TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens de Ensino e Aprendizagem

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO (AP)

Curso: Licenciatura em Matemática

Nome da disciplina: Didática

Nome do Tutor (a): Regina Bonança

Nome do Aluno (a): Paulo Henrique da Silva Reis

Nº do RGM: 16978714

Nome da Unidade II: Abordagens de Ensino e Aprendizagem

Respostas:

1)

  • Na tirinha citada, a Mafalda tem o papel do receptáculo de informações, não participa ativamente da aula, simplesmente assiste a aula e guarda as informações para, posteriormente, repeti-las o mais fiel possível. Apesar de questionar no ultimo quadro o motivo do professor não a ter deixado descobrir o resultado por si só, isso mostra que ela tem o interesse de fazer autodescobertas, de construir seu próprio conhecimento.

  • O professor tem o papel de Mestre, ministrando a aula e passando a informação por etapas, fazendo com que o aluno preste a atenção na busca do próximo passo, mas sem dar aberturas para participação, falando com autoridade e segurança, para que assim o aluno siga as instruções sem questionar.

  • O tipo de abordagem aplicada, é uma das mais comuns na sociedade brasileira, o ensino tradicional, onde o professor é guardião da informação e o aluno o aprendiz em busca da sabedoria, muito das vezes sem questionar os ensinamentos, simplesmente seguindo fielmente as instruções, e repetindo com a maior eficácia possível.
  • Não seria minha escolha pessoal, em vista de que acredito que um ensino com maior participação do aluno seja mais eficaz. A autodescoberta faz com que fiquemos mais satisfeitos, buscamos cada vez mais aprender, além de nos dar margem de traçar nosso caminho e consequentemente nossos objetivos, acredito que mais importante do que ensinar a copiar e guardar informações, é ensinar ao aluno a pensar e tirar suas próprias conclusões, indicar o caminho e fazer com que o aluno construa sua própria estrada.
  1. No vídeo é mostrado que independente da tecnologia, a professora continua com o mesmo método de ensino, fazendo com que os alunos simplesmente repitam a tabuada sem raciocinar como foi achado o resultado.

   A tecnologia nos permite inúmeras facilidades, conseguimos buscar resultados com uma velocidade e exatidão incríveis, se bem utilizada é uma ferramenta indispensável nos estudos, logicamente que devemos utilizar com moderação, para que não fiquemos preguiçosos, buscando só resultados sem saber o processo pelo qual se passa para que chegue a ele. Sendo assim acabaremos da mesma forma do ensino tradicional, focando na cópia e reprodução da informação, sem ao menos parar um segundo para pensar no que estamos falando.

   Acredito que a tecnologia, conjunta com uma metodologia mais cognitivista e construtivista, podem fazer com que o aluno aprenda com maior facilidade, fazendo com que ele não acumule informações, mas raciocine através dessas, partindo de um ponto base e construindo sua própria linha de pensamento. Dessa forma o professor assume o papel de tutor, onde mostra ao aluno a informação, mas fazendo com que ele absorva e transmita de um modo único.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com