TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens de Ensino e Aprendizagem

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Organização do Trabalho Docente

Disciplina: Unidade II - Abordagens de Ensino e Aprendizagem

Nesse caso não foi aplicado nenhum ensino. Mafalda não teve nenhuma participação no trabalho realizado e o professor fez tudo sozinho não deixou Mafalda participar da construção do trabalho e o resultado final a deixou muito brava e triste. O professor agiu muito mal, ele deveria transmitir seu conhecimento, mas deixar que Mafalda realizasse do jeito dela, assim ela ia ter sua própria experiência e usar sua criatividade errando e reinventando tudo que a cerca no mundo a seu redor, adquirindo novos conhecimentos e aprendizagem.

Se seguirmos o exemplo da tirinha estaremos trabalhando com a abordagem tradicional em que os alunos têm apenas a função de receber, memorizar e reproduzir os ensinamentos transmitidos pelo professor. O aluno não tem participação nenhuma e a preocupação do professor se dá somente pela transmissão de conteúdos.

Eu como futura educadora escolheria trabalhar com a abordagem construtivista. Porque meus alunos iriam aprender fazendo, elaborando seu próprio conhecimento. É dando oportunidade para eles fazerem que vão conhecer o objeto e transformá-lo reinventando e criando. A experiência da participação é única na vida dos alunos. O professor tem a responsabilidade de oferecer aos alunos situações de desafios, análise e raciocínios como jogos, trabalhos em grupos etc... Assim as aprendizagens serão assimiladas com a que já aprenderam provocando uma reestruturação do conhecimento.

Eu como futura educadora escolheria trabalhar com a abordagem construtivista. Porque meus alunos iriam aprender fazendo, elaborando seu próprio conhecimento. É dando oportunidade para eles fazerem que vão conhecer o objeto e transformá-lo reinventando e criando. A experiência da participação é única na vida dos alunos. O professor tem a responsabilidade de oferecer aos alunos situações de desafios, análise e raciocínios como jogos, trabalhos em grupos etc... Assim as aprendizagens serão assimiladas com a que já aprenderam provocando uma reestruturação do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com