TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto atividades metodologia do trabalho academico itq aluno Douglas Bertola

Por:   •  29/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

Metodologia do Trabalho Acadêmico

Autoatividades- Capítulo 1

Questões:

1-) De acordo com o exposto no capítulo, escreva com suas próprias palavras uma definição para ciência.

R: Ciência significa conhecimento, estado ou condição de compreender, entendimento, domínio, competência e sabedoria a cerca de um determinado assunto.

2-) Escolha e apresente três tipos de conhecimento.

R: Conhecimento Artístico: Enfatiza a intuição, que produz emoções. Privilegia o sentir e não o pensar. A preocupação se dá não com o tema, mas com a forma como trata-lo.

Conhecimento Técnico: Não é proveniente nem do instinto, nem das sensações e nem da observação pura e simples. Este tipo de conhecimento provem da razão principalmente de como realizar algo, e os meios para que isso ocorra. Ele está na base da profissionalização.

Conhecimento Religioso: É também conhecido como conhecimento teológico, partindo do princípio de que as verdades compreendidas são infalíveis, pois se tratam de revelações divinas.

3-) Explique porque razões um pesquisador deve possuir um espirito científico e possuir ética.

R: É importante compreender que pesquisa e pesquisador tem uma relação extremamente importante, pois, por exemplo, se o pesquisador é sério e ético, sua pesquisa será de igual característica, se não usar de dados confiáveis, produzirá uma pesquisa sem credibilidade. É necessário que o pesquisador tenha atitude cientifica, isto é, espirito cientifico.

4-) Escolha e apresente as características de um tipo de raciocínio que pode ser adotado para desenvolver uma pesquisa.

R: Indutivo: Parte de fatos particulares para conclusões genéricas ou seja, do mínimo para o todo, parte de fatos singulares para chegar a uma conclusão ampla.

Metodologia do Trabalho Acadêmico

Autoatividades- Capítulo 2

Questões:

1-) Qual a diferença entre a pesquisa simples e aplicada

R: Pesquisa simples tem como objetivo gerar conhecimentos novos que sejam úteis para o avanço da ciência. Nessa pesquisa não há aplicação prática prevista, a meta principal é o saber, para tanto, busca-se a satisfação de uma necessidade intelectual por meio do conhecimento.

Pesquisa aplicada ao contrário da simples tem como objetivo gerar conhecimentos para o avanço da ciência, em assuntos e problemas especificamente práticos. A meta está em contribuir para fins práticos que sejam mais ou menos imediatos, por isso ele busca soluções para problemas concretos.

2-) Descreva como as pesquisas podem ser classificadas quanto aos objetivos.

R:As pesquisas podem ser classificadas como exploratória, descritiva ou explicativa.

Exploratória: faz levantamentos de dados explorando o tema de maneira contundente. Normalmente pesquisas exploratórias são desenvolvidas quando há pouco conhecimento na área do tema abordado.

Descritiva: tem função de identificar, relatar e comparar.

Explicativa: procura identificar os fatores que determinam ou contribuem para que ocorram certos fenômenos, fatos. Por explicar a razão e o porquê das coisas, é a pesquisa que mais aprofunda o conhecimento.

3-) Descreva como as pesquisas podem ser classificadas quanto aos procedimentos.

R: Basicamente são dois processos documentação direta ou indireta.

Documentação direta: coleta de dados ocorre no próprio local da ocorrência dos fatos, fenômenos e eles podem ser conseguidos tanto em pesquisa de campo como em pesquisa de laboratório.

Documentação indireta: o levantamento dos dados ocorre por meio de fontes de dados coletados por outras pessoas, e divide-se em pesquisa documental e pesquisa bibliográfica.

4-) O que é planejamento de pesquisa e como pode ser realizado?

R: Um planejamento de pesquisa é a estratégia para um estudo e o plano através do qual a estratégia deve ser desenvolvida, o pesquisador deve determinar minimamente se:

Sua pesquisa será exploratória ou descritiva.

Sua pesquisa será quantitativa ou qualitativa.

Fontes primarias ou secundarias.

Sua pesquisa será de campo ou laboratório.

Deve portanto, desde o início, assumir o formato de uma atividade intelectual planejada. Uma pesquisa deve ser cuidadosamente planejada para atingir seus objetivos, e esse planejamento pode ser dividido em duas atividades: O Pré-projeto e o projeto.

5-) Seguindo os passos apresentados para o pré-projeto elabore um pré-projeto contendo: o tema, a problematização (ao menos 5 perguntas com respostas), a delimitação (a escolha de uma pergunta), a hipótese.

R: Problematização: 1-) O que faz os membros terem uma frequência irregular nos cultos¿ R: o que é oferecido fora da igreja pode ser mais atraentes, visto pelos olhos da carne. 2-) porque as pessoas se desviam? R-) Falta de proposito e fé naquilo que cremos. 3-) o que devemos fazer para que não haja falta dos membros nos cultos? R-) Falar mais sobre a palavra de Deus a respeito da fé e a sua importância, trabalhar mais o acolhimento em pessoas que apresentam esse problema. 4-) Como convencer as pessoas a permanecer na igreja? Não se pode convencer verdadeiramente ninguém a ter fé, é algo pessoal, só o Espirito Santo tem esse poder, podemos apresentar a palavra de Deus, acolher e instruir. 5-) Como devemos influenciar os membros com baixa frequência nos cultos? R: Devemos motivar a vinda na igreja com um acolhimento mais dedicado a membros que apresentam esse problema, fazermos visitas as casas dos membros faltosos e principalmente interagir e mostrar que sentimos sua falta nos cultos. Delimitação: porque insistir nas pessoas que desistem da igreja? Hipótese: a palavra de Deus nos relata que devemos amar ao próximo, e se abandonarmos aqueles que um dia foram nossos irmãos na fé, não estamos cumprindo este mandamento direito.

6-) Descreva o que são anotações e como um pesquisador deve fazê-las.

R: Anotar diz respeito a recolher por escrito elementos constantes em um texto ou em uma situação. Para que as anotações do pesquisador possam ser utilizadas na redação do trabalho acadêmico elas devem ser orientadas pelos objetivos da investigação. É necessário que o pesquisador tenha alguns cuidados básicos quando fizer as anotações para que estejam em condições de serem posteriormente utilizadas no relatório.

Metodologia do Trabalho Acadêmico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (152.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com