao povo que os criou, são partes do tesouro cultural de uma nação.

3. Segundo o autor, qual a meta da arqueologia?

Sua função é subsidiaria, a verdade religiosa da bíblia não nasce de um ato de vontade da ciência arqueológica, sua mensagem só pode ser aceita pela fé

4. Qual a função do arqueólogo?

A tarefa do arqueólogo é contribuir para o conhecimento sobre as instituições, atitudes e crenças da antiguidade, ele não infere só a partir dos achados, apoia- se também em interpretações precedentes. Seu trabalho depende em larga medida da sua capacidade em reviver uma cultura com base em seus elementos materiais e abstratos.

5. Quando o arqueólogo realiza sua missão?

Quando é capaz de descobrir a função e o significado de um artefato ou conjunto de artefatos numa dada cultura.

6. Como inicia-se a busca arqueológica?

Inicia-se com o exame de jarros e vasos que se encontram na superfície, prossegue-se então com o estudo de fragmentos de construção ou de antigas estruturas que o local abrigou.

7. Por que a pratica da arqueologia torna-se irônica?

Porque a arqueologia é uma ciência que destrói suas próprias evidencias no curso de desencava-las, como esse risco é permanente , as técnicas e métodos empregados são cruciais no trabalho de campo.

8. Como funciona o método Wheeler/Kenyon?

O método tende a construir um modelo tridimensional do sitio escavado a partir dos artefatos descobertos. Para se chegar a esse fim, emprega-se procedimentos estratigráficos. A estratigrafia concentra-se no exame no conteúdo das varias camadas que compõem o solo. Ela expõe as fases de ocupação ao longo do tempo com o objetivo de iluminar a cultura e reconstruir o comportamento humano a partir da permanência material.

O trabalho tem inicio com o mapeamento do sitio. Toma-se nota do relevo e da vegetação com o objetivo de se construir uma imagem da área a ser escavada, levam-se em conta as estruturas e fragmentos arqueológicas que se sobrepõem as camadas inferiores onde se concentrarão as escavações.

Em seguida se determina os pontos cardeais (n/s e l/o) que irão orientar a distribuição dos quadros.

9. De modo geral qual é o tamanho da área onde ocorrem as escavações?

Em geral ocorrem em uma área de 5m²

10. Que fato faz cessar as escavações num determinado local?

Cessam quando uma camada de pedra ou solo virgem é encontrada

11. Por que as notas de campo são o componente mais importante do sistema de memória?

Quanto mais cuidadoso e completo for o sistema de registro, mais certo será a síntese da descoberta. As notas de campo tende a ser um relatório de lembranças, recordações que fornecerão material para o relatório que os arqueólogos posteriormente redigirão. O valor desse relatório é proporcional a qualidade das notas tomadas no curso das escavações.

12. Que elementos são expostos no gráfico (plano)?

Exibe elementos expostos da área de escavação como muro, paredes, janelas, portas, escadas, bases de coluna. Traz também a indicação do exato lugar onde artefatos particulares foram encontrados.

13. Para que servem as lâminas?

As laminas são usadas para registrar lugares. Uma lamina contem a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com