TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de familia e sociedade e serviço social contemporâneo

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.568 Palavras (19 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- Serviço Social 8° Semestre



PROJETO DE PESQUISA

Nome

RA

Eliene Maria. S

2610483064

Flavia Faria. M

2330432879

Luana S. santos

2330421068

Maria B Cunha

3319526630

Maria Helena. S

2350459629

Regina Guedes Lopes

2319378914

                                                       Profª. EaD: Maria Clotilde Bastos

                                                       Profª. Tutora Presencial. : Waleska B. Fernandes

                                                       Profª. Tutora a Distância: Débora Geraldi

                                                           

                                                         

TAGUATINGA-DF

NOVEMBRO-2013

 [pic 2]

ATPS apresentado ao curso de Serviço Social da disciplina de Projeto de Pesquisa do 6° semestre, da faculdade ANHANGUERA-UNIDERP.

TAGUATINGA/DF

NOVEMBRO/2013

SUMÁRIO: 

1 – INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------------3

 2 – JUSTIFICATIVA------------------------------------------------------------------------------------4

3- TEXTO---------------------------------------------------------------------------------------------------5

3 – PROBLEMÁTIZAÇÃO ----------------------------------------------------------------------------6

4 – QUESTÕES NORTEADORAS -------------------------------------------------------------------7

5 – HIPÓTESES -------------------------------------------------------------------------------------7 á 8

6 – OBJETIVOS -----------------------------------------------------------------------------------------9

6.1 Geral-------------------------------------------------------------------------------------------------10

6.2 Específico--------------------------------------------------------------------------------------- ---11

7 – REFERENCIAIS TEÓRICOS-------------------------------------------------------------11 á  13

 8 – METODOLOGIA---------------------------------------------------------------------------------14

 9–BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------------------------------------15


1. INTRODUÇÃO:                            


O Projeto de Pesquisa estudará sobre a inclusão social da pessoa com deficiência, como pressuposto à dignidade da pessoa humana, como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. Apresentar-se-á como uma reflexão acerca do tratamento discriminatório dispensado à pessoa com deficiência e da necessidade da adoção de políticas públicas que assegurem a concretização dos direitos fundamentais garantidores de condições de vida minimamente dignas, como expressão do princípio da igualdade e exercício da cidadania. Examinar-se-á a forma como o Estado age ante os interesses das pessoas com deficiência e propõe-se maior prestígio às normas constitucionais garantidoras da dignidade da pessoa humana.                                        


Caminhos para análise das políticas de saúde

O texto nos faz um convite para a análise da importância da escolha acertada de procedimentos da pesquisa e do cuidado na seleção de técnicas de pesquisa para evitar a contaminação com escolhas baseadas na subjetividade do pesquisador. Propõe-se uma crítica à visão tradicional de ciência que parte da adequação aos nossos propósitos e não na crença da “suposta maior capacidade de desvendar a realidade” que é importante no trabalho científico. Nem todas as técnicas permitem-nos responder nossas perguntas de pesquisa, portanto é fundamental adequar às escolhas metodológicas ao objeto da pesquisa científica. A proposta da autora é de estudar os caminhos concretos pensados pelo pesquisador na prática da pesquisa do que a análise os potenciais e limites de cada uma das técnicas passíveis de utilização nas pesquisas sobre políticas de saúde. A construção do objeto define com maior clareza os caminhos da pesquisa e isso não acontece como um recorte da realidade, mas como um constante aprimoramento pela delimitação das questões que direcionam a produção científica. A pesquisa também não se restringe à segunda fase isto é a seleção dos métodos e técnicas da pesquisa, mas permite a avaliação de sua adequação à construção do objeto. A visão da ciência que se intenta, parte do pressuposto que os estudos da política almejada não devem aspirar ser neutros, já que a escolha do tema já define o posicionamento do pesquisador. A diversidade dos caminhos da pesquisa é ampla, pois se constitui tanto na análise de situações já vividas como da pesquisa de situações em curso, que nesse caso define o pesquisador como participante. O mais importante para o pesquisador é o convite a pensar os caminhos pelos quais a pesquisa se dá, partindo de uma análise cuidadosa para ampliar os horizontes da pesquisa, da construção dos objetos.

2. JUSTIFICATIVA:                                    


As conquistas obtidas, ao longo de toda a história, pela humanidade, são um tesouro de valor inestimável, tal como: a capacidade de ter acesso ao conhecimento, à liberdade, a democracia, etc. Infelizmente, apesar da grande capacidade do ser humano, traduzida na sua inteligência, ainda encontramos barreiras através de mentes limitadas que não entendem o valor do que vem a ser o respeito pelas diferenças, sendo que aprender a respeitar e a conviver com elas é a maior prova de nobreza automaticamente mesclada com inteligência que o ser humano possa vir a mostrar e provar na sociedade. Não podemos nos olvidar que todo indivíduo, como cidadão, tem a obrigação de fazer com que seus direitos sejam respeitados e ter de respeitar o direito alheio. O constituinte de 1988 utilizou como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana, retratando o reconhecimento de que o indivíduo há de constituir o objetivo primacial da ordem jurídica.                          
Tal princípio, que está sacramentado constitucionalmente, traduz a repulsa às práticas, imputáveis aos poderes públicos e aos particulares, que visem a expor o ser humano a uma posição de desigualdade perante os seus pares, a desconsiderá-lo como pessoa, reduzindo-o à condição de coisa, ou ainda discriminá-lo, em razão de apresentar alguma deficiência. Em razão do legado deixado por um longo processo cultural de discriminação, o texto constitucional, visando ao resgate desta dívida social e reconhecendo a hipossuficiência das pessoas com deficiência, prometeu-lhes direitos, dentre outros, como o benefício da prestação continuada, acessibilidade aos edifícios, logradouros e transportes públicos, saúde e educação especializadas e direito às quotas no ingresso do serviço público. Desta forma, a importância do tema em questão, para a dissertação do projeto, nós escolhemos esse tema por ele se mostrar de grande valor moral e ético, tendo como importância apresentar o contexto em que a pessoa com deficiência física, o que é o deficiente físico, quais são seus direitos assegurados constitucionalmente e ao final medidas que o poder público adota como sendo direitos fundamentais para a pessoa com Deficiência Física.                                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com