TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ataques a Bíblia

Por:   •  13/8/2016  •  Artigo  •  3.819 Palavras (16 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

A coleção de escritos que hoje conhecemos como biblia, ou palavra de Deus levou aproximadamente cerca de 1.600 anos para ser completa sua primeira parte feita por Moisés; a ultima, por um apostolo, cerca de cem anos depois do nascimento do mesias houve varios ataques para impedir que as escrituras chegassem até o povo esses ataque aconteceram antes da nossa era num periodo sombrio e continuaram até a idade Média e chegaram até os tempos modernos. Vivemos um periodo de relativização das verdades onde as pessoas dizem não existir uma verdade absoluta negando até mesmo a palavra de Deus.Isso não foi diferente nos tempos do profeta Jeremias que viveu mais de 600 anos antes do nascimento de cristo.

A mensagem que o povo rejeitou sob ataque

O profeta Jeremias sob inspiração divina, escreveu num rolo mensagem de condenação ao povo de Judá pelos seus pecados. A mensagem também alertava que a capital, de Jerusalém, seria destruida, senão houvesse um arrependimento sincero. Baruque, amanuense de Jeremias, leu a mensagem em público no templo de jerusalém.e pela segunda vez na presença dos principes de Judá, que levaram o rolo para o Rei Jeoiaquim. Á medida que o Rei ouvia as palavras que estava no rolo o Rei ficou furioso. Dai, cortou o rolo em pedaços e os queimou. Jr 36:1-23. Agora novamente Deus convoca Jeremias e manda ele escrever outro rolo com as mesmas palavras que estavam no primeiro rolo quiemado pelo Rei Jr 36:28 anos mais tarde como Deus havia predito por meio do seu profeta, Jerusalém fora totalmente destruida, seus governantes foram assasinados outros deportados e os habitantes foram levados cativopara o exilio Babilônico. A mensagem contida naquele rolo bem como um registro das circunstâncias por trás do ataque desferido contra a quela cidade – sobreviveu até os dias atuais como livro contido na Biblia.

Outras tentativas de suprimir á Biblia

O rei Jeoiaquim não foi o único a tentar destruir a biblia alguns tempos depois antes do cristianismo florescer depois da ruptura do império Grego, Israel ficou sob o controle do rei Selêucida antico Epifânio, que governou de 175 -164 persegui os Judeus por causa de sua fé; em 167 foi promulgado um decreto proibindo o culto Judaico. Em 168 Antico Epifânio saqueou o templo de Jerusalém e sobre o altar ele construiu uma imagem de Zeus o deus Grego. Tendo em vista tudo que aconteceu ele ainda proibiu o povo Judeu de observar as leis de YHWH. Um dos meios usados por Epifâniopara exterminar a religião Judaica foi tentar detruir todos os rolos da Lei. Essa atitude desencadeou a revolta chamada “Macabeus”. Embora sua campanha se estendesse por todo Israel, Antioco não conseguiu destruir todas as cópias das Escrituras Hebraicas. É provavél que alguns rolos tenham sido bem escondido em Israel para escapar das chamas, tem-se conhecimento que algumas cópias foram preservadas em colonias Judaicas.

A persegução por Diocleciano

O imperador Diocleciano foi mais um governante que tentou destruir as Escrituras, esse imperador romano em 303 EC, promulgou varios decretos cada vez mais rigidos contra os critãos. Isso acarretou no que alguns historiadores chamam de “A grande perseguição”. O seu primeiro decreto foi mandar queimar as copias das Escrituras, e os locais de culto dos cristãos deveriam ser destruidos. O historiador Eusébio de Cesareia, que viveu nesse periodo, escreveu “Com nossos próprios olhos vimos os oratórios inteiramente arrasados, desde o telhado até os fudamentos e as divinas escrituras entregues ao fogo nas praças publicas.” Tempos depois do decreto de Diocleciano, o prefeito da cidade connhecida como Costantine, deu ordem para que os cristãos entregassem todas as escrituras da lei e as copias das biblias segundo relatos da época contam que havia cristãos que preferiram ser torturados e mortos a entregar as escrituras sagradas.

O foco dos ataques

Esses Reis e governantes citados acima tinham um só objetivo: acabar com a palavra de Deus. Ainda sim a biblia sobreviveu a todos os ataques e investiduras de destrui-la. depoi de Diocleciano outros governantes romanos surgiriam alegando serem cristões ainda sim á biblia continuou a ser perseguida sabe por que? Governantes e lideres de igrejas quimavam a biblia dizendo que não era tentativa de destrui-la eles alegavam que o objetivo era mante-la fora do alcance das pessoas comuns. Qual era o objetivo nisso tudo? E por que a igreja agiu para impedir a leitura da biblia? Vejamos.

No decorrer dos tempos, esforços foram feitos afim de traduzir a biblia para a linguagem do povo. Porém poucas pessoas sabiam ler os indiomas originais da biblia era o Hebraico e o Grego. A maioria de nós teria dificuldade de entender a palavra de Deus, hoje se estivesse disponivel apenas em forma antiga desse indiomas.

Aproximadamente 300 anos antes de cristo viver na terra, começou-se a traduzir as escrituras Hebraicas para o Grego. Essa tradução dá-se o nome de Septuaginta Grega. Uns 700 anos mais tarde, Jerônimo fez uma tradução famosa, conhecida como vulgata latina. Trata-se da tardução das escrituras Hebraicas e Gregas para o latim, que era a lingua falada na época do imperio Romano. Ao passar dos tempos o latim deixou de ser a ligua comum. Apenas pessoas de alta extirpe e bem instruidas entendiam esse indioma, e a igreja Católica opôs seus esforços de traduzir a biblia para outros indiomas. Lideres religioso afirmavam ser o Hebraico o Grego e o Latim os únicos indiomas apropriados para a biblia.

Cisões na igreja e a tradução da biblia

No nono século da EC,Metódio e Cirilo, missionários da cidade de Tessalonicenses a serviço da igreja oriental de Bizâncio, incentivaram o uso do eslavo como indioma da igreja.seu objetivo era possibilitar que os eslavos da europa oriental- que não entendiam nem o Grego nem o Latim aprendesse sobre a manifestação de Deus no indioma deles.

Porém esses missionários, enfrentaram grandesa oposições de Sacerdotes Alemães, que procuraram impor o uso do Latim para impedir a crescente influência do cristianismo Bizantino. Para eles a politica era mis importante do que a instrução religiosa do povo.com o aumento de tenções entre a ala oriental e a ocidental da cristandade provocou um racha entre o catolicismo Romano e a ortodoxia oriental em 1054.

Luta contra a tradução dabiblia

Ao passar dos tempos, o Latim se tornou uma lingua sagrada para o catolicismo romano. Em vista disso, quando Vratislau, duque da Boêmia, pediu permisão em 1079 para usar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com