TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre o Budismo

Por:   •  21/3/2017  •  Artigo  •  3.404 Palavras (14 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 14

Budismo, uma filosofia de vida.

Epígrafe

Os homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde; Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro; Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.” ― Buda

Resumo

Este seguinte artigo apresenta elementos que constituem a doutrina filosófica e religiosa denominada Budismo. Foi buscado pesquisar as origens e a história da criação de uma nova religião, assim como as definições sobre a mesma. Além disso, entender, quais são os ensinamentos, as filosofias e as crenças que envolvem esta doutrina. O principal objetivo desse estudo é analisar e discutem trabalhados e artigos já publicados em sites especializados e conhecer e revisar o tema escolhido.  A metodologia aqui apresentada para buscar os resultados alcançados baseia-se em pesquisas na internet, revisões em artigos científicos publicados em periódicos especializado. O artigo proposto apresenta revisões bibliográficas.

Palavras-chaves: Budismo. Doutrina. Filosofia. Crença

Abstract

This article presents elements that constitute the philosophical and religious doctrine denominated Buddhism. It was sought to research the origins and history of the creation of a new religion, as well as the definitions about it. Also, understand, what are the teachings, philosophies and beliefs that involve this doctrine. The main objective of this study is to analyze and discuss works and articles already published in specialized websites and to know and review the chosen theme. The methodology presented here to search the results achieved is based on Internet research, reviews of scientific articles published in specialized journals. The proposed article presents bibliographical revisions.

Key-words: Buddhism. Doctrine. Philosophy. Belief

  1. Introdução

A partir da oportunidade de fazer um estudo sobre as religiões e assim escrever o seguinte artigo foi escolhido como tema o Budismo. Esta pesquisa tem por objetivo identificar e compreender o modo de vida dos budistas, conhecer sua origem e a forma como foi criada, compreender a história de vida do seu fundador, além de analisar os ensinamentos que o líder religioso e seus discípulos deixaram para seus seguidores. Muitas são as pessoas que atualmente estão seguindo a religião do budismo, que ao longo dos anos foi se expandindo ao longo do mundo e hoje é praticada em todos os continentes.                                          Essa religião é caracterizada como uma filosofia ou religião não-teísta que inclui várias culturas, tradições e práticas baseadas nos ensinamentos de um líder religioso que ficou conhecido por ter abandonado sua família para seguir em busca da sabedoria que só ele seria capaz de conquistar para si. O objetivo do estudo é demonstrar que Buda não desejava converter ninguém, mas sim iluminar as pessoas com seus ensinamentos, frutos de sua própria experiência, do que havia passado na sua vida.                                                         A simplicidade de como são transmitidas mensagens cheias de sabedoria, que permitem realmente melhorar nossa qualidade de vida, é o que faz com que essa filosofia ou religião perdure ao longo do tempo e continue ganhando seguidores. O conjunto de ensinamentos e elementos de culturas, religiosas e práticas espirituais chama a atenção do mundo todo. Decedi escolher por este tema partindo da curiosidade e sabendo que é uma religião que envolve princípios que são importantes para uma vida com paz espiritual.

  1. O que é budismo?

Não há uma única definição sobre o que é o budismo. Para muitos o budismo não é apenas uma religião, mas sim uma filosofia de vida e uma ciência sobre a mente do ser humano. “Ele é um conjunto de práticas, tradições e ideias muito vasto, que inclui aspectos do que costumamos chamar de religioso, mas também algo do que costumamos chamar de filosofia, ciência e arte.” (Eduardo Pinheiro, 2003-2016). O budismo é considerado um caminho de crescimento de espiritual e uma filosofia fundada e baseada nos ensinamentos de Sidarta Gautama, conhecido mundialmente como Buda. Além disso, é considerada pela maioria dos seguidores como um guia espiritual, no qual pode-se praticar o budismo e ao mesmo tempo seguir qualquer outra religião.

Provém do sánscrito “Buddh”, que significa “acordar das trevas da ignorância para entrar na luz do conhecimento”. É uma das maiores religiões do mundo, e apesar de ser considerada uma religião Oriental, está se tornando cada vez mais popular e de grande influência no mundo Ocidental possuindo milhares de seguidores e praticantes de suas crenças em todos os cantos do planeta. O budismo é uma doutrina filosófica derivada do hinduísmo já que ambos acreditam em filosofias e conceitos comuns tais como carma, Maya, Samsara, reencarnação, entres outros.

A tradição budista abrange aspectos como paz, sabedoria, alegria, liberdade e serenidade. É guiada por ensinamentos redescobertos por Buda, que já haviam sido ensinados por seres iluminados de civilizações passadas assim como ele. Os budistas acreditam que o objetivo principal da vida é o de alcançar a “iluminação” que o caminho para a libertação está na consciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais. Acima de tudo, o budismo oferece um caminho que conduz ao fim do sofrimento.

  1. Origem

O budismo é uma das religiões mais antigas que ainda é praticada nos dias atuais. Foi fundado na região Oriental, na Índia em aproximadamente 528 a.C, século VI a.C. A região onde foi fundado o Budismo é hoje o Nepal. Surgiu da revolta e desgosto de um jovem chamado por Sidarta Gautama Sakyamuni, o Buda. Ele é considerado um guia espiritual e não um Deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo. O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu  Depois de encontrar o caminho, ele passou a proferir sua palavra para os outros monges, que tornaram-se seus discípulos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com