TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Orientações Gerais para entrega das Atividades de Portfólios

Por:   •  31/8/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Orientações Gerais para entrega das Atividades de Portfólios

PORTFÓLIO 01: Atividades aulas 01 e 02

Realize as duas atividades e envie ao mesmo tempo, em um só arquivo. As próximas não serão enviadas por Word, mas digitadas no portfólio 01.

Leia o capítulo 01 da Apostila. Após isto, responda as questões:

01 - Para resolver casos complexos de sequestro, existe um grupo da polícia chamada Divisão Antissequestro composta por policiais altamente treinados para agir em situações de extremo risco. Imagine a seguinte cena: a polícia cerca o esconderijo de alguns sequestradores e inicia-se a negociação. Dentro da casa, visualiza-se um deles, com uma arma apontada para a cabeça de uma criança. A negociação se estende, sem perspectivas de resolução adequada. A Divisão Antissequestro se posiciona estrategicamente, e anuncia aos seus superiores que possuem na mira, para tiros certeiros e de morte, cada um dos sequestradores. Estão prontos. Só esperam a ordem para atirar e matar.

Diante deste quadro, pergunta-se:

1. Poderia um cristão participar de uma divisão como esta? Justifique.

2. No material didático, conceituamos tipos de teorias éticas. Uma delas defende a existência de valores absolutos. O que seriam estes valores?

3. Neste caso acima tratado, seria possível uma orientação normativa absolutista dar conta deste conflito? Justifique.

Resposta (para ter a nota completa, a dissertação deve ter 15 linhas ou mais):

R) Dentro da ética cristã uma pessoa não possui o direito de tirar a vida de outra pessoa. Quanto a ética o absolutismo não conflitante defende deveres absolutos que jamais deveriam ser desrespeitados. Em tese melhor compreendida, esta posição pode ser assim visualizada: Existem normais morais que jamais deveriam ser desobedecidas. Elas definem o comportamento certo e o errado. Matar, mentir, roubar, etc., sempre será errado. Cada norma considerada absoluta possui um domínio de ação que não entra em conflito com o domínio de ação de outra norma. Só entram em conflitos entre si, de forma aparente. Analisadas de forma correta, ver-se-á que existirá sempre uma terceira alternativa. No caso que introduz esta lição, temos o domínio do dever à verdade. Tanto o médico quanto o pai devem dizer a verdade, independente das conseqüências. Estas, se forem produzidas, não serão de suas responsabilidades. 3 Se, no entanto, o cumprimento de uma norma resultar em algum tipo de prejuízo, este deverá ser assumido como condição da vida ética. O cumprimento dos deveres não trará, necessariamente e imediatamente, vantagens para o indivíduo que os guardar, mas no fi m, representa a atitude correta. Dentro da tese apresentada, entende-se que mesma não pode ser utilizada na problemática do caso abordado.

Obs.: Orientação absolutista é aquela que defende a tese de que qualquer conflito ético tem resposta CLARA nas Escrituras Sagradas, não admitindo posições divergentes.

*** Para alcançar a nota máxima, as respostas devem ter no mínimo 15 linhas.

Leia o capítulo 02 da Apostila. Após isto, abra e assista aos vídeos no YOUTUBE e depois responda as duas questões:

a) Violência contra a Mulher

https://www.youtube.com/watch?v=Yow1JvIlsWA

b) Vergonha é não fazer nada

https://www.youtube.com/watch?v=mQNuKzBJTT0

c) Hoje recebi Flores

https://www.youtube.com/watch?v=mP73VGETc28

1. O que os vídeos revelam sobre a violência contra a mulher? Qual dos vídeos lhe chamou mais a atenção?

2. Sabendo que no Brasil, milhares de mulheres são violentadas por seus maridos (estupros, espancamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com