TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Crônicas de Iniciação

Por:   •  23/11/2022  •  Monografia  •  3.261 Palavras (14 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 14

Crônica de Iniciação

Começo meu relato apontando o dia do meu convite, cito era uma quarta-feira, 27/04/2022, no turno da manhã, após uma breve reunião profissional com meu amigo e agora irmão e Padrinho, Norberto ou Beto como nós o conhecemos profissionalmente, reunião essa que tratávamos de estratégias para alavancar mais clientes, e em dado momento havia comentado a ele se ele conhecia um palestrante chamado Saliba, onde ele ministra treinamentos de gestão, o qual eu estava fazendo. Nesse momento o irmão Beto, muda o semblante um pouco e disse que conhecia esse nome, conversamos mais um pouco e não lembro bem o “time” e chegamos ao assunto que o Saliba o qual estávamos conversando poderia ser um Maçom, é óbvio que não era o mesmo que estávamos falando, porém naquele instante o assunto foi completamente mudado para a maçonaria e ai nesse momento tive a confirmação que o meu agora irmão Norberto, era membro de uma ordem, e a surpresa dele ao saber que eu não fazia parte de nenhuma ordem, pois segundo as palavras dele, ele acreditava que eu seria um integrante de alguma Loja. Nesse momento a conversa se delongou um pouco mais no assunto, até que o irmão Beto me indaga se eu já havia recebido algum convite, como minha resposta foi negativa, porém percebendo meu interesse no assunto, foi-me pré formalizado o convite por ele naquele momento, e para minha surpresa, ele comentou que já havia me observado por algum tempo e que o convite já deveria ter sido feito a mais tempo. Parei por alguns segundos meio que cético na proposta, mas com sorriso estampado, comentei que se houvesse a possibilidade eu aceitaria sim. Então conversamos mais a respeito, o que atiçou mais a minha vontade, porém, tivemos que encerrar nossa prosa e reunião, devido os compromissos da manhã, que tanto eu, como ele tínhamos naquele dia.

Fiquei a manha toda matutando aquele convite, me perguntando: - Será mesmo? Cheguei em casa para almoçar, comentei com minha esposa e filha, confesso que a reação das duas foi de surpresa, mas naquele momento me deram apoio, até porque eu disse a elas que talvez o convite não se concretizasse. Chegando à tarde para trabalhar, vejo meu celular pessoal acusando recebimento de mensagens, olho e era o Beto me mandando formulários e uma listagem de documento que eu deveria providenciar para analise e possível ingresso na ordem. A ficha ainda não caia, mandei um áudio para ele questionando, e ele pacientemente me explicando que era necessário aquele processo para a concretização dos próximos passos. Poderia ficar relatando tudo o que esse dia significou, mas resumo em algumas palavras, euforia, alegria, ansiedade, uma certa dose de pânico, mas o pânico não de medo ate então, mas sim de como a mente da gente viaja. Bom imaginem, eu não parei mais de perturbar minha esposa nessa tarde, chamando-a e conversando a respeito, e ela me acalmando, e ao mesmo tempo dando apoio, mas cheia de duvidas também, em resumo essa tarde que recebi os formulários eu não consegui fazer mais nada a não ser meditar a respeito, pois sabia que era um passo importantíssimo. Deixo registrado aqui nessa crônica que não consegui dormir nesta noite, pois literalmente viajei longe, com tudo que poderia estar envolvido no meu sim.

No dia seguinte na parte da tarde, o Beto veio novamente ao meu estabelecimento de trabalho e formalizou pessoalmente o convite, me deu uma breve explicação, me acalmou, pois acredito que percebeu minha ansiedade, e ficou à disposição, deixando claro que tudo era para ser feito sem que eu me sentisse pressionado. Eu comentei que a minha família não sabia muito o que poderia ocorrer, pois se tem muitos pré conceitos sobre a maçonaria, bem como informações que está a disposição on-line, que acredito não ser nem 5% verdadeiras, no qual ele comentou que um dos processos seria como se fosse uma entrevista com a família para que pudéssemos ali sanar todas as duvidas e conhecer um pouco mais sobre a ordem, mas aí com maçons e não com que encontramos na internet. Foi o que me deixou menos tenso pois a minha família teria a possibilidade de conversar e tirar dúvidas. Confesso que os formulários já estavam todos preenchidos, mas eu estava com um pouco de receio de repassar, mas naquela tarde mesmo repassei, inclusive um numero estranho me chamou no whats se identificando e pedindo os documentos que dessa forma eu poderia ser analisado para quem sabe já iniciar no dia 14/05/2022. Bom aí percebi que a coisa já estava se costurando para eu entrar mesmo(risos). Passei toda a documentação ficando pendente somente o exame médico, no qual em 02 dias providenciei, foi aí que Beto me liga e disse se eu teria disponibilidade de fazer uma entrevista em um lugar a marcar, porem com data já definida, junto com minha família. Marcamos para a noite do dia 29/04/2022 na padaria do Celeiro Sul.

A entrevista com o Irmão Josué e o Irmão Antônio, foi maravilhosa e crucial para que eu concretizasse definitivamente minha decisão, foi esclarecedora, desmistificadora e encorajadora, minha esposa e filha saíram de lá motivadas tanto quanto eu, e despreocupadas que eu não venderia a minha alma (risos). Percebi ali o quanto a irmandade agregaria para mim como pessoa e quanto poderia contribuir para com minha família. No final eu tive que perguntar: Quando saberei se fui aceito ou não? O irmão Antônio, disse que entendia minha ansiedade, pois com ele teria sido da mesma forma, e me conforta dizendo que se já estávamos sendo entrevistados é porque eu já estava aceito. Pense o alivio que me deu. Sai de lá com uma dose de motivação e alivio junto da minha família pois muitas coisas naquele momento foram muito bem explicadas. Passei a semana do dia 02/05 a 09/05 de 2022 mais calmo, porém no dia 10 em diante a história muda um pouco.

Irmãos imaginem vocês, que sofro de ansiedade, porém controlada, e com um pouco de crise de pânico, porém também controlada, mas ao pensar que faltaria apenas 04 dias para a iniciação, não há controle que resolva.

Dia 10/05/2022 desde do amanhecer o que tenho em mente é o que acontecerá na iniciação. Procuro não pesquisar nada, pois queria que o momento fosse único e surpreendente, ou seja vivenciar como algo inédito, e confesso hoje, que duvido que um site ou fonte mostre o que passamos no dia da iniciação. O resumo da semana até dia 13/05/2022, foi ansiedade, falta de apetite e um pouco de insegurança, afinal eu teria que aprender a confiar em algo que pouco se menciona, mas ao mesmo tempo me perguntava, uma ordem tão impar não se manteria por anos se não fosse seria e justa. Mas a semana já estava tensa até que no dia 13/05/2022 as 12:08 da manhã uma ligação no meu telefone, eu atendo a pessoa não se identifica, eu pergunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com