TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Abordagens Criativas no Ensino Bíblico

Por:   •  23/11/2020  •  Resenha  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Maratona ebd

Fichamento Individual

Nome

Pedro Henrique Garcia

Data

26/09/2020

Filial

Joinville

e-mail

phgverdade@gmail.com

Análise das Capacitações

Capacitação

escolhida

Abordagens Criativas no Ensino Bíblico – Como atrair e Incentivar a Presença dos Jovens na EBD

Preletor

 Pr. Samuel do Amor

Palavras-Chaves do Evento (no máximo 4 palavras)

Receber

Emocionar

Estimular

Integrar

Conhecimento Retido

Para que uma escola funcione bem ela necessita ser criativa e saber se comunicar com seu público alvo, até porque uma boa comunicação não é aquilo que falamos, mas sim o que as pessoas entendem. Para que as pessoas tenham interesse no conteúdo proposto, ele certamente deverá ser intrigante, e também deverá ser impactante para prender a atenção do espectador.

É de suma importância conhecer seu público alvo, para que assim possa fornecer um material que ele tenha capacidade e desejo de consumir (Não adianta tentar ensinar química quântica para uma criança de 4 anos, pois ela não vai entender, e não adianta ensinar a tabuada para um professor de português, pois não será algo novo para ele, logo não despertará seu desejo).

O professor que prepara a aula é como um confeiteiro que quando prepara um bolo tem tempo e quantidade determinado para fazer o melhor bolo possível, e a sua apresentação também é importante, pois um bolo torpe não chama atenção de ninguém, porém um bolo bem decorado é de se comer com os olhos.

Precisamos chamar a atenção de um público que muitas vezes nem sabiam que precisavam daquele produto, e para isso é preciso fazer a utilização de algumas ferramentas, pois com as ferramentas certas além do serviço prestado ser mais ágil, também é mais excelente. As ferramentas que necessitamos para uma aula de EBD com excelência são:

Receber: é comprovado que você tem apenas 30 segundos para chamar a atenção de alguém, e quando falamos de uma boa recepção, nesses 30 segundos podemos cativar a pessoa a querer ficar e aprender sobre a infinidade de informações contidas na Bíblia. Você pode se utilizar do efeito Priming, onde se estimula respostas positivas sobre a pessoa sem que ela perceba que foi estimulada a dar aquela resposta.

Emocionar: Trazer um sentimento ao público, seja ele, medo, tristeza, alegria, raiva, nojo, ou surpresa, algo que traga a sua memória uma história passada, e prenda a sua emoção aquilo. Nada melhor do que uma metáfora visual para gerar tal sentimento.

Estimular: Fazer com que o receptor tenha uma reação positiva ao disposto, imagens são ótimas para isso, pois o ser humano é uma máquina de enxergar e as imagens trazem consigo vários estímulos, e o córtex visual é o mais ativo do nosso cérebro.

Integrar: Não adianta somente o professor ficar falando, deve haver a interação com os alunos, e eles devem participar diretamente da aula. Para a participação do público existem maneiras muito interessantes, como a gameficação, onde se utiliza de jogos como os de vídeo games, e criativamente se aplica esses métodos nos estudos.

Apreciação Crítica

Com o ensino obtido foi possível perceber que o ensino empregado por muitos professores está bem defasado, pois eles até procuram estar atualizados referente aos assuntos que estarão ministrando, porém não procuram se atualizar na metodologia empregada na apresentação ou venda do seu produto. Não adianta saber todos os dados técnicos de um produto e vende-lo somente com esses dados, as pessoas precisam realmente ser atraídas de maneiras criativas, e na grande maioria das vezes é perceptível a falta de criatividade do confeiteiro para a construção de uma verdadeira obra prima. Foi muito bom perceber que sempre podemos melhorar, e poder ter um assunto tão pertinente sendo abordado de uma forma tão simples, porém tão rebuscado, prendendo a total atenção e trazendo boas técnicas para que todos possam utilizar, não somente para ministrar aulas, mas também no dia a dia com familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (451.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com